O BELO E A FERA
ERA UMA VEZ, EM UM REINO DISTANTE, UMA FERA PODEROSA E TERRÍVEL CHAMADA ANGEL. SIM, VOCÊ OUVIU DIREITO: ANGEL! APESAR DO NOME, ANGEL ERA UMA CRIATURA IMENSA, COBERTA DE PELOS ROXOS E VERDES, COM GARRAS AFIADAS E DENTES QUE BRILHAVAM NO ESCURO. MAS, APESAR DE SUA APARÊNCIA ASSUSTADORA, ANGEL TINHA UM CORAÇÃO GENTIL E AMAVA AS FLORES, OS PÁSSAROS E AS HISTÓRIAS ROMÂNTICAS.
ENQUANTO ISSO, NO MESMO REINO, VIVIA UM RAPAZ CONHECIDO COMO O BELO. E, DE FATO, ELE FAZIA JUS AO NOME! O BELO ERA FAMOSO EM TODA A REGIÃO POR SUA APARÊNCIA ENCANTADORA. SEU CABELO DOURADO BRILHAVA COMO O SOL, SEUS OLHOS ERAM DA COR DO CÉU EM UM DIA CLARO, E SUA PELE ERA TÃO MACIA QUANTO A DE UM PÊSSEGO. MAS, AO CONTRÁRIO DE SUA APARÊNCIA, O BELO TINHA UM CORAÇÃO UM POUCO VAIDOSO E NÃO SE INTERESSAVA POR NADA ALÉM DE ESPELHOS E ELOGIOS.
UM DIA, ENQUANTO O BELO PASSEAVA PELA FLORESTA ADMIRANDO SEU REFLEXO EM CADA LAGOA QUE ENCONTRAVA, ELE SE PERDEU. ANDOU POR HORAS ATÉ CHEGAR A UM CASTELO IMPONENTE COBERTO DE HERAS E FLORES EXÓTICAS. O PORTÃO ESTAVA ABERTO, ENTÃO ELE DECIDIU ENTRAR, CURIOSO PARA VER SE HAVIA ALGUM ESPELHO ALI DENTRO QUE PUDESSE ADMIRAR.
DENTRO DO CASTELO, ELE FOI RECEBIDO POR UMA VISÃO ATERRORIZANTE: A FERA ANGEL! ANGEL, QUE ESTAVA CUIDANDO DE SEU JARDIM, FICOU SURPRESA AO VER UM ESTRANHO EM SUA CASA, MAS RAPIDAMENTE SE ENCANTOU PELA BELEZA DO RAPAZ. "QUEM É VOCÊ?" PERGUNTOU ANGEL COM SUA VOZ TROVEJANTE, TENTANDO NÃO PARECER MUITO ASSUSTADORA.
"EU SOU O BELO", RESPONDEU ELE, SEM CONSEGUIR DESVIAR OS OLHOS DE UM ESPELHO DOURADO QUE ESTAVA PENDURADO NA PAREDE. "E QUEM É VOCÊ?"
"EU SOU ANGEL", RESPONDEU A FERA, ESPERANDO QUE ELE NÃO FICASSE COM MEDO. MAS, AO CONTRÁRIO DO QUE ELA IMAGINAVA, O BELO NÃO ESTAVA NEM UM POUCO ASSUSTADO. ELE ESTAVA MUITO OCUPADO ADMIRANDO SEU REFLEXO NO ESPELHO.
ANGEL, ENTÃO, FEZ UMA PROPOSTA: "VOCÊ PODE FICAR AQUI NO CASTELO E TERÁ TODOS OS ESPELHOS QUE DESEJAR, MAS SÓ SE PROMETER PASSAR UM TEMPO COMIGO TODOS OS DIAS. EU TENHO MUITO A COMPARTILHAR, COMO HISTÓRIAS E AVENTURAS."
O BELO, ACHANDO QUE SERIA UMA BOA TROCA, CONCORDOU SEM PENSAR DUAS VEZES. E ASSIM, DIA APÓS DIA, ELE PASSAVA HORAS OLHANDO NOS ESPELHOS E, DE VEZ EM QUANDO, PASSAVA ALGUM TEMPO COM ANGEL. NO INÍCIO, ELE MAL PRESTAVA ATENÇÃO EM SUAS CONVERSAS, MAS COM O TEMPO, COMEÇOU A PERCEBER QUE HAVIA MAIS NA VIDA DO QUE APENAS A PRÓPRIA APARÊNCIA. ANGEL LHE CONTAVA HISTÓRIAS INCRÍVEIS, MOSTRAVA-LHE A BELEZA DO MUNDO AO SEU REDOR E, AOS POUCOS, O BELO COMEÇOU A PERCEBER QUE A VERDADEIRA BELEZA NÃO ESTAVA APENAS NO EXTERIOR.
COM O PASSAR DOS DIAS, O CORAÇÃO VAIDOSO DO BELO COMEÇOU A MUDAR. ELE PASSOU A VALORIZAR AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAVAM, COMO A AMIZADE E O AMOR. E, AOS POUCOS, A FERA ANGEL COMEÇOU A SE TRANSFORMAR TAMBÉM. SEU EXTERIOR MONSTRUOSO DESAPARECEU, REVELANDO UMA JOVEM DE APARÊNCIA SIMPLES, MAS COM UM CORAÇÃO CHEIO DE BONDADE.
O BELO E ANGEL, AGORA EM SUAS FORMAS VERDADEIRAS, SE TORNOU GRANDES AMIGOS E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE, DESCOBRINDO JUNTOS QUE A BELEZA VERDADEIRA VEM DE DENTRO E QUE A AMIZADE É A MAIOR DE TODAS AS RIQUEZAS. E ASSIM, O CASTELO NUNCA MAIS FOI O MESMO, CHEIO DE RISADAS, HISTÓRIAS E, CLARO, ALGUNS ESPELHOS — SÓ QUE AGORA, NÃO MAIS PARA ADMIRAR APENAS A APARÊNCIA, MAS PARA REFLETIR A ALEGRIA DE CORAÇÕES QUE SE IMPORTAM UNS COM OS OUTROS.