Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 NUMA PEQUENA CASA NO TOPO DE UMA COLINA, VIVIA ALFREDO, UM RAPAZ CONHECIDO POR SER O MAIS GULOSO DA REGIÃO. ALFREDO NÃO CONSEGUIA RESISTIR À TENTAÇÃO DE COMER, ESPECIALMENTE QUANDO O ASSUNTO ERA SANDUÍCHES. ELE TINHA UMA PAIXÃO INCONTROLÁVEL POR SANDUÍCHES DE TODOS OS TIPOS: DE QUEIJO, PRESUNTO, SALAME, FRANGO, CARNE... NÃO IMPORTAVA O RECHEIO, DESDE QUE VIESSE ACOMPANHADO DE UMA GENEROSA CAMADA DE MAIONESE, ALFACE CROCANTE E FATIAS DE TOMATE FRESCO.

 

MAS O QUE FAZIA DE ALFREDO UM RAPAZ TÃO PECULIAR ERA SEU CURIOSO HÁBITO DE COMER SANDUÍCHES. ELE POSSUÍA UMA VASTA COLEÇÃO DE RELÓGIOS PENDURADOS NAS PAREDES DE SUA SALA. GRANDES, PEQUENOS, REDONDOS, QUADRADOS, ANTIGOS E MODERNOS E TODOS MARCANDO O TEMPO COM O SEU TIC-TAC CONSTANTE. HAVIA UMA REGRA QUE ALFREDO SEGUIA RELIGIOSAMENTE: SEMPRE QUE OS PONTEIROS DOS RELÓGIOS SE ENCONTRAVAM, FORMANDO UM PERFEITO "X" NAS HORAS COMO 12:00, 3:15, 6:30, OU 9:45, ELE PREPARAVA UM DELICIOSO SANDUÍCHE E O DEVORAVA SEM DEMORA.

 

CERTA VEZ, ENQUANTO O SOL BRILHAVA INTENSAMENTE NO CÉU, ALFREDO ACORDOU CEDO, JÁ COM ÁGUA NA BOCA SÓ DE PENSAR NOS SANDUÍCHES QUE IRIA COMER. ELE OLHOU PARA OS RELÓGIOS, TODOS MARCANDO 7:00 DA MANHÃ. "AH, AINDA FALTA UMA HORA PARA O PRIMEIRO SANDUÍCHE DO DIA," PENSOU, JÁ CONTANDO OS MINUTOS.

 

ALFREDO DECIDIU QUE, ENQUANTO ESPERAVA, PODERIA PREPARAR TODOS OS INGREDIENTES: CORTOU O PÃO EM FATIAS PERFEITAS, FATIOU O QUEIJO E O PRESUNTO, LAVOU A ALFACE E O TOMATE, E DEIXOU TUDO PRONTINHO EM CIMA DA MESA. ENQUANTO FAZIA ISSO, OS PONTEIROS DOS RELÓGIOS AVANÇAVAM LENTAMENTE, CADA TIC-TAC DEIXANDO ALFREDO AINDA MAIS ANSIOSO.

 

FINALMENTE, QUANDO OS PONTEIROS DE TODOS OS RELÓGIOS SE ENCONTRARAM AO MEIO-DIA, ALFREDO ESTAVA PREPARADO. ELE MONTOU SEU PRIMEIRO SANDUÍCHE COM PRECISÃO DE CHEF, ADMIRANDO A OBRA-PRIMA QUE HAVIA CRIADO. O PRIMEIRO SANDUÍCHE FOI DEVORADO EM POUCOS SEGUNDOS, SEGUIDO DE UM SUSPIRO DE SATISFAÇÃO. MAS ELE SABIA QUE LOGO VIRIA O PRÓXIMO.

 

O DIA DE ALFREDO SEGUIU ESSE RITMO: TIC-TAC, SANDUÍCHE; TIC-TAC, MAIS UM SANDUÍCHE. O SOM DOS RELÓGIOS ERA COMO MÚSICA PARA OS OUVIDOS DELE, UMA MELODIA QUE ANUNCIAVA O MOMENTO DE SACIAR SUA FOME.

 

PORÉM, AO CAIR DA TARDE, ALGO INUSITADO ACONTECEU. ENQUANTO ALFREDO SE PREPARAVA PARA MAIS UM SANDUÍCHE ÀS 6:30, PERCEBEU QUE UM DOS RELÓGIOS NA PAREDE HAVIA PARADO. "OH, NÃO!" EXCLAMOU, PREOCUPADO. "SE O RELÓGIO NÃO MARCAR AS HORAS, COMO SABEREI QUANDO É HORA DE COMER?"

 

DESESPERADO, ALFREDO TENTOU CONSERTAR O RELÓGIO, MAS ELE PARECIA ESTAR EMPERRADO. O RAPAZ COMEÇOU A SENTIR UM VAZIO NO ESTÔMAGO, NÃO SÓ DE FOME, MAS TAMBÉM DE ANGÚSTIA. ELE PERCEBEU QUE O TIC-TAC DOS RELÓGIOS NÃO ERA APENAS UMA CONTAGEM DO TEMPO, MAS TAMBÉM UMA ESPÉCIE DE RITMO QUE DAVA SENTIDO AO SEU DIA.

 

ENTÃO, ALFREDO TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. ELE TIROU TODOS OS RELÓGIOS DA PAREDE E DECIDIU PENDURÁ-LOS NOVAMENTE, MAS DESTA VEZ DE FORMA QUE TODOS ESTIVESSEM EM PERFEITA HARMONIA, ALINHADOS E FUNCIONANDO SEM PARAR. QUANDO FINALMENTE CONSEGUIU COLOCAR TODOS OS RELÓGIOS NO LUGAR E AJUSTÁ-LOS, O TIC-TAC VOLTOU A PREENCHER A CASA.

 

E ASSIM, ALFREDO APRENDEU QUE, EMBORA ADORASSE SEUS SANDUÍCHES, O VERDADEIRO PRAZER ESTAVA EM APRECIAR O TEMPO QUE PASSAVA, EM CADA TIC-TAC, E EM CADA PEQUENA PAUSA ENTRE AS REFEIÇÕES.

 

NAQUELA NOITE, ENQUANTO OS RELÓGIOS MARCAVAM 9:45 E ALFREDO DEVORAVA SEU ÚLTIMO SANDUÍCHE DO DIA, ELE SORRIU. NÃO APENAS POR CAUSA DO SABOR DELICIOSO, MAS POR SABER QUE, ASSIM COMO OS RELÓGIOS, A VIDA TEM SEU PRÓPRIO RITMO. E, ÀS VEZES, O MELHOR A FAZER É SIMPLESMENTE ACOMPANHAR O TIC-TAC.

 

E ASSIM, COM O ESTÔMAGO CHEIO E O CORAÇÃO TRANQUILO, ALFREDO ADORMECEU, AO SOM SUAVE E RITMADO DOS SEUS QUERIDOS RELÓGIOS. TIC-TAC, TIC-TAC...

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish