ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA VILA CHAMADA MOSTEIRO DOS QUEIJOS, UM LUGAR CERCADO POR MONTANHAS VERDES E COBERTO POR UM RIO BRILHANTE E CLARO. AS ÁGUAS DO RIO SERPENTEAVAM TRANQUILAMENTE, MAS HAVIA ALGO ESPECIAL E MISTERIOSO ESCONDIDO SOB SUAS ÁGUAS CRISTALINAS. HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, DIZIA-SE QUE UM BAÚ DE OURO ESTAVA ESCONDIDO NO FUNDO DO RIO, E ISSO FEZ COM QUE A VILA SE TORNASSE UM LUGAR MUITO FAMOSO.
A LENDA CONTAVA QUE, NO SÉCULO XVIII, UM GRUPO DE GARIMPEIROS AVENTUREIROS VEIO DE VÁRIAS PARTES DO VILAREJO PARA PROCURAR O TESOURO. ELES OUVIAM FALAR DAS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS ANTIGOS MORADORES DE COMO OS PADRES JESUÍTAS, QUE HAVIAM PASSADO PELA REGIÃO DURANTE SUAS MISSÕES, TERIAM ESCONDIDO UM GRANDE TESOURO PARA PROTEGER OS ÍNDIOS LOCAIS.
OS GARIMPEIROS CHEGARAM EMPOLGADOS, ARMADOS COM PÁS, PICARETAS E MUITO ENTUSIASMO. ENTRE ELES ESTAVA UMA GAROTINHA CORAJOSA CHAMADA LUÍSA. ELA ERA CONHECIDA POR SUA CURIOSIDADE E SUA CORAGEM, E LOGO SE TORNOU A LÍDER DO GRUPO DE GARIMPEIROS. LUÍSA USAVA UMA PEQUENA LUPA E UM CHAPÉU VERMELHO, E ESTAVA DETERMINADA A ENCONTRAR O BAÚ MISTERIOSO.
AS HISTÓRIAS DIZIAM QUE O BAÚ ESTAVA PROTEGIDO POR ENCANTAMENTOS MÁGICOS, E QUE AS CORRENTES QUE APARECIAM NO BRASÃO DO MOSTEIRO DOS QUEIJOS ERAM, NA VERDADE, AS CORRENTES QUE ENVOLVIAM O BAÚ. OS GARIMPEIROS, CHEIOS DE ESPERANÇA, MERGULHARAM NO RIO COM UMA SÉRIE DE FERRAMENTAS E REDES, DISPOSTOS A DESENTERRAR O TESOURO.
NO ENTANTO, A TAREFA NÃO ERA FÁCIL. O RIO ESTAVA CHEIO DE SURPRESAS. QUANDO LUÍSA E SEUS AMIGOS TENTARAM CAVAR, ENCONTRARAM PEDRAS GRANDES QUE SE MOVIAM SOZINHAS E PEIXES COLORIDOS QUE PARECIAM BRINCAR COM ELES. ALÉM DISSO, HAVIA CORRENTES INVISÍVEIS QUE PARECIAM PUXAR OS GARIMPEIROS PARA LONGE DO LOCAL ONDE O BAÚ ESTAVA ESCONDIDO.
LUÍSA, COM SUA INTELIGÊNCIA, DESCOBRIU QUE AS CORRENTES INVISÍVEIS ERAM NA VERDADE UMA PISTA! ELA PERCEBEU QUE AS CORRENTES DO BRASÃO DO MOSTEIRO DOS QUEIJOS ERAM UM MAPA PARA ENCONTRAR O BAÚ. AS CORRENTES FORMAVAM DESENHOS NAS PEDRAS E NAS ÁRVORES AO REDOR DO RIO, E, SEGUINDO ESSAS PISTAS, LUÍSA E SUA TURMA CONSEGUIRAM ENCONTRAR UMA PEQUENA CAVERNA SUBMERSA ONDE O BAÚ ESTAVA ESCONDIDO.
COM MUITO ESFORÇO, LUÍSA E SEUS AMIGOS CONSEGUIRAM ABRIR A CAVERNA E ENCONTRARAM O BAÚ BRILHANDO COMO O SOL. QUANDO O ABRIRAM, ENCONTRARAM DENTRO DELE MUITAS MOEDAS DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS. MAS O MAIS INCRÍVEL ERA QUE, JUNTO COM O TESOURO, HAVIA UM PERGAMINHO ANTIGO QUE CONTAVA A HISTÓRIA DOS PADRES JESUÍTAS E DOS ÍNDIOS QUE FORAM PROTEGIDOS PELO TESOURO.
LUÍSA E SEUS AMIGOS FICARAM MUITO FELIZES COM A DESCOBERTA E DECIDIRAM QUE O TESOURO DEVERIA SER GUARDADO NO MOSTEIRO DOS QUEIJOS, COMO UM SÍMBOLO DA CORAGEM E DA AMIZADE. A HISTÓRIA DO BAÚ MISTERIOSO PASSOU A SER CONTADA PARA TODAS AS CRIANÇAS DA VILA, E ASSIM, O RIO E O MOSTEIRO DOS QUEIJOS CONTINUARAM A SER UM LUGAR MÁGICO E CHEIO DE AVENTURAS.
E ASSIM, O MISTÉRIO DO BAÚ DE OURO FICOU CONHECIDO POR TODOS, E A CORAGEM DE LUÍSA E SEUS AMIGOS NUNCA FOI ESQUECIDA. ELES PROVARAM QUE, COM DETERMINAÇÃO E ESPÍRITO DE EQUIPE, QUALQUER MISTÉRIO PODE SER DESVENDADO.