Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ,  NUM SÍTIO DISTANTE, UM HOMEM SIMPLES QUE DECIDIU MUDAR-SE COM SUA FAMÍLIA PARA UMA NOVA CASA EM UMA CIDADE VIZINHA. APÓS VÁRIOS DIAS DE TRANSPORTAR SEUS PERTENCES EM UMA VELHA CARROÇA, CHEGOU O DIA DE LEVAR SEUS TRÊS QUERIDOS CACHORROS: REX, O MAIS VELHO; PIPOCA, O DO MEIO; E BOLINHA, O MAIS NOVO.

 

REX, UM PASTOR ALEMÃO JÁ COM ALGUNS FIOS DE PELO GRISALHO, OBSERVAVA A MOVIMENTAÇÃO COM DESCONFIANÇA. ELE ERA SÁBIO, MAS TAMBÉM TEIMOSO E NÃO GOSTAVA DE MUDANÇAS. PIPOCA, UM VIRA-LATA CHEIO DE ENERGIA, NÃO ENTENDIA BEM O QUE ESTAVA ACONTECENDO, MAS SEU FARO LHE DIZIA QUE ALGO GRANDE ESTAVA POR VIR. BOLINHA, UM FILHOTE DE BEAGLE, ERA AINDA NOVO DEMAIS PARA ENTENDER A VIDA, MAS SENTIA-SE SEGURO AO LADO DOS SEUS IRMÃOS MAIS VELHOS.

 

O HOMEM COLOCOU OS TRÊS NA CARROÇA E, PARA EVITAR QUE FUGISSEM, AMARROU-OS COM CORDAS. ASSIM COMEÇOU A VIAGEM.

 

REX, INCOMODADO E FURIOSO, NÃO ACEITOU AQUILO DE BOM GRADO. ELE SE DEBATIA, TENTANDO ROER A CORDA QUE O PRENDIA. DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS FRUSTRADAS, REX PULOU DA CARROÇA, MAS NÃO CONSEGUIU SE SOLTAR. MESMO ASSIM, NÃO DESISTIU E CONTINUOU TENTANDO SE LIBERTAR, SENDO ARRASTADO PELA ESTRADA DE TERRA. REX NÃO QUERIA SER LEVADO CONTRA SUA VONTADE, E POR ISSO, LUTOU A VIAGEM INTEIRA.

 

PIPOCA, POR OUTRO LADO, TAMBÉM NÃO ESTAVA CONFORTÁVEL. ELE ANDAVA DE UM LADO PARA O OUTRO DENTRO DA CARROÇA, SEM SABER O QUE FAZER. PIPOCA QUERIA ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO, MAS ESTAVA CONFUSO E INQUIETO, INCAPAZ DE SE ACALMAR.

 

BOLINHA, O CAÇULA, LOGO PERCEBEU QUE NÃO ADIANTAVA SE PREOCUPAR. ELE DEITOU-SE NO CANTINHO DA CARROÇA, FEZ UMA PEQUENA BOLA COM O CORPO, E FECHOU OS OLHOS. EM POUCO TEMPO, ESTAVA DORMINDO PROFUNDAMENTE, ALHEIO À AGITAÇÃO DOS IRMÃOS.

 

A CARROÇA SEGUIU VIAGEM POR HORAS, PASSANDO POR ESTRADAS SINUOSAS, CAMPOS VERDES E ATRAVESSANDO RIACHOS BORBULHANTES. FINALMENTE, AO ENTARDECER, CHEGARAM AO NOVO SÍTIO. O LUGAR ERA BELO, COM PASTOS VASTOS, ÁRVORES FRUTÍFERAS E UM RIACHO CRISTALINO QUE CORRIA AO LADO DA NOVA CASA.

 

REX, EXAUSTO E COM AS PATAS DOLORIDAS, OLHOU EM VOLTA E VIU QUE O LUGAR ERA MELHOR DO QUE IMAGINAVA. MAS ESTAVA TÃO CANSADO QUE MAL CONSEGUIA LEVANTAR-SE. PIPOCA, AINDA OFEGANTE, TAMBÉM PERCEBEU A BELEZA DO NOVO LAR E SE ARREPENDEU DE NÃO TER APROVEITADO A VIAGEM PARA DESCANSAR E OBSERVAR AS NOVIDADES AO REDOR. BOLINHA, POR SUA VEZ, ESPREGUIÇOU-SE TRANQUILAMENTE, SALTOU DA CARROÇA COM ENERGIA RENOVADA E SAIU CORRENDO PELOS CAMPOS, ALEGRE POR DESCOBRIR TUDO QUE O NOVO SÍTIO TINHA A OFERECER.

 

ENQUANTO REX E PIPOCA FINALMENTE SE DEITAVAM PARA DESCANSAR, BOLINHA JÁ EXPLORAVA O NOVO LAR, CORRENDO ENTRE AS ÁRVORES E BRINCANDO NO RIACHO. E ASSIM, OS TRÊS CACHORROS COMEÇARAM SUAS NOVAS VIDAS NO SÍTIO, CADA UM COM SUAS LEMBRANÇAS DA LONGA VIAGEM QUE OS HAVIA TRAZIDO ATÉ ALI.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish