Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

AS MURALHAS DE JERICÓ

 

HÁ MUITO TEMPO, NUMA TERRA PAGÃ, EXISTIA UMA CIDADE CHAMADA JERICÓ. ESSA CIDADE ERA CERCADA POR MURALHAS TÃO ALTAS E FORTES QUE PARECIAM INTRANSPONÍVEIS. DENTRO DESSAS MURALHAS, VIVIAM PESSOAS QUE CONFIAVAM TANTO NA PROTEÇÃO DELAS QUE ACREDITAVAM QUE NADA PODERIA DERRUBÁ-LAS.

 

MAS HAVIA UM POVO ESPECIAL, LIDERADO POR UM HOMEM CORAJOSO CHAMADO JOSUÉ. ESSE POVO, OS ISRAELITAS, TINHA ATRAVESSADO DESERTOS E ENFRENTADO MUITOS DESAFIOS PARA CHEGAR À TERRA PROMETIDA POR DEUS. E AGORA, DIANTE DELES, ESTAVA JERICÓ, A CIDADE QUE PRECISAVAM CONQUISTAR PARA CONTINUAR SUA JORNADA.

 

JOSUÉ, SEMPRE OBEDIENTE A DEUS, ESTAVA PRONTO PARA SEGUIR QUALQUER INSTRUÇÃO. E FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU. UMA NOITE, DEUS FALOU COM JOSUÉ E LHE DEU UM PLANO DIFERENTE DE TUDO O QUE ELE JÁ HAVIA IMAGINADO.

 

— JOSUÉ, AMANHÃ, VOCÊ E TODO O SEU EXÉRCITO MARCHARÃO AO REDOR DE JERICÓ. FAÇA ISSO DURANTE SEIS DIAS, UMA VEZ POR DIA, EM SILÊNCIO. APENAS AS TROMBETAS DOS SACERDOTES DEVEM SOAR. NO SÉTIMO DIA, MARCHEM AO REDOR DA CIDADE SETE VEZES, E ENTÃO, TODOS GRITEM COM TODA A FORÇA. AS MURALHAS DE JERICÓ CAIRÃO POR TERRA — ORDENOU DEUS.

 

JOSUÉ OUVIU ATENTAMENTE E, NO DIA SEGUINTE, EXPLICOU O PLANO AO SEU POVO. TODOS ESTAVAM CURIOSOS E UM POUCO PREOCUPADOS, AFINAL, COMO GRITOS PODERIAM DERRUBAR MURALHAS TÃO PODEROSAS?

 

NO PRIMEIRO DIA, OS ISRAELITAS MARCHARAM AO REDOR DA CIDADE EM SILÊNCIO, OUVINDO APENAS O SOM SUAVE DAS TROMBETAS. AS PESSOAS DE JERICÓ OBSERVAVAM DE CIMA DAS MURALHAS, RINDO E ZOMBANDO DOS ISRAELITAS. "O QUE ELES PENSAM QUE ESTÃO FAZENDO?" DIZIAM UNS AOS OUTROS.

 

NO SEGUNDO DIA, A CENA SE REPETIU. E ASSIM FOI NO TERCEIRO, QUARTO, QUINTO E SEXTO DIAS. MAS OS ISRAELITAS, CONFIANDO NAS PALAVRAS DE DEUS, NÃO DESISTIRAM.

 

FINALMENTE, CHEGOU O SÉTIMO DIA. O SOL BRILHAVA FORTE NO CÉU QUANDO JOSUÉ ORDENOU:

 

— HOJE, MARCHAREMOS SETE VEZES AO REDOR DA CIDADE. E, APÓS A ÚLTIMA VOLTA, TODOS VOCÊS GRITARÃO COM TODA A FORÇA!

 

OS ISRAELITAS COMEÇARAM A MARCHA. UMA VEZ, DUAS VEZES, TRÊS VEZES... ATÉ COMPLETAR AS SETE VOLTAS. QUANDO JOSUÉ DEU O SINAL, TODOS PARARAM.

 

— AGORA! GRITEM, MEU POVO, COMO NUNCA GRITARAM ANTES!

 

E FOI O QUE FIZERAM. O GRITO DOS ISRAELITAS ECOOU PELOS CÉUS, MISTURADO AO SOM PODEROSO DAS TROMBETAS. DE REPENTE, AS MURALHAS DE JERICÓ COMEÇARAM A TREMER. PEDRAS ENORMES COMEÇARAM A CAIR, UMA A UMA, ATÉ QUE TODA A MURALHA DESMORONOU EM UM ESTRONDO GIGANTESCO.

 

O POVO DE JERICÓ NÃO PODIA ACREDITAR NO QUE VIA. AQUELA CIDADE, QUE ANTES PARECIA INVENCÍVEL, ESTAVA AGORA ABERTA E VULNERÁVEL. E ASSIM, OS ISRAELITAS, COM A AJUDA DE DEUS, CONQUISTARAM JERICÓ.

 

JOSUÉ E SEU POVO SABIAM QUE A VITÓRIA NÃO ERA APENAS SUA, MAS DE DEUS, QUE OS GUIOU E PROTEGEU DURANTE TODA A JORNADA. E, DALI EM DIANTE, SEMPRE SE LEMBRARAM DAQUELE DIA EM QUE, COM FÉ E OBEDIÊNCIA, AS MURALHAS DE JERICÓ FORAM DERRUBADAS.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish