Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

CERTA VEZ, UM MENINO CHAMADO PEDRO FOI AO CIRCO COM SUA FAMÍLIA. ERA A PRIMEIRA VEZ QUE O CIRCO SE APRESENTAVA NA CIDADE, E TODOS ESTAVAM MUITO ANIMADOS. O CÉU ESTAVA ILUMINADO COM AS CORES VIBRANTES DA TENDA, E O CHEIRO DE PIPOCA E ALGODÃO-DOCE PREENCHIA O AR. PEDRO MAL PODIA ESPERAR PARA VER OS PALHAÇOS, TRAPEZISTAS E, É CLARO, O IMENSO ELEFANTE QUE HAVIA ENCANTADO A TODOS COM SUA PRESENÇA MAJESTOSA.

 

O ESPETÁCULO FOI INCRÍVEL! PEDRO FICOU DESLUMBRADO COM AS ACROBACIAS DOS TRAPEZISTAS E RIU MUITO COM AS PALHAÇADAS ENGRAÇADAS. MAS O QUE REALMENTE CAPTUROU SEU CORAÇÃO FOI O ELEFANTE, QUE ERA GRANDE E GENTIL, E FEZ TRUQUES IMPRESSIONANTES NO CENTRO DO PALCO.

 

DEPOIS DO SHOW, PEDRO ESTAVA TÃO ENCANTADO QUE PEDIU AO PAI PARA IREM AOS BASTIDORES PARA VER O ELEFANTE MAIS DE PERTO. SEU PAI CONCORDOU, E JUNTOS SEGUIRAM PARA A ÁREA ONDE OS ANIMAIS ESTAVAM GUARDADOS.

 

QUANDO CHEGARAM, PEDRO NOTOU ALGO ESTRANHO. TODOS OS ANIMAIS ESTAVAM EM JAULAS, MAS O ELEFANTE ESTAVA AMARRADO COM UMA PATA A UMA ESTACA NO CHÃO. A CORDA PARECIA FINA PARA UM ANIMAL TÃO GRANDE, E PEDRO NÃO CONSEGUIA ENTENDER POR QUE ELE ESTAVA PRESO DAQUELA MANEIRA.

 

CURIOSO, PEDRO VIROU-SE PARA SEU PAI E PERGUNTOU:

 

– PAI, POR QUE O ELEFANTE, QUE É O MAIOR E MAIS FORTE DOS ANIMAIS, ESTÁ PRESO SOMENTE POR ESTA ESTACA E ESTA CORDA? QUALQUER UM PODE VER QUE SE ELE QUISER, PODERÁ ESCAPAR FACILMENTE.

 

SEU PAI SORRIU E RESPONDEU:

 

– MEU FILHO, QUANDO O ELEFANTE ERA PEQUENO, ELE FOI AMARRADO COM UMA CORDA E UMA ESTACA IGUAIS A ESSAS. NAQUELA ÉPOCA, ELE NÃO TINHA FORÇA SUFICIENTE PARA ESCAPAR. COM O TEMPO, ELE CRESCEU E SE TORNOU MUITO MAIS FORTE, MAS AINDA ACREDITA QUE NÃO PODE ESCAPAR. ELE SE ACOSTUMOU COM ESSA IDEIA E, POR ISSO, NUNCA TENTA SE LIBERTAR. ELE CONTINUA PRESO PORQUE ACREDITA QUE A ESTACA E A CORDA SÃO MAIS FORTES DO QUE ELE.

 

PEDRO OLHOU PARA O ELEFANTE COM UMA NOVA COMPREENSÃO. O ESPETÁCULO TINHA TERMINADO, E O ELEFANTE, TRANQUILAMENTE AMARRADO, PARECIA ALHEIO AO QUE SE PASSAVA FORA DE SUA ÁREA DE CONFINAMENTO. PEDRO FICOU ALI POR UM MOMENTO, OBSERVANDO O GIGANTE DE PERTO, ANTES DE VOLTAR PARA A FAMÍLIA.

 

A VISITA AOS BASTIDORES FOI UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL, E PEDRO VOLTOU PARA CASA CHEIO DE HISTÓRIAS PARA CONTAR SOBRE O CIRCO E O ELEFANTE QUE HAVIA ENCANTADO A TODOS COM SUA PRESENÇA IMPONENTE.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish