Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

NO PEQUENO VILAREJO DE VILA DAS CORES, VIVIA UM MENINO CHAMADO TIAGO, UM GAROTO DE OLHOS CURIOSOS E SORRISO TRAVESSO. ELE ADORAVA CORRER PELOS CAMPOS, SUBIR EM ÁRVORES E IMAGINAR MIL AVENTURAS. MAS HAVIA UM LUGAR ESPECIAL QUE ELE GOSTAVA MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO: O BAÚ DE MADEIRA, HERDADO DE SEU AVÔ, QUE FICAVA NO FUNDO DO SEU QUARTO.

 

O BAÚ ERA GRANDE E PESADO, COM ENTALHES DE ESTRELAS E LUAS QUE PARECIAM BRILHAR À LUZ DO SOL. TIAGO ACREDITAVA QUE AQUELE BAÚ ERA MÁGICO, E TALVEZ FOSSE, POIS CADA VEZ QUE ELE O ABRIA, NOVAS AVENTURAS SURGIAM.

 

CERTO DIA, AO ABRIR O BAÚ, TIAGO ENCONTROU CINCO ROUPAS E CINCO OBJETOS QUE PARECIAM TER SIDO DEIXADOS POR UM AVENTUREIRO QUE VIAJAVA PELOS MUNDOS ENCANTADOS.

 

A PRIMEIRA ROUPA QUE ELE PEGOU FOI UMA CAMISA DE SUPER-HERÓI. ERA AZUL, COM UM GRANDE "T" NO PEITO, E TIAGO, AO VESTI-LA, SENTIU-SE FORTE COMO UM LEÃO. ELE IMAGINOU QUE PODIA VOAR, SALTAR DE PRÉDIO EM PRÉDIO, E SALVAR TODO O VILAREJO DE PERIGOS INVISÍVEIS.

 

LOGO EM SEGUIDA, ELE ENCONTROU UMA BERMUDA CAMUFLADA. COM ELA, TIAGO SE TRANSFORMAVA EM UM EXPLORADOR DA SELVA, CAPAZ DE SE ESCONDER ENTRE AS ÁRVORES E SE CAMUFLAR ENTRE AS FOLHAS. ELE PODIA QUASE OUVIR OS SONS DOS MACACOS E O RUGIDO DISTANTE DE UM TIGRE.

 

HAVIA TAMBÉM UM BONÉ DE ABA RETA. QUANDO TIAGO O COLOCAVA, SENTIA-SE COMO UM SKATISTA RADICAL, DESLIZANDO PELAS RUAS EM MANOBRAS IMPOSSÍVEIS, COM O VENTO BATENDO EM SEU ROSTO E OS AMIGOS TORCENDO AO REDOR.

 

TIAGO ENCONTROU AINDA UM PAR DE TÊNIS DE CORRIDA, COM LISTRAS PRATEADAS QUE BRILHAVAM COMO ESTRELAS CADENTES. AO CALÇÁ-LOS, ELE SENTIA QUE PODIA CORRER MAIS RÁPIDO QUE O VENTO, ULTRAPASSANDO TODAS AS BARREIRAS E CHEGANDO AO TOPO DAS MONTANHAS MAIS ALTAS.

 

POR FIM, HAVIA UM CASACO COM CAPUZ, QUE, AO SER VESTIDO, TRANSFORMAVA TIAGO EM UM MISTERIOSO ESPIÃO. COM O CAPUZ SOBRE A CABEÇA, ELE PODIA SE ESCONDER NAS SOMBRAS E DESCOBRIR SEGREDOS OCULTOS QUE NINGUÉM MAIS SABIA.

 

MAS O BAÚ NÃO GUARDAVA APENAS ROUPAS; HAVIA TAMBÉM OBJETOS FASCINANTES. O PRIMEIRO QUE TIAGO ENCONTROU FOI UMA BOLA DE FUTEBOL. BASTAVA UM TOQUE NELA PARA QUE ELE IMAGINASSE UM GRANDE ESTÁDIO CHEIO DE TORCEDORES GRITANDO SEU NOME ENQUANTO ELE MARCAVA O GOL DA VITÓRIA.

 

DEPOIS, ELE ENCONTROU UM PIÃO COLORIDO, QUE, AO SER GIRADO, CRIAVA PADRÕES MÁGICOS DE LUZ E COR, COMO SE TIAGO ESTIVESSE GIRANDO ESTRELAS NO CÉU NOTURNO.

 

HAVIA TAMBÉM UM CARRINHO DE CORRIDA VERMELHO COMO FOGO, COM RODAS QUE PARECIAM FEITAS DE TROVÕES. TIAGO PODIA SENTIR A ADRENALINA DAS PISTAS DE CORRIDA ENQUANTO DESLIZAVA O CARRINHO PELAS RUAS DO VILAREJO.

 

TIAGO PEGOU ENTÃO UM ESTILINGUE, FEITO DE COURO, COMO OS USADOS PELOS GRANDES CAÇADORES. COM ELE, TIAGO IMAGINAVA DERRUBAR AS MAÇÃS MAIS ALTAS DAS ÁRVORES OU ENFRENTAR DRAGÕES INVISÍVEIS QUE VOAVAM PELO CÉU.

 

POR FIM, HAVIA UMA LANTERNA DE PILHA, QUE, AO SER ACESA, NÃO SÓ ILUMINAVA A ESCURIDÃO, MAS TAMBÉM REVELAVA MAPAS SECRETOS E CAMINHOS ESCONDIDOS QUE LEVAVAM A TESOUROS PERDIDOS.

 

TIAGO, VESTIDO E EQUIPADO COM TODOS ESSES ITENS, PASSAVA HORAS E HORAS NO QUINTAL, VIVENDO AVENTURAS QUE SÓ UM MENINO PODERIA IMAGINAR. NO SEU BAÚ, ELE GUARDAVA NÃO APENAS ROUPAS E OBJETOS, MAS TAMBÉM A CHAVE PARA MUNDOS ENCANTADOS, ONDE TUDO ERA POSSÍVEL.

 

E ASSIM, TIAGO CRESCIA, DIA APÓS DIA, CARREGANDO CONSIGO A CERTEZA DE QUE, DENTRO DAQUELE BAÚ, HAVIA UM UNIVERSO INTEIRO ESPERANDO PARA SER DESCOBERTO. E ELE SABIA QUE, NÃO IMPORTAVA O QUÃO GRANDE FICASSE, SEMPRE HAVERIA UMA NOVA AVENTURA AO ABRIR SEU BAÚ DE MENINO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish