ERA UMA VEZ, NUMA VILA CHAMADA YAKUTSK NAS FRIAS TERRAS DA RÚSSIA, UMA PEQUENA OFICINA ONDE UM VELHO ARTESÃO, CONHECIDO COMO IVAN, CRIAVA AS MAIS BELAS BONECAS DE MADEIRA. SEU MAIOR ORGULHO ERAM AS MATRIOSKAS, AS BONECAS RUSSAS, QUE ELE ESCULPIA E PINTAVA COM TANTO CARINHO E PRECISÃO QUE PARECIAM GANHAR VIDA.
CERTA NOITE, IVAN ESTAVA ESCULPINDO UMA NOVA MATRIOSKA. AO TERMINAR, ELE SE SENTIU INSPIRADO A CRIAR ALGO ESPECIAL, ALGO QUE NUNCA HAVIA FEITO ANTES. EM VEZ DE ESCULPIR UMA SÉRIE DE BONECAS MENORES DENTRO DE UMA MAIOR, COMO ERA O COSTUME, ELE ESCULPIU APENAS UMA ÚNICA BONECA, MAS A FEZ COM TANTO CUIDADO E DEDICAÇÃO QUE PARECIA TER UMA ALMA PRÓPRIA. ELE A PINTOU COM CORES VIBRANTES, DESENHOU LINDOS DETALHES EM SEU VESTIDO, E DEU-LHE UM OLHAR PROTETOR, QUASE COMO SE ELA FOSSE UMA GUARDIÃ.
DEPOIS DE TERMINAR A BONECA, IVAN A COLOCOU NA JANELA DE SUA OFICINA, PARA QUE ELA PUDESSE "OBSERVAR" A VILA. NO ENTANTO, ELE NÃO SABIA QUE NAQUELA MESMA NOITE, UM LADRÃO COBIÇOSO, CONHECIDO POR SUAS ARTIMANHAS E MALDADES, ESTAVA RONDANDO A VILA EM BUSCA DE ALGO VALIOSO.
O LADRÃO, ATRAÍDO PELA BELEZA E O BRILHO DA BONECA, DECIDIU ROUBÁ-LA. ELE ESGUEIROU-SE ATÉ A OFICINA DE IVAN E, SILENCIOSAMENTE, APANHOU A BONECA MATRIOSKA. MAS MAL SABIA ELE QUE ESSA BONECA ERA DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS.
AO RETORNAR PARA SUA CASA, O LADRÃO TENTOU ABRIR A BONECA, PENSANDO QUE PODERIA HAVER ALGUM TESOURO ESCONDIDO DENTRO DELA. PORÉM, PARA SUA SURPRESA, A BONECA PERMANECEU FIRMEMENTE FECHADA. IRRITADO, ELE USOU FORÇA PARA TENTAR ABRI-LA, MAS FOI EM VÃO.
DE REPENTE, UMA VOZ SUAVE, MAS FIRME, ECOOU PELA SALA. "EU SOU A BONECA GUARDIÃ," DISSE A MATRIOSKA, "E VOCÊ COMETEU UM GRANDE ERRO AO TENTAR ME ROUBAR. EU FUI FEITA PARA PROTEGER, NÃO PARA SER POSSUÍDA POR MÃOS GANANCIOSAS."
ASSUSTADO, O LADRÃO TENTOU JOGAR A BONECA FORA, MAS ELA MAGICAMENTE VOLTOU PARA SUAS MÃOS. DESESPERADO, ELE PERCEBEU QUE A BONECA ESTAVA VIVA E POSSUÍA PODERES QUE ELE NÃO ENTENDIA.
"VOCÊ SERÁ PUNIDO POR SUA GANÂNCIA," CONTINUOU A BONECA GUARDIÃ. COM UM MOVIMENTO SUAVE, A BONECA COMEÇOU A SE DIVIDIR, E DE DENTRO DELA SURGIRAM OUTRAS PEQUENAS BONECAS, CADA UMA COM UMA EXPRESSÃO AINDA MAIS SEVERA QUE A ANTERIOR. AS BONECAS CERCARAM O LADRÃO, QUE SENTIU SEU CORAÇÃO ENCOLHER DE MEDO.
"AGORA, VOCÊ VIVERÁ COM O PESO DE SUAS AÇÕES," DISSE A MAIOR DAS BONECAS. E COM ESSAS PALAVRAS, O LADRÃO FOI ENCOLHENDO, ENCOLHENDO, ATÉ QUE ELE PRÓPRIO SE TORNOU UMA PEQUENA FIGURA, APRISIONADO DENTRO DA BONECA MAIS INTERIOR DA MATRIOSKA.
NA MANHÃ SEGUINTE, QUANDO IVAN FOI À OFICINA, ENCONTROU SUA BONECA MATRIOSKA DE VOLTA NA JANELA, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. MAS AGORA, A MATRIOSKA TINHA UM BRILHO DIFERENTE, QUASE COMO SE ESTIVESSE SATISFEITA POR TER CUMPRIDO SUA MISSÃO. IVAN NUNCA SOUBE O QUE REALMENTE ACONTECEU, MAS DESDE ENTÃO, A VILA FICOU LIVRE DE QUALQUER MALDADE.
A BONECA GUARDIÃ, COM SEU OLHAR PROTETOR, CONTINUOU EM SEU LUGAR, GUARDANDO A OFICINA E A VILA, PARA SEMPRE. E AQUELES QUE OUSASSEM AGIR COM GANÂNCIA OU MALDADE SERIAM ADVERTIDOS PELA LENDA DA BONECA GUARDIÃ, QUE PROTEGIA O BEM E PUNIA O MAL.