Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

NA ENSOLARADA TERRA DE UZ, VIVIA UM HOMEM CHAMADO JÓ. ELE ERA CONHECIDO POR SUA BONDADE, HONESTIDADE E REVERÊNCIA A DEUS. JÓ TINHA UMA LINDA FAMÍLIA, COM MUITOS FILHOS E FILHAS, E POSSUÍA GRANDES RIQUEZAS, INCLUINDO REBANHOS DE OVELHAS, CAMELOS E BOIS, ALÉM DE VASTAS TERRAS. ELE VIVIA RODEADO DE AMIGOS E RIQUEZAS, E SUA VIDA PARECIA PERFEITA.

 

NO ENTANTO, NO CÉU, LÚCIFER, O ADVERSÁRIO, OBSERVAVA JÓ COM INVEJA. ELE SE APROXIMOU DE DEUS E FEZ UMA PROPOSTA ASTUTA:

 

— JÓ SÓ É BOM E TEMENTE A DEUS PORQUE TUDO O QUE ELE TEM É ABENÇOADO. SE ELE PERDER TUDO, VAI DEIXAR DE ADORAR E FALAR MAL DE TI.

 

DEUS, CONHECENDO O CORAÇÃO DE JÓ, PERMITIU QUE LÚCIFER TESTASSE A FÉ DE JÓ, MAS COM UMA CONDIÇÃO: ELE NÃO PODERIA TOCAR EM JÓ PESSOALMENTE.

 

ENTÃO, NUMA MANHÃ RADIANTE, A VIDA DE JÓ MUDOU DRASTICAMENTE. PRIMEIRO, UMA TEMPESTADE DEVASTADORA ATINGIU A CASA ONDE SEUS FILHOS ESTAVAM REUNIDOS, E TODOS PERECERAM. EM SEGUIDA, TODOS OS SEUS REBANHOS FORAM ROUBADOS OU DESTRUÍDOS, E SUAS TERRAS FORAM DEVASTADAS. JÓ PERDEU TODAS AS SUAS RIQUEZAS DE UMA SÓ VEZ.

 

MESMO DIANTE DE TANTA CALAMIDADE, JÓ NÃO PERDEU A FÉ. ELE SE INCLINOU, ADOROU A DEUS E DISSE:

 

— DESPIDO SAÍ DO VENTRE DE MINHA MÃE E DESPIDO VOLTAREI; O SENHOR DEU E O SENHOR TIROU; BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR!

 

JÓ CONTINUOU A MANTER SUA INTEGRIDADE E FÉ, APESAR DAS PROVAÇÕES QUE ENFRENTAVA. SEUS AMIGOS VIERAM VISITÁ-LO, OFERECENDO CONSOLO, MAS NEM TODOS ENTENDIAM POR QUE JÓ PERMANECIA FIEL A DEUS APESAR DE TODAS AS PERDAS.

 

FINALMENTE, DEUS FALOU COM JÓ, ELOGIANDO SUA PACIÊNCIA E FÉ INABALÁVEL. ELE RESTAUROU A FORTUNA DE JÓ, DANDO-LHE O DOBRO DO QUE TINHA ANTES. SEUS FILHOS FORAM SUBSTITUÍDOS POR OUTROS, E JÓ VIVEU UMA VIDA LONGA E FELIZ, CERCADO DE BÊNÇÃOS AINDA MAIORES.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish