ERA UMA VEZ, EM UMA CIDADEZINHA CHAMADA RECANTO DAS BROMÉLIAS, UMA MENINA CHAMADA ALANA. ELA ERA CURIOSA E SONHADORA, SEMPRE COM UM SORRISO NO ROSTO E UMA ENORME VONTADE DE EXPLORAR O MUNDO. ALANA VIVIA COM SUA AVÓ, DONA SOFIA, EM UMA CASINHA SIMPLES, MAS CHEIA DE AMOR.
CERTO DIA, ENQUANTO AJUDAVA SUA AVÓ A LIMPAR O SÓTÃO, ALANA ENCONTROU UMA PANELA VELHA E EMPOEIRADA, ESCONDIDA ATRÁS DE ALGUMAS CAIXAS. A PANELA ERA GRANDE, DE FERRO FUNDIDO, E PARECIA MUITO ANTIGA. INTRIGADA, ALANA PERGUNTOU À AVÓ SOBRE O OBJETO.
“AH, MINHA QUERIDA, ESSA PANELA ESTÁ NA NOSSA FAMÍLIA HÁ GERAÇÕES. DIZEM QUE ELA É MÁGICA E PODE REALIZAR DESEJOS, MAS NUNCA TENTEI DESCOBRIR SE ISSO É VERDADE,” DISSE DONA SOFIA COM UM SORRISO.
ALANA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE CURIOSIDADE, DECIDIU QUE IRIA DESCOBRIR O SEGREDO DA PANELA. ENTÃO, NAQUELA NOITE, ENQUANTO TODOS DORMIAM, ELA SUBIU SILENCIOSAMENTE PARA O SÓTÃO E LEVOU A PANELA PARA O SEU QUARTO.
“SERÁ QUE FUNCIONA MESMO?” ALANA SE PERGUNTOU EM VOZ ALTA, ENQUANTO SEGURAVA A PANELA COM AMBAS AS MÃOS. “SE VOCÊ FOR MÁGICA, EU DESEJO... EU DESEJO UM BANQUETE DELICIOSO PARA MINHA AVÓ, COM TODOS OS PRATOS QUE ELA MAIS GOSTA!”
NO INSTANTE SEGUINTE, A PANELA COMEÇOU A TREMER E A BRILHAR. ALANA A SOLTOU RAPIDAMENTE, ASSUSTADA. DE REPENTE, A TAMPA DA PANELA SE ABRIU COM UM *PUF* E UMA NUVEM DE VAPOR PERFUMADO ENCHEU O QUARTO. PARA A SURPRESA DE ALANA, UM BANQUETE COMPLETO APARECEU MAGICAMENTE SOBRE A MESA: FRANGO ASSADO, ARROZ SOLTINHO, SALADA FRESCA, PUDIM DE LEITE... TUDO O QUE DONA SOFIA ADORAVA!
ALANA NÃO PODIA ACREDITAR NO QUE VIA. A PANELA REALMENTE ERA MÁGICA!
NO DIA SEGUINTE, QUANDO DONA SOFIA VIU O BANQUETE, SEUS OLHOS SE ENCHERAM DE LÁGRIMAS DE FELICIDADE. “MAS COMO...?” ELA COMEÇOU A PERGUNTAR, MAS ALANA APENAS SORRIU E DISSE: “UM PRESENTE ESPECIAL, VOVÓ.”
MAIS TARDE, QUANDO ALANA ESTAVA SOZINHA NOVAMENTE, ELA SE SENTOU AO LADO DA PANELA E DISSE: “MUITO OBRIGADA PELO BANQUETE! MAS, SERÁ QUE VOCÊ PODE REALIZAR MAIS DESEJOS?”
A PANELA, COMO SE ENTENDESSE, TREMEU NOVAMENTE E, DESSA VEZ, UMA VOZ SUAVE E CALOROSA SAIU DE DENTRO DELA: “EU POSSO REALIZAR TRÊS DESEJOS, ALANA. UM VOCÊ JÁ USOU. AGORA, RESTAM DOIS.”
ALANA FICOU EM SILÊNCIO POR UM MOMENTO. ELA SABIA QUE TINHA QUE ESCOLHER SEUS PRÓXIMOS DESEJOS COM SABEDORIA. APÓS PENSAR UM POUCO, ELA PEDIU: “EU DESEJO PODER VIAJAR PARA QUALQUER LUGAR DO MUNDO E VER TODAS AS MARAVILHAS QUE EXISTEM.”
IMEDIATAMENTE, A PANELA COMEÇOU A BRILHAR E, ANTES QUE ALANA PUDESSE REAGIR, ELA FOI ENVOLVIDA POR UMA LUZ DOURADA. QUANDO A LUZ DESAPARECEU, ALANA SE VIU EM UMA PRAIA PARADISÍACA, COM ÁGUAS CRISTALINAS E UM CÉU AZUL BRILHANTE. ELA PODIA SENTIR A AREIA QUENTE SOB SEUS PÉS E O CHEIRO SALGADO DO MAR. EM UM PISCAR DE OLHOS, ALANA VIAJOU PARA OUTROS LUGARES INCRÍVEIS: FLORESTAS TROPICAIS, MONTANHAS COBERTAS DE NEVE, CIDADES CHEIAS DE VIDA E CULTURA. ELA EXPERIMENTOU SABORES EXÓTICOS, FEZ NOVOS AMIGOS E VIVEU AVENTURAS INESQUECÍVEIS.
DEPOIS DE EXPLORAR O MUNDO, ALANA VOLTOU PARA SUA CIDADEZINHA. AGORA, RESTAVA APENAS UM DESEJO. ELA PODERIA PEDIR QUALQUER COISA: RIQUEZAS, FAMA, PODER. MAS, AO OLHAR PARA A PANELA, ELA PENSOU EM SUA AVÓ, EM TODOS OS MOMENTOS FELIZES QUE VIVERAM JUNTAS, E PERCEBEU QUE JÁ TINHA TUDO O QUE PRECISAVA.
ENTÃO, ALANA FEZ SEU TERCEIRO E ÚLTIMO PEDIDO: “EU DESEJO QUE MINHA AVÓ TENHA MUITOS ANOS DE VIDA, CHEIOS DE SAÚDE E FELICIDADE, PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR VIVENDO ESSAS AVENTURAS JUNTAS.”
A PANELA BRILHOU UMA ÚLTIMA VEZ, E A VOZ SUAVE DISSE: “SEU DESEJO FOI CONCEDIDO, ALANA. USE SEU TEMPO COM SABEDORIA E SEMPRE VALORIZE O QUE REALMENTE IMPORTA.”
A PARTIR DAQUELE DIA, A VIDA DE ALANA E DONA SOFIA SE ENCHEU AINDA MAIS DE AMOR, RISADAS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS. E A PANELA? BEM, ELA VOLTOU AO SÓTÃO, ONDE AGUARDARIA PACIENTEMENTE ATÉ QUE UMA NOVA GERAÇÃO ESTIVESSE PRONTA PARA DESCOBRIR SEUS SEGREDOS.
E ASSIM, ALANA APRENDEU QUE O VERDADEIRO PODER DOS DESEJOS NÃO ESTÁ NA MAGIA, MAS NO AMOR E NA SABEDORIA COM QUE OS USAMOS.