ERA UMA VEZ, EM UM REINO DISTANTE, UMA PRINCESA CHAMADA SARA. ELA ERA CONHECIDA POR SUA CORAGEM E SABEDORIA, MAS TAMBÉM POR SUA CURIOSIDADE SEM FIM. UM DIA, ENQUANTO EXPLORAVA OS JARDINS DO CASTELO, SARA ENCONTROU UM ANTIGO BAÚ DE MADEIRA, ESCONDIDO SOB AS RAÍZES DE UMA ÁRVORE CENTENÁRIA.
COM AS MÃOS TREMENDO DE EMOÇÃO, A PRINCESA ABRIU O BAÚ E, DENTRO DELE, ENCONTROU UM PERGAMINHO ANTIGO, ENROLADO E AMARRADO COM UMA FITA DOURADA. QUANDO ELA DESATOU A FITA, ALGO MÁGICO ACONTECEU: O CÉU COMEÇOU A SE RECOLHER, COMO SE ESTIVESSE ENROLANDO UM GRANDE PERGAMINHO SOBRE O MUNDO.
AS MONTANHAS E ILHAS COMEÇARAM A SE MOVER, COMO PEÇAS EM UM TABULEIRO DE XADREZ, TROCANDO DE LUGAR E CRIANDO UMA PAISAGEM. AS ÁRVORES GIGANTESCAS SE CURVARAM EM REVERÊNCIA, E OS RIOS MUDARAM SEU CURSO, FLUINDO POR CAMINHOS DESCONHECIDOS.
SARA, ESPANTADA, PERCEBEU QUE AQUELE PERGAMINHO ERA MÁGICO E POSSUÍA UM GRANDE PODER. MAS JUNTO COM O PODER VINHA UMA RESPONSABILIDADE. AS PALAVRAS ESCRITAS NO PERGAMINHO COMEÇARAM A BRILHAR, E A PRINCESA LEU EM VOZ ALTA: “AQUELE QUE POSSUIR ESTE PERGAMINHO PODERÁ MUDAR O MUNDO AO SEU REDOR, MAS DEVE SEMPRE LEMBRAR QUE O CORAÇÃO PURO GUIARÁ AS MUDANÇAS PARA O BEM.”
COM ESSAS PALAVRAS, SARA ENTENDEU QUE O PERGAMINHO ERA UM PRESENTE, MAS TAMBÉM UM DESAFIO. ELA PODERIA USAR SUA MAGIA PARA AJUDAR SEU REINO, MAS PRECISAVA SER SÁBIA EM SUAS ESCOLHAS.
NO DIA SEGUINTE, A PRINCESA DECIDIU USAR O PERGAMINHO PELA PRIMEIRA VEZ. ELA SUBIU AO TOPO DA COLINA MAIS ALTA, DE ONDE PODIA VER TODO O REINO. FECHANDO OS OLHOS, SARA PENSOU EM COMO PODERIA FAZER O BEM. E ENTÃO, ELA DISSE EM VOZ ALTA: “QUE AS COLHEITAS SEJAM ABUNDANTES E QUE NENHUM DE MEUS SÚDITOS PASSE FOME.”
ASSIM QUE ELA PRONUNCIOU ESSAS PALAVRAS, OS CAMPOS AO REDOR DO REINO COMEÇARAM A FLORESCER, COMO NUNCA. AS ÁRVORES FRUTÍFERAS FICARAM CARREGADAS, E OS RIOS TRANSBORDARAM DE PEIXES. O POVO DO REINO FICOU MARAVILHADO E AGRADECIDO À SUA PRINCESA.
AO LONGO DOS ANOS, SARA USOU O PERGAMINHO SECRETO COM SABEDORIA, SEMPRE OUVINDO SEU CORAÇÃO. ELA AJUDOU A CURAR DOENÇAS, TROUXE PAZ A VILAREJOS DISTANTES E ATÉ ENSINOU ÀS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR UNS DOS OUTROS E DO MUNDO AO SEU REDOR.
E ASSIM, O REINO PROSPEROU SOB A LIDERANÇA DE SARA. O CÉU, QUE UM DIA SE RECOLHEU COMO UM PERGAMINHO, AGORA BRILHAVA MAIS AZUL E CLARO DO QUE NUNCA, COMO UM SÍMBOLO DA BONDADE E DA JUSTIÇA DA PRINCESA.