Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO LUCAS. ELE VIVIA NUMA PEQUENA CIDADE CHAMADA VILA ALEGRIA, ONDE TODOS CONHECIAM A SUA ALEGRIA CONTAGIANTE E O SEU SORRISO SEMPRE PRESENTE. DESDE PEQUENO, LUCAS TINHA UM HÁBITO QUE O TORNAVA ESPECIAL: ELE GUARDAVA TODO O DINHEIRO QUE GANHAVA DO SEU PAI EM UM PORQUINHO DE PORCELANA. ESSE PORQUINHO ERA MUITO BONITO, COM UMA PINTURA BRILHANTE E UM OLHAR SIMPÁTICO. LUCAS O CHAMAVA CARINHOSAMENTE DE "PINGO".

 

TODA VEZ QUE O PAI DE LUCAS LHE DAVA UMA MOEDA OU UMA NOTA, O MENINO CORRIA ATÉ SEU QUARTO, PEGAVA O PINGO E, COM TODO CUIDADO, COLOCAVA O DINHEIRO DENTRO DO PORQUINHO. "VOU GUARDAR PARA O FUTURO, PINGO!", DIZIA LUCAS COM UM BRILHO NOS OLHOS. ELE IMAGINAVA QUE UM DIA, QUANDO FOSSE ADULTO, PODERIA USAR AQUELE DINHEIRO PARA REALIZAR GRANDES SONHOS.

 

OS ANOS SE PASSARAM, E LUCAS NUNCA DEIXAVA DE GUARDAR SEU DINHEIRO NO PINGO. A CADA ANIVERSÁRIO, NATAL OU TAREFA BEM-FEITA, LÁ IA LUCAS, COM UMA NOVA MOEDINHA OU NOTA PARA SEU FIEL PORQUINHO. E PINGO, SEMPRE CHEIO DE ORGULHO, FAZIA O SOM CARACTERÍSTICO DE MOEDAS SE ACUMULANDO.

 

QUANDO LUCAS COMPLETOU 18 ANOS, ELE JÁ ERA UM JOVEM RAPAZ CHEIO DE ESPERANÇAS E SONHOS. UM DIA, ELE SE SENTOU EM SUA CAMA, PEGOU O PINGO EM SUAS MÃOS E PERCEBEU QUE O PORQUINHO ESTAVA MUITO PESADO. "SERÁ QUE CHEGOU A HORA, PINGO?", PERGUNTOU ELE, COM UMA MISTURA DE CURIOSIDADE E NOSTALGIA.

 

COM CUIDADO, LUCAS PEGOU UM MARTELO E, COM UM LEVE TOQUE, QUEBROU O PINGO PELA BASE. PARA SUA SURPRESA, NÃO APENAS O DINHEIRO ACUMULADO AO LONGO DOS ANOS CAIU NO CHÃO, MAS TAMBÉM ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECEU. UM BRILHO DOURADO COMEÇOU A EMANAR DAS MOEDAS E NOTAS, ENCHENDO O QUARTO DE UMA LUZ MÁGICA.

 

DE DENTRO DO PORQUINHO, SURGIU UMA PEQUENA FADA, VESTIDA COM ROUPAS DOURADAS E COM ASAS BRILHANTES. "OLÁ, LUCAS!", DISSE A FADA COM UMA VOZ SUAVE E MELODIOSA. "EU SOU A FADA DA PROSPERIDADE. POR TANTOS ANOS, VOCÊ GUARDOU SEU DINHEIRO COM CUIDADO E RESPEITO, E AGORA, COMO RECOMPENSA, ESTE DINHEIRO É MÁGICO."

 

LUCAS, SURPRESO E ENCANTADO, PERGUNTOU: "MÁGICO? COMO ASSIM?"

 

A FADA SORRIU E EXPLICOU: "TODO O DINHEIRO QUE VOCÊ GUARDOU AO LONGO DOS ANOS SE MULTIPLICOU COM A MAGIA DA SUA DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA. AGORA, VOCÊ NÃO TEM APENAS O QUE GUARDOU, MAS UMA FORTUNA QUE PERMITIRÁ REALIZAR TODOS OS SEUS SONHOS. USE-O COM SABEDORIA E GENEROSIDADE, E ELE CONTINUARÁ A CRESCER."

 

LUCAS NÃO PODIA ACREDITAR EM SEUS OLHOS. O DINHEIRO QUE ANTES PARECIA SER APENAS O FRUTO DE SUA ECONOMIA AGORA HAVIA SE TRANSFORMADO EM UMA RIQUEZA INCALCULÁVEL. COM O CORAÇÃO CHEIO DE GRATIDÃO, ELE AGRADECEU À FADA DA PROSPERIDADE E PROMETEU USAR AQUELE PRESENTE PARA AJUDAR SUA FAMÍLIA, SEUS AMIGOS E A COMUNIDADE.

 

E ASSIM, LUCAS SE TORNOU UM HOMEM RICO, MAS, MAIS DO QUE ISSO, ELE SE TORNOU UM HOMEM SÁBIO E GENEROSO. ELE CONSTRUIU ESCOLAS, AJUDOU OS NECESSITADOS, E SEMPRE LEMBRAVA A TODOS DA IMPORTÂNCIA DE GUARDAR, COM PACIÊNCIA E CUIDADO, OS PEQUENOS TESOUROS DA VIDA.

 

E O PORQUINHO PINGO EMBORA ESTIVESSE QUEBRADO, LUCAS GUARDOU SEUS PEDAÇOS COMO LEMBRANÇA DE QUE A VERDADEIRA RIQUEZA ESTÁ NA DEDICAÇÃO, NO AMOR E NA PACIÊNCIA. AFINAL, NÃO ERA APENAS O DINHEIRO QUE ERA MÁGICO, MAS TAMBÉM O CORAÇÃO DE LUCAS, QUE SABIA O VALOR DE CADA PEQUENA MOEDA QUE PASSOU POR SUAS MÃOS.

 

E ASSIM, ELE VIVEU FELIZ, SEMPRE LEMBRANDO QUE O VERDADEIRO TESOURO É AQUELE QUE SE CULTIVA COM CARINHO E DEDICAÇÃO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish