Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM GATO CHAMADO GETÚLIO, QUE VIVIA NUMA CASINHA CONFORTÁVEL COM SUA DONA, DONA DOLORES. GETÚLIO ERA UM GATO DE PELAGEM PRETA E BIGODES LONGOS, FAMOSO NO BAIRRO POR SEU RONRONAR ALTO E SEU GOSTO POR ALMOFADAS MACIAS. MAS, APESAR DE SUA APARÊNCIA TRANQUILA, GETÚLIO TINHA UM SEGREDO: ELE TINHA PAVOR, UM MEDO ENORME, DE IR AO DENTISTA.

 

TUDO COMEÇOU NUMA MANHÃ ENSOLARADA, QUANDO GETÚLIO ACORDOU COM UMA DOR ESTRANHA NA BOCA. ELE TENTOU IGNORAR, AFINAL, GATOS SÃO MESTRES EM FINGIR QUE NADA ESTÁ ERRADO. MAS A DOR PERSISTIA. DONA DOLORES, QUE SEMPRE ESTAVA ATENTA, LOGO PERCEBEU QUE HAVIA ALGO ERRADO COM SEU QUERIDO GETÚLIO.

 

– O QUE FOI, MEU FOFINHO? – PERGUNTOU ELA, COM UMA VOZ SUAVE, ENQUANTO ACARICIAVA O GATO.

 

GETÚLIO APENAS MIOU BAIXINHO, TENTANDO ESCONDER A DOR. MAS QUANDO DONA DOLORES TENTOU DAR A ELE UM DE SEUS PETISCOS FAVORITOS, GETÚLIO FEZ UMA CARETA E RECUOU. ISSO ERA ALGO INÉDITO! ELE NUNCA RECUSAVA COMIDA!

 

PREOCUPADA, DONA DOLORES O LEVOU AO VETERINÁRIO. O DR. LEÔNIDAS, UM SENHOR SÁBIO E EXPERIENTE, LOGO FEZ O DIAGNÓSTICO: GETÚLIO ESTAVA COM UM DENTE DE LEITE QUE TEIMAVA EM NÃO CAIR E ISSO ESTAVA CAUSANDO A DOR.

 

– PRECISAMOS REMOVÊ-LO, GETÚLIO – DISSE O DR. LEÔNIDAS COM UMA VOZ CALMA.

 

OS OLHOS DE GETÚLIO SE ARREGALARAM DE MEDO. IR AO DENTISTA? NUNCA! ELE TENTOU SE ESCONDER ATRÁS DE DONA DOLORES, MAS ELA O SEGUROU FIRME.

 

– CALMA, MEU BICHANO, VAI SER RAPIDINHO – DISSE ELA, TENTANDO ACALMÁ-LO.

 

NAQUELA NOITE, GETÚLIO NÃO CONSEGUIA DORMIR. ELE IMAGINAVA O PIOR: GRANDES FERRAMENTAS BRILHANTES, BARULHOS ASSUSTADORES E, CLARO, DOR! AH, COMO ELE TINHA MEDO DA DOR!

 

NO DIA SEGUINTE, LÁ ESTAVAM ELES NO CONSULTÓRIO DO DR. LEÔNIDAS. GETÚLIO TREMIA TANTO QUE PARECIA QUE SEUS BIGODES IAM CAIR. MAS, PARA SUA SURPRESA, O DR. LEÔNIDAS COMEÇOU A CONVERSAR COM ELE DE MANEIRA SUAVE.

 

– SABE, GETÚLIO, EU TAMBÉM JÁ TIVE MEDO DE DENTISTA – DISSE O VETERINÁRIO. – QUANDO EU ERA UM GATINHO, ACHAVA QUE SERIA TERRÍVEL. MAS, NA VERDADE, FOI BEM TRANQUILO. E DEPOIS, EU PUDE COMER TODOS OS PEIXES QUE QUISESSE SEM DOR!

 

ESSAS PALAVRAS ACALMARAM UM POUCO GETÚLIO. COM MUITO CUIDADO, O DR. LEÔNIDAS FEZ O PROCEDIMENTO.  NÃO DOEU TANTO QUANTO ELE IMAGINAVA! NA VERDADE, FOI TÃO RÁPIDO QUE ELE MAL PERCEBEU QUANDO O DENTE FOI RETIRADO.

 

– PRONTO, GETÚLIO! – DISSE O DR. LEÔNIDAS COM UM SORRISO. – AGORA VOCÊ ESTÁ LIVRE DESSA DOR!

 

QUANDO VOLTARAM PARA CASA, GETÚLIO ESTAVA MAIS LEVE, TANTO NO PESO QUANTO NO ESPÍRITO. ELE SE DEITOU EM SUA ALMOFADA FAVORITA, COM UM SUSPIRO DE ALÍVIO. E NAQUELA NOITE, SONHOU COM MONTES DE PEIXES FRESQUINHOS.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, GETÚLIO NÃO TINHA MAIS MEDO DE IR AO DENTISTA. ELE APRENDEU QUE, ÀS VEZES, O QUE PARECE ASSUSTADOR PODE SER BEM MAIS SIMPLES DO QUE IMAGINAMOS.

 

E ASSIM, O GATO GETÚLIO CONTINUOU SUA VIDA TRANQUILA, SEM DORES DE DENTE E COM MUITOS PETISCOS PARA SABOREAR.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish