Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM DUENDE CHAMADO RASPUTIM, CONHECIDO EM TODO O REINO POR SER EXTREMAMENTE TRAVESSO E TER UM HUMOR SENSÍVEL. RASPUTIM ADORAVA PREGAR PEÇAS NOS HUMANOS, MAS ERA TAMBÉM MUITO TEIMOSO E ODIAVA QUANDO AS COISAS NÃO SAÍAM COMO ELE QUERIA.

 

CERTA VEZ, RASPUTIM DECIDIU QUE SERIA DIVERTIDO SE PASSAR POR UM COZINHEIRO E PREGAR UMA PEÇA NO REI. "VOU COZINHAR ALGO BEM ESTRANHO E VER COMO ELE REAGE," PENSOU ELE, RINDO SOZINHO. ELE SE INFILTROU NA COZINHA REAL E, PARA SUA GRANDE DIVERSÃO, ENCONTROU UM PEIXE QUE JÁ ESTAVA COMEÇANDO A CHEIRAR MAL. "PERFEITO! VOU PREPARAR ESTE PEIXE E DEIXAR QUE O REI O COMA," DISSE O DUENDE, CONVENCIDO DE QUE TUDO SERIA UMA GRANDE BRINCADEIRA.

 

RASPUTIM PREPAROU O PEIXE ESTRAGADO E O SERVIU AO REI, ESCONDENDO-SE LOGO DEPOIS PARA OBSERVAR A REAÇÃO. O REI, FAMINTO E SEM PERCEBER O ESTADO DO PEIXE, DEU UMA GRANDE MORDIDA. RAPIDAMENTE, SEU ROSTO FICOU VERDE, E ELE COMEÇOU A SENTIR-SE MUITO MAL.

 

"CHAMEM O COZINHEIRO!" ORDENOU O REI, FURIOSO.

 

QUANDO O COZINHEIRO REAL FOI CHAMADO, RASPUTIM, AINDA ESCONDIDO, RIU BAIXINHO. "ESSE POBRE HOMEM VAI LEVAR A CULPA POR ALGO QUE EU FIZ! QUE PIADA!"

 

O REI, COM O ROSTO CONTORCIDO DE RAIVA, OLHOU PARA O COZINHEIRO E DISSE: “VOCÊ ME CAUSOU GRANDE MAL COZINHANDO PARA MIM ESSE PEIXE EM DECOMPOSIÇÃO. POR ISSO, SERÁS CONDENADO À MORTE!”

 

DESESPERADO, O COZINHEIRO COMEÇOU A SE DEFENDER: “MAS, MEU REI, VOCÊ NOS DISSE QUE O REINO ESTÁ EM CRISE E QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇAR COMIDA. PENSEI QUE O PEIXE AINDA ESTAVA BOM E QUE NÃO TE FARIA MAL.”

 

O REI, REFLETINDO POR UM MOMENTO, RECONSIDEROU SUA PUNIÇÃO. “MUITO BEM, NÃO TE CONDENAREI À MORTE, MAS VOCÊ AINDA DEVE SER PUNIDO. ESCOLHA O TAMANHO DE SUA PUNIÇÃO. VOCÊ PODE ESCOLHER ENTRE COMER TODO O PEIXE QUE ME SERVIU, RECEBER 10 CHICOTADAS NAS COSTAS, OU PAGAR 10 MOEDAS DE OURO, O EQUIVALENTE A UM ANO INTEIRO DE SEU SALÁRIO.”

 

O COZINHEIRO, TENTANDO SER CORAJOSO, ESCOLHEU A PRIMEIRA OPÇÃO: COMER O PEIXE PODRE. ELE COMEÇOU A COMER, MAS LOGO FICOU TÃO ENJOADO QUE NÃO AGUENTOU MAIS. VOMITANDO E QUASE DESMAIANDO DE MAL-ESTAR, ELE IMPLOROU PARA MUDAR SUA ESCOLHA.

 

“CHEGA, EU NÃO POSSO MAIS! PREFIRO RECEBER AS CHICOTADAS,” DISSE O COZINHEIRO, QUASE SEM FORÇAS.

 

OS GUARDAS TIRARAM SUA CAMISA E COMEÇARAM A CHICOTEÁ-LO. COM CADA CHICOTADA, O COZINHEIRO SOFRIA MAIS E MAIS. NA QUARTA CHICOTADA, ELE NÃO SUPORTOU E GRITOU: “POR FAVOR, TENHAM MISERICÓRDIA! EU PAGAREI AS 10 MOEDAS DE OURO! SÓ PAREM COM ISSO!”

 

ASSIM, O POBRE COZINHEIRO ACABOU PASSANDO POR TODAS AS PUNIÇÕES: COMEU O PEIXE PODRE, RECEBEU 4 CHICOTADAS E AINDA TEVE QUE PAGAR AS 10 MOEDAS DE OURO.

 

RASPUTIM, QUE ASSISTIA A TUDO, DE REPENTE NÃO ACHOU A SITUAÇÃO TÃO ENGRAÇADA ASSIM. ELE PERCEBEU QUE SUA TRAVESSURA TINHA CAUSADO MUITO SOFRIMENTO. SENTINDO-SE CULPADO, DECIDIU NUNCA MAIS PREGAR PEÇAS TÃO CRUÉIS.

 

E ASSIM, O DUENDE RASPUTIM APRENDEU UMA VALIOSA LIÇÃO: BRINCAR COM OS SENTIMENTOS DOS OUTROS PODE TER CONSEQUÊNCIAS DOLOROSAS. DESDE AQUELE DIA, ELE COMEÇOU A USAR SUA TRAVESSURA PARA FAZER OS OUTROS RIREM, MAS DE MANEIRA GENTIL E DIVERTIDA.

 

E O COZINHEIRO APRENDEU A SEMPRE VERIFICAR A QUALIDADE DOS INGREDIENTES ANTES DE COZINHAR PARA O REI E PASSOU A SER MUITO MAIS CAUTELOSO NA COZINHA.

 

E ASSIM, TODOS NO REINO VIVERAM MAIS FELIZES, E RASPUTIM TORNOU-SE UM DUENDE MAIS SÁBIO E BONDOSO, MESMO MANTENDO SEU LADO TRAVESSO E BRINCALHÃO. AFINAL, UM POUCO DE TRAVESSURA NUNCA FEZ MAL A NINGUÉM, DESDE QUE FOSSE USADA PARA TRAZER ALEGRIA E NÃO DOR.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 24/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish