Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NO CORAÇÃO DAS MONTANHAS DO TIBETE, UMA LENDA QUE CIRCULAVA ENTRE OS ALDEÕES SOBRE UMA FORTALEZA MAGNÍFICA. NÃO ERA UMA CONSTRUÇÃO DE PEDRAS OU MADEIRA, MAS UMA MONTANHA DE JOIAS CINTILANTES QUE SE ELEVAVA ATÉ AS NUVENS. O LUGAR ERA TÃO BRILHANTE QUE, MESMO DURANTE A NOITE, ILUMINAVA AS MONTANHAS AO REDOR COM SEU BRILHO RADIANTE. NO ENTANTO, DENTRO DESSA FORTALEZA HABITAVA UM MONSTRO SINISTRO, CUJA PRESENÇA ASSUSTAVA ATÉ OS MAIS CORAJOSOS.

 

UM DIA, UMA JOVEM CHAMADO TASHI, CONHECIDO POR SUA CORAGEM E CURIOSIDADE, DECIDIU QUE ERA HORA DE DESVENDAR OS SEGREDOS DAQUELA FORTALEZA. JUNTANDO SUA MOCHILA E COM O CORAÇÃO CHEIO DE DETERMINAÇÃO, ELA PARTIU EM DIREÇÃO À MONTANHA MAIS ALTA DO TIBETE.

 

O CAMINHO ERA ÍNGREME E REPLETO DE DESAFIOS. TASHI SUBIU POR TRILHAS ESTREITAS, ATRAVESSOU PONTES DE CORDA BALANÇANTES E ENFRENTOU VENTOS GELADOS QUE PARECIAM QUERER EMPURRÁ-LO PARA TRÁS. MAS ELA NÃO SE DEIXOU ABATER. CADA VEZ QUE OLHAVA PARA O TOPO DA MONTANHA, ONDE A LUZ DAS JOIAS BRILHAVA, ELA SENTIA UMA FORÇA RENOVADA.

 

FINALMENTE, DEPOIS DE MUITOS DIAS DE ESCALADA, TASHI ALCANÇOU A FORTALEZA DE PILHAS DE JOIAS. ERA UMA VISÃO DESLUMBRANTE! ESMERALDAS, SAFIRAS, RUBIS E DIAMANTES SE ERGUIAM COMO TORRES BRILHANTES, RELUZINDO SOB A LUZ DO SOL. MAS ANTES QUE PUDESSE SE MARAVILHAR MAIS, TASHI OUVIU UM RUGIDO PODEROSO QUE FEZ O CHÃO TREMER.

 

O MONSTRO SINISTRO APARECEU, COM SEUS OLHOS DE FOGO E DENTES AFIADOS. SUA PELE ERA TÃO DURA QUANTO AS ROCHAS DA MONTANHA, E SUAS GARRAS PARECIAM CAPAZES DE CORTAR QUALQUER COISA. TASHI ENGOLIU EM SECO, MAS NÃO FUGIU. EM VEZ DISSO, ELA SE LEMBROU DE UMA HISTÓRIA ANTIGA QUE SUA AVÓ COSTUMAVA CONTAR: "OS MONSTROS NÃO SÃO SEMPRE O QUE PARECEM. ÀS VEZES, TUDO O QUE PRECISAM É DE ALGUÉM QUE OS ENTENDA."

 

TASHI RESPIROU FUNDO E SE APROXIMOU DO MONSTRO. EM VEZ DE SACAR SUA ESPADA, ELE SE SENTOU NO CHÃO, MOSTRANDO QUE NÃO TINHA INTENÇÃO DE LUTAR. O MONSTRO, CONFUSO COM A ATITUDE DO JOVEM, SE APROXIMOU LENTAMENTE. TASHI COMEÇOU A FALAR, CONTANDO AO MONSTRO SOBRE SUAS AVENTURAS E SOBRE COMO ELA ACREDITAVA QUE MESMO OS LUGARES MAIS ASSUSTADORES PODIAM GUARDAR SEGREDOS DE BELEZA.

 

O MONSTRO OUVIU EM SILÊNCIO, SEUS OLHOS DE FOGO SE APAGANDO GRADUALMENTE, DANDO LUGAR A UM OLHAR GENTIL. ELE CONTOU A TASHI QUE, HÁ MUITO TEMPO, HAVIA SIDO UM GUARDIÃO DAS JOIAS, ENCARREGADO DE PROTEGER SUA BELEZA. MAS, COM O TEMPO, ELE HAVIA SE TORNADO AMARGO E SOLITÁRIO, AFASTANDO QUALQUER UM QUE TENTASSE SE APROXIMAR.

 

COM A AJUDA DE TASHI, O MONSTRO REDESCOBRIU A ALEGRIA DE SER UM GUARDIÃO GENTIL. JUNTOS, ELES TRABALHARAM PARA TORNAR A FORTALEZA DE PILHAS DE JOIAS UM LUGAR ONDE TODOS FOSSEM BEM-VINDOS PARA APRECIAR SUA BELEZA. OS ALDEÕES, ANTES TEMEROSOS, AGORA SUBIAM A MONTANHA PARA ADMIRAR O ESPLENDOR DA FORTALEZA E O MONSTRO QUE A PROTEGIA.

E ASSIM, A FORTALEZA DE PILHAS DE JOIAS SE TORNOU UM LUGAR EXTRAORDINÁRIO. OS ALDEÕES, ANTES TEMEROSOS, AGORA SUBIAM A MONTANHA PARA ADMIRAR O ESPLENDOR DA FORTALEZA E O GUARDIÃO QUE HAVIA SE TORNADO AMIGO DE TASHI. SOB O CÉU ESTRELADO DO TIBETE, O BRILHO DAS JOIAS SE MISTURAVA AO ECO DAS RISADAS E ÀS HISTÓRIAS CONTADAS À BEIRA DA FOGUEIRA.

AO RETORNAR À SUA ALDEIA, TASHI FOI RECEBIDO COM UMA CELEBRAÇÃO NUNCA VISTA. OS TAMBORES ECOAVAM PELAS MONTANHAS, E TODOS DANÇAVAM EM ALEGRIA CONTAGIANTE. TASHI, SORRINDO, SABIA QUE HAVIA VIVIDO UMA AVENTURA INESQUECÍVEL.

ENQUANTO A NOITE AVANÇAVA, A JOVEM OLHOU PARA A MONTANHA ILUMINADA PELA LUA CHEIA, SENTINDO UM ARREPIO DE EMOÇÃO. AS JOIAS CINTILAVAM COMO NUNCA, UM ESPETÁCULO QUE SÓ AQUELES QUE SE AVENTURAVAM ATÉ LÁ PODIAM TESTEMUNHAR. E LÁ NO ALTO, O MONSTRO, AGORA AMIGO DE TASHI, OBSERVAVA TUDO COM UM BRILHO SUAVE EM SEUS OLHOS. AS MONTANHAS DO TIBETE NUNCA MAIS SERIAM AS MESMAS, E TASHI SABIA QUE, SEMPRE QUE A LUA SE ERGUESSE, ELA PODERIA RETORNAR ÀQUELE LUGAR MÁGICO ONDE TUDO COMEÇOU.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish