NO CORAÇÃO DAS GELADAS TERRAS DO NORTE, ONDE O VENTO CANTA CANÇÕES ANTIGAS E O CÉU BRILHA COM AS LUZES DAS AURORAS BOREAIS, VIVIA LAGHERTA, UMA MULHER VIKING CUJA BRAVURA E INTELIGÊNCIA ERAM CONHECIDAS POR TODOS. ELA ERA MÃE, ESPOSA, E UMA GUERREIRA DESTEMIDA, ADMIRADA NÃO SÓ POR SUAS HABILIDADES NO CAMPO DE BATALHA, MAS TAMBÉM POR SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA E CUIDADO COM AQUELES QUE AMAVA.
LAGHERTA MORAVA EM UMA PEQUENA ALDEIA RODEADA POR MONTANHAS COBERTAS DE NEVE E FLORESTAS DENSAS. SUA CASA, UMA ESTRUTURA ROBUSTA E ACOLHEDORA, ESTAVA SEMPRE CHEIA DE VIDA, COM SEUS FILHOS CORRENDO E BRINCANDO ENQUANTO SEU MARIDO, THORVALD, PREPARAVA-SE PARA SUAS EXPEDIÇÕES. APESAR DE SER A ESPOSA DE UM GUERREIRO RESPEITADO, LAGHERTA NÃO SE VIA COMO UMA MERA SOMBRA DE SEU MARIDO; AO CONTRÁRIO, ELA LIDERAVA COM UM ESPÍRITO FEROZ E UMA MENTE ASTUTA.
CERTA MANHÃ, ENQUANTO A ALDEIA DESPERTAVA COM O SOM DOS PÁSSAROS E O AROMA DO PÃO ASSANDO, UM ESTRANHO BARCO ANCOROU NAS ÁGUAS GELADAS DO FIORDE. O GRUPO DE INVASORES DESEMBARCOU COM INTENÇÕES NADA AMISTOSAS, E LOGO A ALDEIA ESTAVA EM ALVOROÇO. LAGHERTA, AO PERCEBER O PERIGO IMINENTE, PREPAROU SEUS FILHOS E OS OUTROS MORADORES PARA O PIOR.
"FIQUEM DENTRO DE CASA E MANTENHAM-SE EM SEGURANÇA," INSTRUIU ELA COM FIRMEZA. "EU E MEUS GUERREIROS VAMOS LIDAR COM ESSA AMEAÇA."
COM O SEU ESCUDO DE FERRO E SUA ESPADA AFIADA, LAGHERTA LIDEROU OS HOMENS EM UMA EMBOSCADA ESTRATÉGICA. SUA MENTE, ÁGIL COMO UM LOBO NA NEVE, TRAÇOU UM PLANO PERFEITO. ELA SABIA QUE A FORÇA BRUTA NÃO ERA A ÚNICA ARMA; A ASTÚCIA E A ESTRATÉGIA ERAM IGUALMENTE IMPORTANTES.
OS INVASORES FORAM SURPREENDIDOS PELA TÁTICA CUIDADOSA DE LAGHERTA. COM UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS COORDENADOS, OS VIKINGS REPELIRAM OS ATACANTES E PROTEGERAM A ALDEIA. A BATALHA FOI FEROZ, MAS LAGHERTA, COM SUA CORAGEM E DESTREZA, CONSEGUIU CONDUZIR SEUS HOMENS À VITÓRIA. NO MEIO DO CONFRONTO, ELA DEMONSTROU UMA COMBINAÇÃO RARA DE FORÇA E COMPAIXÃO, SEMPRE GARANTINDO QUE MULHERES E CRIANÇAS FOSSEM MANTIDAS A SALVO.
DEPOIS DA BATALHA, ENQUANTO OS INVASORES CAPTURADOS ERAM TRATADOS, LAGHERTA SE DEDICOU A CUIDAR DOS FERIDOS E A CONFORTAR OS ABALADOS. ELA SABIA QUE UMA VERDADEIRA LÍDER NÃO SÓ GUIAVA COM FIRMEZA, MAS TAMBÉM COM UM CORAÇÃO GENEROSO.
NA NOITE QUE SE SEGUIU, APÓS UMA REFEIÇÃO FARTA E UM MERECIDO DESCANSO, LAGHERTA REUNIU A ALDEIA PARA UMA CELEBRAÇÃO. SEUS FILHOS BRINCAVAM AO REDOR DA FOGUEIRA, E THORVALD, ORGULHOSO DE SUA ESPOSA, RECONHECEU A FORÇA E A INTELIGÊNCIA DELA, QUE NÃO APENAS MANTIVERAM A ALDEIA SEGURA, MAS TAMBÉM MOSTRARAM QUE UMA MULHER PODIA SER UMA GUERREIRA E UMA LÍDER EXCEPCIONAL.
ENQUANTO AS CHAMAS DA FOGUEIRA ILUMINAVAM SEU ROSTO DETERMINADO E SEUS OLHOS BRILHAVAM COM A LUZ DAS ESTRELAS, LAGHERTA REFLETIU SOBRE A AVENTURA DO DIA. ELA SABIA QUE SUA FORÇA NÃO ESTAVA APENAS NAS BATALHAS QUE LUTAVA, MAS TAMBÉM NA MANEIRA COMO CONDUZIA SUA VIDA, COM CORAGEM, AMOR E UMA VONTADE INABALÁVEL DE PROTEGER OS QUE AMAVA.