ERA UMA VEZ UM ANCIÃO CHAMADO SEU JOÃO, QUE ERA MUITO, MUITO DISTRAÍDO. ELE VIVIA NO VILAREJO DE FOLHA VERDE E ADORAVA CAMINHAR PELAS ESTRADINHAS DE TERRA QUE LEVAVAM À FLORESTA. UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA, SEU JOÃO ESTAVA TÃO DISTRAÍDO OLHANDO PARA AS BORBOLETAS COLORIDAS QUE NEM PERCEBEU O QUE ESTAVA À SUA FRENTE. DE REPENTE, PLOFT! ELE CAIU NUM GRANDE BURACO!
SEU JOÃO FICOU ASSUSTADO E COMEÇOU A GRITAR POR AJUDA: “SOCORRO! SOCORRO! ALGUÉM ME AJUDE!”. MAS NINGUÉM OUVIU. ELE TENTOU ESCALAR AS PAREDES DO BURACO, MAS SUAS MÃOS ESCORREGAVAM NA TERRA SOLTA, E ELE CAÍA DE VOLTA AO FUNDO DO BURACO.
DESESPERADO, SEU JOÃO CHOROU E SE PERGUNTOU COMO PODERIA TER SIDO TÃO BOBO A PONTO DE CAIR NO BURACO. DEPOIS DE MUITO PENSAR, ELE TEVE UMA IDEIA BRILHANTE! COM SEUS DEDOS ENRUGADOS, ELE COMEÇOU A FAZER PEQUENOS BURACOS NAS PAREDES, ONDE PODIA APOIAR OS PÉS. COM MUITO ESFORÇO, SUBINDO DEVAGARINHO, SEU JOÃO FINALMENTE CONSEGUIU SAIR DO BURACO. CANSADO E COM OS DEDOS MACHUCADOS, ELE VOLTOU PARA CASA E PROMETEU A SI MESMO QUE NÃO SE DISTRAIRIA MAIS.
ALGUNS MESES DEPOIS, SEU JOÃO DECIDIU CAMINHAR NOVAMENTE PELA MESMA ESTRADA. ELE ESTAVA MAIS ATENTO, MAS LOGO COMEÇOU A PENSAR NOS SEUS VELHOS TEMPOS DE JUVENTUDE E... PLOFT! CAIU DE NOVO NO MESMO BURACO!
“AH, NÃO! DE NOVO, NÃO!” – EXCLAMOU SEU JOÃO, CHATEADO CONSIGO MESMO. MAS DESTA VEZ, ELE JÁ SABIA O QUE FAZER. SEM PERDER TEMPO, ELE FEZ OS PEQUENOS BURACOS NAS PAREDES DO GRANDE BURACO E, COM ALGUM ESFORÇO, CONSEGUIU SAIR NOVAMENTE. MESMO ASSIM, SEU JOÃO FICOU ZANGADO POR TER COMETIDO O MESMO ERRO.
MAIS ALGUNS MESES SE PASSARAM, E SEU JOÃO, QUE AGORA ESTAVA UM POUCO MAIS SÁBIO, RESOLVEU PASSEAR NA ESTRADA OUTRA VEZ. MAS, COMO SEMPRE, LÁ ESTAVA ELE, DISTRAÍDO, PENSANDO NAS NUVENS NO CÉU, QUANDO... PLOFT! CAIU PELA TERCEIRA VEZ NO BURACO!
MAS DESSA VEZ, SEU JOÃO NÃO CHOROU, NÃO GRITOU, NEM SE ZANGOU. ELE SIMPLESMENTE SUSPIROU E COMEÇOU A ESCALAR, FAZENDO OS BURACOS COM SEUS PÉS E MÃOS. EM POUCO TEMPO, ELE JÁ ESTAVA FORA DO BURACO NOVAMENTE.
ALGUNS MESES DEPOIS, SEU JOÃO PRECISOU PASSAR POR AQUELA ESTRADA MAIS UMA VEZ. MAS, DESTA VEZ, ELE SE LEMBROU DAS QUEDAS ANTERIORES E, PRESTANDO ATENÇÃO, DESVIOU DO BURACO COM UM PASSO CUIDADOSO!
UM ANO DEPOIS DA PRIMEIRA VEZ QUE CAIU, SEU JOÃO TEVE QUE PASSAR PELA ESTRADA NOVAMENTE. MAS AGORA, ELE ERA UM ANCIÃO ESPERTO E DECIDIDO. EM VEZ DE ARRISCAR CAIR NO BURACO OUTRA VEZ, ELE DECIDIU ENCONTRAR UM CAMINHO NOVO E SEGURO, LONGE DE QUALQUER PERIGO.
E ASSIM, SEU JOÃO APRENDEU QUE PRESTAR ATENÇÃO NO CAMINHO ERA MUITO IMPORTANTE, E QUE, ÀS VEZES, É BOM ENCONTRAR NOVAS ESTRADAS PARA SEGUIR. E, CLARO, ELE CONTINUOU A SE DIVERTIR COM AS BORBOLETAS E AS NUVENS, MAS SEMPRE COM UM OLHO ATENTO AO CAMINHO À SUA FRENTE!