HÁ MUITO, MUITO TEMPO, EM UMA TERRA DISTANTE, VIVIA UM JOVEM CHAMADO JOSÉ. ELE ERA UM DOS DOZE FILHOS DE JACÓ, MAS JOSÉ ERA ESPECIAL. SEU PAI GOSTAVA TANTO DELE QUE LHE DEU UMA TÚNICA DE MUITAS CORES, QUE BRILHAVA COMO O ARCO-ÍRIS AO SOL. ISSO FEZ COM QUE SEUS IRMÃOS FICASSEM MUITO INVEJOSOS, POIS ACHAVAM QUE SEU PAI GOSTAVA MAIS DE JOSÉ DO QUE DELES.
MAS JOSÉ NÃO ERA APENAS QUERIDO PELO PAI; ELE TAMBÉM TINHA SONHOS MUITO ESTRANHOS. UM DIA, ELE CONTOU AOS IRMÃOS SOBRE UM DOS SEUS SONHOS:
— EU SONHEI QUE ESTÁVAMOS AMARRANDO FEIXES DE TRIGO NO CAMPO, E O MEU FEIXE FICOU EM PÉ, ENQUANTO OS FEIXES DE VOCÊS SE CURVARAM AO MEU REDOR! — DISSE JOSÉ, SEM PERCEBER QUE ISSO PODERIA DEIXÁ-LOS AINDA MAIS ZANGADOS.
OS IRMÃOS DE JOSÉ FICARAM FURIOSOS. "ELE ACHA QUE VAI MANDAR EM NÓS?", MURMURARAM ENTRE SI. A INVEJA DELES CRESCIA CADA VEZ MAIS, E LOGO DECIDIRAM QUE PRECISAVAM FAZER ALGO A RESPEITO.
UM DIA, ENQUANTO CUIDAVAM DOS REBANHOS LONGE DE CASA, OS IRMÃOS VIRAM JOSÉ SE APROXIMANDO. "LÁ VEM O SONHADOR", DISSERAM UNS AOS OUTROS. ELES SE JUNTARAM E DECIDIRAM QUE IRIAM SE LIVRAR DELE. MAS, EM VEZ DE MACHUCÁ-LO, JOGARAM JOSÉ EM UM POÇO VAZIO, ONDE NÃO HAVIA ÁGUA. DEPOIS, SENTARAM-SE PARA COMER, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO.
ENQUANTO COMIAM, PASSOU POR ALI UMA CARAVANA DE MERCADORES QUE ESTAVA INDO PARA O EGITO. UM DOS IRMÃOS, JUDÁ, TEVE UMA IDEIA:
— EM VEZ DE DEIXÁ-LO NO POÇO, VAMOS VENDÊ-LO COMO ESCRAVO! ASSIM, NÃO PRECISAREMOS SUJAR NOSSAS MÃOS, E AINDA GANHAREMOS UM POUCO DE DINHEIRO.
OS IRMÃOS CONCORDARAM E VENDERAM JOSÉ POR VINTE MOEDAS DE PRATA. ELES PEGARAM A TÚNICA COLORIDA DE JOSÉ, SUJARAM-NA COM SANGUE DE UM ANIMAL E LEVARAM-NA DE VOLTA AO PAI, DIZENDO QUE UMA FERA SELVAGEM HAVIA ATACADO JOSÉ. JACÓ FICOU DESOLADO, PENSANDO QUE SEU FILHO AMADO ESTAVA MORTO.
ENQUANTO ISSO, JOSÉ FOI LEVADO PELOS MERCADORES ATÉ O EGITO. LÁ, ELE FOI VENDIDO COMO ESCRAVO A UM HOMEM CHAMADO POTIFAR, QUE ERA UM OFICIAL IMPORTANTE DO FARAÓ. MESMO SENDO ESCRAVO, JOSÉ MANTEVE SUA FÉ EM DEUS E TRABALHOU ARDUAMENTE. ELE SABIA QUE, DE ALGUMA FORMA, TUDO FICARIA BEM.
ASSIM JOSÉ FOI LEVADO PARA O EGITO E VENDIDO COMO ESCRAVO A POTIFAR, UM OFICIAL DO FARAÓ E CAPITÃO DA GUARDA. MESMO EM UM PAÍS ESTRANHO E LONGE DE SUA FAMÍLIA, JOSÉ CONTINUOU SENDO FIEL A DEUS E TRABALHOU COM DEDICAÇÃO. POTIFAR LOGO PERCEBEU QUE JOSÉ ERA MUITO COMPETENTE E HONESTO, E CONFIOU A ELE TODA A ADMINISTRAÇÃO DE SUA CASA. SOB OS CUIDADOS DE JOSÉ, TUDO O QUE POTIFAR POSSUÍA PROSPERAVA.
NO ENTANTO, A ESPOSA DE POTIFAR TAMBÉM NOTOU JOSÉ. ELA TENTOU CONVENCÊ-LO A AGIR DE FORMA ERRADA, MAS JOSÉ, SENDO UM HOMEM JUSTO E TEMENTE A DEUS, RECUSOU. ELA FICOU FURIOSA COM A RECUSA DE JOSÉ E, POR VINGANÇA, MENTIU PARA POTIFAR, DIZENDO QUE JOSÉ HAVIA TENTADO ATACÁ-LA. POTIFAR FICOU MUITO ZANGADO E MANDOU JOSÉ PARA A PRISÃO, MESMO SABENDO QUE ELE ERA UM BOM HOMEM.
MESMO NA PRISÃO, JOSÉ NÃO PERDEU A ESPERANÇA. ELE CONTINUOU A CONFIAR EM DEUS E, LOGO, O CARCEREIRO NOTOU QUE JOSÉ ERA DIFERENTE DOS OUTROS PRISIONEIROS. O CARCEREIRO, ENTÃO, DEU A JOSÉ A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DE TODOS OS OUTROS PRESOS. MAIS UMA VEZ, DEUS ESTAVA COM JOSÉ, E TUDO O QUE ELE FAZIA DAVA CERTO.
UM DIA, DOIS DOS SERVOS DO FARAÓ FORAM PRESOS: O COPEIRO E O PADEIRO. AMBOS TIVERAM SONHOS ESTRANHOS E NÃO CONSEGUIAM ENTENDER O QUE SIGNIFICAVAM. JOSÉ, COM A AJUDA DE DEUS, INTERPRETOU OS SONHOS DELES. ELE DISSE AO COPEIRO QUE, EM TRÊS DIAS, SERIA LIBERTADO E VOLTARIA AO SEU TRABALHO, E AO PADEIRO QUE, EM TRÊS DIAS, SERIA EXECUTADO. E FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU.
ANTES DE SER LIBERTADO, JOSÉ PEDIU AO COPEIRO QUE SE LEMBRASSE DELE QUANDO ESTIVESSE NOVAMENTE SERVINDO AO FARAÓ. MAS, ASSIM QUE SAIU DA PRISÃO, O COPEIRO SE ESQUECEU DE JOSÉ.
PASSARAM-SE DOIS ANOS, E O FARAÓ TEVE DOIS SONHOS MUITO ESTRANHOS. NO PRIMEIRO, SETE VACAS GORDAS SAÍAM DO RIO NILO, SEGUIDAS POR SETE VACAS MAGRAS QUE DEVORAVAM AS VACAS GORDAS. NO SEGUNDO SONHO, SETE ESPIGAS DE TRIGO CHEIAS E BOAS CRESCIAM, MAS ERAM ENGOLIDAS POR SETE ESPIGAS MIRRADAS E SECAS. O FARAÓ FICOU PREOCUPADO, POIS NINGUÉM CONSEGUIA INTERPRETAR OS SONHOS.
FOI ENTÃO QUE O COPEIRO FINALMENTE SE LEMBROU DE JOSÉ E CONTOU AO FARAÓ SOBRE ELE. JOSÉ FOI TRAZIDO DA PRISÃO, E, COM A AJUDA DE DEUS, EXPLICOU AO FARAÓ O SIGNIFICADO DOS SONHOS. JOSÉ DISSE QUE OS SETE ANOS DE VACAS GORDAS E ESPIGAS CHEIAS REPRESENTAVAM SETE ANOS DE FARTURA, E OS SETE ANOS DE VACAS MAGRAS E ESPIGAS SECAS REPRESENTAVAM SETE ANOS DE FOME QUE VIRIAM DEPOIS.
JOSÉ SUGERIU AO FARAÓ QUE, DURANTE OS SETE ANOS DE FARTURA, ELE DEVERIA ARMAZENAR O MÁXIMO DE ALIMENTOS POSSÍVEL, PARA QUE O EGITO ESTIVESSE PREPARADO PARA OS SETE ANOS DE FOME. O FARAÓ FICOU TÃO IMPRESSIONADO COM A SABEDORIA DE JOSÉ QUE O NOMEOU GOVERNADOR DE TODO O EGITO, ENCARREGANDO-O DE EXECUTAR ESSE PLANO.
JOSÉ, AGORA COMO GOVERNADOR, TRABALHOU INCANSAVELMENTE PARA GARANTIR QUE O EGITO ESTIVESSE PREPARADO PARA OS ANOS DIFÍCEIS QUE ESTAVAM POR VIR. DURANTE OS SETE ANOS DE FARTURA, ELE ARMAZENOU UMA QUANTIDADE ENORME DE ALIMENTOS, CONSTRUINDO GRANDES CELEIROS POR TODO O PAÍS.
QUANDO OS SETE ANOS DE FOME CHEGARAM, O EGITO ESTAVA PRONTO. PESSOAS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO VINHAM AO EGITO PARA COMPRAR COMIDA, POIS EM NENHUM OUTRO LUGAR HAVIA ALIMENTO SUFICIENTE. FOI DURANTE ESSE TEMPO QUE OS IRMÃOS DE JOSÉ, FAMINTOS E DESESPERADOS, VIERAM AO EGITO EM BUSCA DE AJUDA.
ELES NÃO RECONHECERAM JOSÉ, QUE AGORA ERA UM HOMEM PODEROSO E VESTIDO COMO UM NOBRE EGÍPCIO. MAS JOSÉ OS RECONHECEU IMEDIATAMENTE. ELE DECIDIU TESTAR SEUS IRMÃOS PARA VER SE HAVIAM MUDADO DESDE QUE O VENDERAM COMO ESCRAVO. DEPOIS DE VÁRIAS PROVAS E TESTES, JOSÉ VIU QUE SEUS IRMÃOS ESTAVAM ARREPENDIDOS DE SUAS AÇÕES PASSADAS.
FINALMENTE, JOSÉ NÃO PÔDE MAIS CONTER AS LÁGRIMAS. ELE REVELOU SUA VERDADEIRA IDENTIDADE AOS IRMÃOS E DISSE:
— EU SOU JOSÉ, SEU IRMÃO! NÃO TENHAM MEDO. DEUS ME TROUXE AO EGITO PARA SALVAR MUITAS VIDAS. O QUE VOCÊS FIZERAM PARA ME MACHUCAR, DEUS TRANSFORMOU EM BEM.
JOSÉ PERDOOU SEUS IRMÃOS, E ELES SE ABRAÇARAM CHORANDO. ELE PEDIU QUE TROUXESSEM SEU PAI, JACÓ, E TODA A FAMÍLIA PARA VIVER NO EGITO, ONDE SERIAM BEM CUIDADOS. ASSIM, A FAMÍLIA DE JOSÉ FOI REUNIDA, E ELES VIVERAM EM PAZ E PROSPERIDADE NO EGITO.
E ASSIM, JOSÉ, QUE FOI VENDIDO COMO ESCRAVO POR SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS, SE TORNOU O SEGUNDO HOMEM MAIS PODEROSO DO EGITO E SALVOU SUA FAMÍLIA E MUITAS OUTRAS PESSOAS DA FOME. UMA HISTÓRIA DE FÉ, PERDÃO E COMO O BEM SEMPRE PODE PREVALECER, MESMO NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS.