ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA LUÍSA, QUE VIVIA NUMA LINDA FAZENDA CHEIA DE FLORES COLORIDAS, ÁRVORES FRUTÍFERAS, E UM RIACHO QUE CANTAVA BAIXINHO AO PASSAR PELAS PEDRAS. MAS O QUE LUÍSA MAIS AMAVA NA FAZENDA ERA SUA VAQUINHA DE ESTIMAÇÃO, A MIMOSA. MIMOSA TINHA O PELO BRANQUINHO COM MANCHINHAS PRETAS, OLHOS GRANDES E DOCES, E UM SININHO NO PESCOÇO QUE TILINTAVA SUAVEMENTE QUANDO ELA ANDAVA.
TODOS OS DIAS, LUÍSA E MIMOSA FAZIAM TUDO JUNTAS. LUÍSA ACORDAVA CEDINHO, CORRIA ATÉ O CELEIRO PARA DAR BOM DIA À MIMOSA, E AS DUAS IAM PASSEAR PELOS CAMPOS VERDES DA FAZENDA. ENQUANTO CAMINHAVAM, LUÍSA COLHIA FLORES PARA ENFEITAR OS CABELOS E MIMOSA FICAVA FELIZ DE COMER A GRAMA MAIS FRESQUINHA.
UMA MANHÃ, DEPOIS DE UMA LONGA CAMINHADA, LUÍSA SENTIU SEDE E RESOLVEU BEBER UM COPO DE LEITE FRESQUINHO, DO JEITINHO QUE ELA MAIS GOSTAVA: COM CANUDINHO. ELA CORREU ATÉ A COZINHA DA FAZENDA, PEGOU UM COPO DE VIDRO BEM BONITO E ENCHEU ATÉ A BORDA COM O LEITE QUE MIMOSA HAVIA DADO NA NOITE ANTERIOR. MAS, QUANDO ESTAVA PRESTES A BEBER, ELA PERCEBEU QUE TINHA ESQUECIDO DE PEGAR O CANUDINHO.
“AH, NÃO!” EXCLAMOU LUÍSA. “BEBER LEITE SEM CANUDINHO NÃO É A MESMA COISA!”
MIMOSA, QUE SEMPRE PRESTAVA ATENÇÃO EM TUDO QUE LUÍSA FAZIA, LEVANTOU AS ORELHINHAS E PARECEU ENTENDER O DILEMA DA SUA AMIGA. ENTÃO, COM UM LEVE EMPURRÃO DO FOCINHO, APONTOU PARA UMA GAVETA NA COZINHA. LUÍSA SORRIU E ABRIU A GAVETA. LÁ DENTRO, HAVIA UM CANUDINHO COR-DE-ROSA, COM LISTRAS BRANCAS. ERA O CANUDINHO FAVORITO DELA!
“OBRIGADA, MIMOSA!” DISSE LUÍSA, ABRAÇANDO A VAQUINHA. ELA COLOCOU O CANUDINHO NO COPO, E FINALMENTE TOMOU O LEITE. “AGORA SIM, É MUITO MAIS GOSTOSO!”
A PARTIR DESSE DIA, LUÍSA SEMPRE USAVA SEU CANUDINHO ESPECIAL PARA BEBER O LEITE FRESQUINHO DA MIMOSA. E SEMPRE QUE ELA ESQUECIA, SUA VAQUINHA AMIGA ESTAVA LÁ PARA LEMBRAR. ELAS APRENDERAM JUNTAS QUE, ÀS VEZES, AS PEQUENAS COISAS, COMO UM CANUDINHO COR-DE-ROSA, PODEM FAZER O DIA AINDA MAIS FELIZ.
E ASSIM, LUÍSA E MIMOSA CONTINUARAM SUAS AVENTURAS NA FAZENDA, SEMPRE ENCONTRANDO NOVAS MANEIRAS DE SE DIVERTIR E DE TORNAR CADA MOMENTO ESPECIAL. AFINAL, COM UMA AMIGA TÃO QUERIDA E UM CANUDINHO ESPECIAL, TUDO FICAVA MUITO MAIS GOSTOSO.