Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 NUM MUNDO FUTURÍSTICO, ONDE A TECNOLOGIA ESTAVA EM SEU AUGE, EXISTIA UMA CIDADE CHAMADA TECNOTRÓPOLIS. LÁ, OS JOGOS DE FUTEBOL ERAM DISPUTADOS POR ROBÔS, E AS PARTIDAS ERAM UM VERDADEIRO ESPETÁCULO, COM ARENAS LOTADAS E TORCIDAS VIBRANTES. TODOS OS ANOS, ACONTECIA O GRANDE TORNEIO DE FUTEBOL DE ROBÔS, O EVENTO MAIS AGUARDADO DA CIDADE.

 

NO TIME DOS ROBÓTICOS INVENCÍVEIS, O TÉCNICO COMPUTRÃO, UM SUPERCOMPUTADOR INTELIGENTE E CRIATIVO, ESTAVA SEMPRE À FRENTE DAS ESTRATÉGIAS. ELE COMANDAVA UM TIME COM TRÊS ROBÔS: MAX, O GOLEIRO, UM GRANDALHÃO COM BRAÇOS LONGOS; ZIG, O DEFENSOR, RÁPIDO E PRECISO; E O MAIS NOVO INTEGRANTE, TICO, UM ROBÔZINHO PEQUENO, MAS ÁGIL E CHEIO DE ENERGIA. TICO ERA UMA INVENÇÃO RECENTE E AINDA TINHA MUITO A APRENDER, MAS SEU ENTUSIASMO E AMOR PELO FUTEBOL ERA CONTAGIANTES.

 

O JOGO MAIS ESPERADO DO TORNEIO ESTAVA PRESTES A COMEÇAR. OS ROBÓTICOS INVENCÍVEIS ENFRENTARIAM OS TECNOTITÃS, UM TIME CONHECIDO POR SUA FORÇA E ESTRATÉGIAS IMPECÁVEIS. A ARENA ESTAVA CHEIA, E AS TORCIDAS FAZIAM UM BARULHO ENSURDECEDOR. COMPUTRÃO, COM SEUS MILHARES DE CÁLCULOS POR SEGUNDO, JÁ ESTAVA PREPARADO PARA ENFRENTAR O DESAFIO.

 

TICO, O ROBÔZINHO, ESTAVA ANIMADO, MAS TAMBÉM UM POUCO NERVOSO. "NÃO SE PREOCUPE, TICO," DISSE MAX, COM SUA VOZ GRAVE. "VOCÊ TEM TALENTO! LEMBRE-SE DE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO COMPUTRÃO E TUDO DARÁ CERTO."

 

QUANDO O APITO SOOU, O JOGO COMEÇOU FRENETICAMENTE. OS TECNOTITÃS AVANÇARAM COM FORÇA TOTAL, E LOGO FIZERAM O PRIMEIRO GOL. COMPUTRÃO AJUSTOU SUAS ESTRATÉGIAS EM SEGUNDOS, USANDO A CÂMERA CCD ACIMA DO CAMPO PARA ANALISAR OS MOVIMENTOS DOS ADVERSÁRIOS.

 

"TICO, AVANCE PELA DIREITA!" ORDENOU COMPUTRÃO. TICO, AINDA SE ACOSTUMANDO COM A VELOCIDADE DO JOGO, TENTOU, MAS ACABOU TROPEÇANDO EM UMA PEÇA SOLTA DO CAMPO. A TORCIDA DEU UMA LEVE RISADA, MAS TICO NÃO DESANIMOU. ELE SE LEVANTOU RAPIDAMENTE E VOLTOU AO JOGO.

 

CONFORME A PARTIDA AVANÇAVA, OS TECNOTITÃS CONTINUAVAM DOMINANDO. ESTAVA 2 A 0 PARA ELES, E O TEMPO ESTAVA SE ESGOTANDO. COMPUTRÃO SABIA QUE PRECISAVA DE ALGO INESPERADO PARA VIRAR O JOGO.

 

FOI ENTÃO QUE TICO, COM SEU ESPÍRITO DETERMINADO, TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. ELE CORREU ATÉ MAX E SUSSURROU SEU PLANO. MAX DEU UMA PISCADELA E GRITOU: "COMPUTRÃO, EU CONFIO NO TICO!"

 

COMPUTRÃO, COM SUA LÓGICA IMPECÁVEL, HESITOU POR UM MILISSEGUNDO, MAS DECIDIU CONFIAR EM SEU TIME. "TICO, A BOLA É SUA!"

 

COM A BOLA EM SEUS PÉS MECÂNICOS, TICO COMEÇOU A DRIBLAR COMO NUNCA. ELE DESVIOU DE ZIG, FINGIU PARA A ESQUERDA, E COM UMA AGILIDADE SURPREENDENTE, PASSOU POR DOIS ROBÔS DOS TECNOTITÃS. A TORCIDA PRENDEU A RESPIRAÇÃO. COMPUTRÃO AJUSTAVA AS ESTRATÉGIAS EM TEMPO REAL, ACOMPANHANDO CADA MOVIMENTO COM PRECISÃO.

 

QUANDO TICO ESTAVA CARA A CARA COM O GOLEIRO ADVERSÁRIO, ELE FEZ ALGO COMPLETAMENTE INESPERADO. EM VEZ DE CHUTAR A BOLA DIRETO PARA O GOL, ELE DEU UMA CAMBALHOTA, FAZENDO A BOLA GIRAR EM UM ARCO PERFEITO POR CIMA DO GOLEIRO, QUE FICOU COMPLETAMENTE CONFUSO. A BOLA ENTROU NO GOL, E A ARENA EXPLODIU EM GRITOS DE SURPRESA E ALEGRIA.

 

"GOL DOS ROBÓTICOS INVENCÍVEIS!" GRITOU O NARRADOR. TICO CORREU PARA COMEMORAR COM SEUS COMPANHEIROS, SEUS CIRCUITOS PRATICAMENTE PULANDO DE ALEGRIA.

 

MAS O JOGO AINDA NÃO TINHA ACABADO. FALTAVAM APENAS ALGUNS SEGUNDOS, E OS ROBÓTICOS INVENCÍVEIS PRECISAVAM DE MAIS UM GOL PARA VENCER. COM A CONFIANÇA RENOVADA, COMPUTRÃO TRAÇOU SUA ÚLTIMA ESTRATÉGIA.

 

"TICO, PREPARE-SE PARA A JOGADA FINAL. MAX, PASSE LONGO PARA ZIG. ZIG, DEVOLVA PARA TICO NA PEQUENA ÁREA!"

 

A BOLA FOI PASSADA COM PRECISÃO CIRÚRGICA. TICO RECEBEU, DRIBLOU UM ADVERSÁRIO E, COM UM CHUTE CERTEIRO, MARCOU O GOL DA VITÓRIA! A TORCIDA FOI À LOUCURA, E OS ROBÓTICOS INVENCÍVEIS FORAM DECLARADOS OS CAMPEÕES DO TORNEIO.

 

DEPOIS DO JOGO, COMPUTRÃO CHAMOU TICO PARA UMA CONVERSA. "TICO, HOJE VOCÊ MOSTROU QUE SER PEQUENO NÃO SIGNIFICA SER FRACO. SUA CRIATIVIDADE E CORAGEM FORAM ESSENCIAIS PARA NOSSA VITÓRIA. ESTOU ORGULHOSO DE VOCÊ!"

 

TICO SORRIU, SUAS LUZES PISCANDO DE FELICIDADE. "OBRIGADO, COMPUTRÃO! EU SÓ QUERIA AJUDAR O TIME."

 

E ASSIM, TICO, O ROBOZINHO BOM DE BOLA, TORNOU-SE UMA LENDA EM TECNOTRÓPOLIS, PROVANDO QUE, COM DETERMINAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE, ATÉ O MENOR DOS ROBÔS PODE ALCANÇAR GRANDES FEITOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish