Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA CIDADE MOVIMENTADA, UM PADEIRO MUITO RICO CHAMADO SEU NESTOR. ELE ERA FAMOSO POR FAZER OS PÃES MAIS DELICIOSOS DA REGIÃO, MAS TAMBÉM ERA CONHECIDO POR SEU TEMPERAMENTO DIFÍCIL E SEU AMOR PELO DINHEIRO. SEU NESTOR TINHA UM GRANDE DESEJO: CONHECER O MESTRE JOSUÉ, UM HOMEM DE GRANDE SABEDORIA E BONDADE, CUJA FAMA DE REALIZAR MILAGRES E ENSINAR LIÇÕES VALIOSAS HAVIA SE ESPALHADO POR TODO O PAÍS. O MESTRE JOSUÉ ERA, NA VERDADE, JESUS, CONHECIDO POR SUA COMPAIXÃO E AMOR PELOS MAIS NECESSITADOS.

 

TODOS OS DIAS, O PADEIRO FALAVA AOS SEUS CLIENTES E AMIGOS SOBRE SUA VONTADE DE CONHECER O FAMOSO MESTRE. ELE IMAGINAVA COMO SERIA GRANDIOSO RECEBER O SÁBIO EM SUA PADARIA E MOSTRAR-LHE SUA RIQUEZA E HABILIDADES COMO PADEIRO. A HISTÓRIA DE SEU DESEJO FOI SE ESPALHANDO PELA CIDADE ATÉ QUE, UM DIA, CHEGOU AOS OUVIDOS DO PRÓPRIO MESTRE JOSUÉ.

 

JESUS, QUE ANDAVA PELO MUNDO AJUDANDO OS POBRES E ENSINANDO SOBRE O AMOR E A COMPAIXÃO, DECIDIU QUE SERIA INTERESSANTE VISITAR A PADARIA, MAS DE UMA MANEIRA QUE TESTASSE O VERDADEIRO CARÁTER DO PADEIRO. ELE VESTIU-SE COM ROUPAS VELHAS E RASGADAS, PARECENDO UM MENDIGO, E FOI ATÉ A PADARIA DE SEU NESTOR.

 

AO ENTRAR NA PADARIA, JESUS DISFARÇADO APROXIMOU-SE DO BALCÃO E PEDIU, COM VOZ CALMA E HUMILDE:

 

— BOM DIA, SENHOR. PODERIA ME DAR UM PÃO? ESTOU COM MUITA FOME.

 

SEU NESTOR, AO VER AQUELE HOMEM MALTRAPILHO, TORCEU O NARIZ DE NOJO E RESPONDEU, IRRITADO:

 

— AQUI NÃO É LUGAR DE ESMOLAS! SE QUER PÃO, VÁ TRABALHAR! — E, SEM PENSAR DUAS VEZES, ENXOTOU O MENDIGO PARA FORA DA PADARIA, GRITANDO E XINGANDO COM AS PIORES PALAVRAS QUE CONHECIA.

 

JESUS SAIU DA PADARIA SEM DIZER UMA PALAVRA, APENAS COM UM OLHAR TRISTE E COMPREENSIVO. POUCO TEMPO DEPOIS, OS DISCÍPULOS QUE O ACOMPANHAVAM DE LONGE CHEGARAM À PADARIA E, AO VEREM O HOMEM QUE HAVIA SIDO EXPULSO, RECONHECERAM-NO IMEDIATAMENTE.

 

— ESTE HOMEM É O MESTRE JOSUÉ! — EXCLAMOU UM DOS DISCÍPULOS.

 

AO OUVIR ISSO, O PADEIRO FICOU PÁLIDO E COMEÇOU A TREMER DE VERGONHA. COMO ELE PODERIA TER TRATADO O MESTRE DAQUELA MANEIRA? DESESPERADO PARA SE REDIMIR, SEU NESTOR CORREU ATÉ JESUS E, COM UM SORRISO FORÇADO, DISSE:

 

— MESTRE JOSUÉ, PERDOE-ME PELO MAL-ENTENDIDO! POR FAVOR, PERMITA-ME COMPENSÁ-LO COM UM BANQUETE NO RESTAURANTE MAIS CARO DA CIDADE. SERÁ UMA HONRA TÊ-LO COMO MEU CONVIDADO.

 

JESUS, SEMPRE GENTIL E COMPASSIVO, ACEITOU O CONVITE SEM DIZER UMA PALAVRA. ELES FORAM AO RESTAURANTE MAIS FINO DA CIDADE, ONDE SEU NESTOR PEDIU OS PRATOS MAIS SOFISTICADOS E AS BEBIDAS MAIS CARAS PARA IMPRESSIONAR O MESTRE E SEUS DISCÍPULOS. DURANTE O ALMOÇO, O PADEIRO TENTAVA A TODO MOMENTO AGRADAR A JESUS, OFERECENDO-LHE DE TUDO E MAIS UM POUCO.

 

QUANDO TERMINARAM DE COMER, JESUS FINALMENTE QUEBROU O SILÊNCIO E, COM UM TOM SERENO E AMOROSO, DISSE:

 

— HOJE, APRENDEMOS UMA LIÇÃO VALIOSA. UM HOMEM DE VERDADE NÃO É MEDIDO POR SUA RIQUEZA OU POR AQUILO QUE PODE COMPRAR, MAS SIM POR SEU CORAÇÃO E PELA MANEIRA COMO TRATA OS OUTROS. ESTE PADEIRO FOI CAPAZ DE GASTAR UMA FORTUNA EM UM RESTAURANTE PORQUE ESTOU AQUI, MAS NÃO FOI CAPAZ DE DAR UM ÚNICO PÃO A UM MENDIGO FAMINTO.

 

AS PALAVRAS DE JESUS TOCARAM PROFUNDAMENTE O CORAÇÃO DE TODOS NO SALÃO. O PADEIRO, ENVERGONHADO, BAIXOU A CABEÇA, ENTENDENDO A PROFUNDIDADE DE SEUS ERROS. A PARTIR DAQUELE DIA, SEU NESTOR MUDOU SUA ATITUDE, TORNANDO-SE UM HOMEM MAIS GENEROSO E BONDOSO, LEMBRANDO-SE SEMPRE DAS PALAVRAS DO MESTRE JOSUÉ E DO VERDADEIRO VALOR DA COMPAIXÃO.

 

E ASSIM, A CIDADE INTEIRA TESTEMUNHOU A TRANSFORMAÇÃO DO PADEIRO, QUE APRENDEU QUE A VERDADEIRA RIQUEZA ESTÁ NO CORAÇÃO E NÃO NO BOLSO. E JESUS, O MESTRE JOSUÉ, CONTINUOU SUA JORNADA, ESPALHANDO O AMOR E A BONDADE POR ONDE PASSAVA, ENSINANDO A TODOS QUE O MAIOR TESOURO QUE PODEMOS TER É O AMOR AO PRÓXIMO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish