Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, HÁ MUITO, MUITO TEMPO, NO DISTANTE E MISTERIOSO EGITO, UM POVO CHAMADO ISRAELITA VIVIA. MAS ELES NÃO ESTAVAM FELIZES, POIS ERAM FORÇADOS A TRABALHAR MUITO DURO PELOS EGÍPCIOS, SOB O COMANDO DE UM REI CHAMADO FARAÓ. DEUS VIU COMO OS ISRAELITAS ESTAVAM SOFRENDO E DECIDIU AJUDÁ-LOS. PARA ISSO, DEUS CHAMOU UM HOMEM CHAMADO MOISÉS.

 

DEUS DISSE A MOISÉS PARA IR ATÉ O FARAÓ E PEDIR PARA ELE LIBERTAR O POVO ISRAELITA. MOISÉS, COM SEU IRMÃO ARÃO, FOI ATÉ O PALÁCIO. ARÃO, COM SUA VOZ PODEROSA, DISSE: "FARAÓ, DEUS NOS MANDOU PARA DIZER QUE VOCÊ DEVE LIBERTAR NOSSO POVO."

 

O FARAÓ RIU: "POR QUE EU DEVERIA OUVI-LOS? O POVO ISRAELITA É MEU, E ELES CONTINUARÃO A SER MEUS ESCRAVOS!"

 

ENTÃO, DEUS ENVIOU DEZ PRAGAS TERRÍVEIS SOBRE O EGITO PARA MOSTRAR SEU PODER E CONVENCER O FARAÓ A LIBERTAR OS ISRAELITAS.

 

A PRIMEIRA PRAGA TRANSFORMOU TODA A ÁGUA DO EGITO EM SANGUE. OS PEIXES MORRERAM, E AS PESSOAS NÃO TINHAM ÁGUA LIMPA PARA BEBER. O RIO NILO, ANTES TÃO MAJESTOSO, AGORA CORRIA VERMELHO COMO O SANGUE. MAS O CORAÇÃO DO FARAÓ PERMANECEU DURO.

 

ENTÃO, VEIO A SEGUNDA PRAGA, E UMA QUANTIDADE ENORME DE RÃS INVADIU O EGITO. ELAS ESTAVAM EM TODOS OS LUGARES: NAS CASAS, NOS FORNOS DE PÃO, E ATÉ NAS CAMAS! O FARAÓ, INCOMODADO COM AS RÃS, CHAMOU MOISÉS E DISSE: "TIREM ESSAS RÃS DAQUI, E TALVEZ EU DEIXE SEU POVO IR." MOISÉS OROU, E AS RÃS DESAPARECERAM. MAS ASSIM QUE SE FORAM, O FARAÓ MUDOU DE IDEIA.

 

A TERCEIRA PRAGA TROUXE PIOLHOS. ESSAS CRIATURINHAS PEQUENINAS, MAS MUITO INCÔMODAS, INFESTARAM PESSOAS E ANIMAIS. NINGUÉM CONSEGUIA SE LIVRAR DELES. E A **QUARTA PRAGA** TROUXE ENXAMES DE MOSCAS, QUE COBRIAM TUDO E TORNAVAM A VIDA INSUPORTÁVEL. O FARAÓ CHAMOU MOISÉS NOVAMENTE E IMPLOROU QUE ELE FIZESSE AS MOSCAS IREM EMBORA. MOISÉS MAIS UMA VEZ OROU, E AS MOSCAS DESAPARECERAM. MAS O FARAÓ NÃO CEDEU.

 

A QUINTA PRAGA FOI UMA DOENÇA QUE MATOU MUITOS ANIMAIS DOS EGÍPCIOS, COMO CAVALOS, VACAS E OVELHAS. E NA SEXTA PRAGA, FURÚNCULOS DOLOROSOS SURGIRAM NA PELE DAS PESSOAS E DOS ANIMAIS RESTANTES, CAUSANDO GRANDE SOFRIMENTO.

 

A SÉTIMA PRAGA TROUXE GRANIZO TÃO PESADO QUE DESTRUIU AS PLANTAÇÕES E OS EDIFÍCIOS. O SOM DAS PEDRAS DE GELO BATENDO NO CHÃO ERA ASSUSTADOR. E DEPOIS, A OITAVA PRAGA COBRIU O EGITO COM UMA NUVEM DE GAFANHOTOS QUE COMEU TUDO O QUE RESTAVA DAS PLANTAS. O EGITO FICOU SEM COMIDA PARA SEU POVO E SEUS ANIMAIS.

 

A NONA PRAGA FOI UMA ESCURIDÃO TÃO DENSA QUE COBRIU O EGITO POR TRÊS DIAS INTEIROS. NINGUÉM PODIA VER NADA, E O MEDO TOMOU CONTA DO CORAÇÃO DAS PESSOAS. ERA COMO SE O PRÓPRIO SOL TIVESSE DESAPARECIDO.

 

APESAR DE TODAS ESSAS PRAGAS TERRÍVEIS, O FARAÓ AINDA SE RECUSAVA A LIBERTAR OS ISRAELITAS. ENTÃO, DEUS ENVIOU A DÉCIMA E ÚLTIMA PRAGA. ESTA FOI A MAIS TRISTE DE TODAS: A MORTE DE TODOS OS PRIMOGÊNITOS DO EGITO. MAS DEUS PROTEGEU AS CASAS DOS ISRAELITAS, E ELES ESTAVAM A SALVO. MOISÉS DISSE A SEU POVO PARA MARCAR SUAS PORTAS COM O SANGUE DE UM CORDEIRO, E O ANJO DA MORTE PASSOU POR CIMA DE SUAS CASAS.

 

FINALMENTE, O FARAÓ ENTENDEU QUE NÃO PODIA LUTAR CONTRA DEUS E, EM MEIO À DOR, PERMITIU QUE OS ISRAELITAS SAÍSSEM DO EGITO. MOISÉS LIDEROU SEU POVO PARA FORA, EM DIREÇÃO À LIBERDADE, E ELES NUNCA MAIS FORAM ESCRAVOS.

 

E ASSIM, O POVO ISRAELITA COMEÇOU UMA NOVA JORNADA, CHEIA DE ESPERANÇA E CONFIANÇA EM DEUS, QUE OS HAVIA LIBERTADO DAS MÃOS DO FARAÓ E DOS EGÍPCIOS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish