Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ,  NUM REINO MUITO DISTANTE CHAMADO ROMANÓPOLIS ONDE VIVIA O PODEROSO IMPERADOR NERO SANDUÍXUS. ELE ERA CONHECIDO POR SEU APETITE INSACIÁVEL POR… SANDUÍCHES! NERO SANDUÍXUS GOVERNAVA COM GRANDE ENTUSIASMO, MAS SUA PAIXÃO POR SANDUÍCHES ERA TÃO FORTE QUE ELE SE PREOCUPAVA MAIS COM OS RECHEIOS DE SEUS LANCHES DO QUE COM OS ASSUNTOS DE ROMANÓPOLIS.

 

CERTA MANHÃ ENSOLARADA, O IMPERADOR ACORDOU COM UM DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER UM SANDUÍCHE GIGANTESCO, O MAIOR QUE JÁ HAVIA VISTO. ELE ORDENOU QUE SEUS MELHORES CENTURIÕES—CLÁUDIO TOMATUS, JÚLIO QUEIJUS E MAXIMUS ALFACIUS—FOSSEM CONVOCADOS AO SEU PALÁCIO.

 

— MEUS BRAVOS CENTURIÕES! — ANUNCIOU NERO SANDUÍXUS, ENQUANTO PASSAVA MANTEIGA EM UM PEDAÇO DE PÃO COLOSSAL. — TENHO UMA MISSÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊS!

 

OS TRÊS CENTURIÕES SE ENTREOLHARAM, IMAGINANDO QUE TALVEZ TERIAM QUE ENFRENTAR UM EXÉRCITO INIMIGO OU CAPTURAR ALGUM REBELDE PERIGOSO.

 

— ESTAMOS PRONTOS, Ó GRANDE NERO! — RESPONDEU CLÁUDIO TOMATUS, BATENDO CONTINÊNCIA.

 

— ÓTIMO! — DISSE O IMPERADOR, COM OS OLHOS BRILHANDO. — VOCÊS DEVEM ENCONTRAR OS MELHORES INGREDIENTES PARA O SANDUÍCHE SUPREMO! QUERO O TOMATE MAIS SUCULENTO, O QUEIJO MAIS DERRETIDO, E A ALFACE MAIS CROCANTE! SOMENTE COM ESSES INGREDIENTES PODEREI ME TORNAR O IMPERADOR MAIS SATISFEITO DA HISTÓRIA DE ROMANÓPOLIS!

 

JÚLIO QUEIJUS TENTOU CONTER UMA RISADA, MAS NÃO CONSEGUIU.

 

— MAJESTADE, ISSO É… UMA MISSÃO PARA CENTURIÕES? — PERGUNTOU, TENTANDO MANTER A SERIEDADE.

 

— MAS É CLARO! — RESPONDEU NERO SANDUÍXUS, SEM PERCEBER O TOM IRÔNICO. — NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SATISFAZER O IMPERADOR!

 

E ASSIM, OS TRÊS CENTURIÕES PARTIRAM EM SUAS MONTARIAS. ELES VIAJARAM POR TODO O REINO, ENCONTRANDO DESAFIOS INESPERADOS. CLÁUDIO TOMATUS ENCONTROU UM TOMATE GIGANTE GUARDADO POR UM CORVO MUITO GULOSO. JÚLIO QUEIJUS TEVE QUE VENCER UMA VACA SAGRADA EM UM DUELO DE DANÇA PARA CONSEGUIR O QUEIJO PERFEITO. E MAXIMUS ALFACIUS PRECISOU CONVENCER UMA COLÔNIA DE FORMIGAS A DEIXAR A MELHOR ALFACE INTACTA.

 

APÓS MUITAS AVENTURAS E RISADAS, OS CENTURIÕES RETORNARAM AO PALÁCIO COM OS PRECIOSOS INGREDIENTES. NERO SANDUÍXUS, RADIANTE DE ALEGRIA, COMEÇOU A MONTAR SEU SANDUÍCHE DOS SONHOS. O PÃO ERA MAIOR QUE UMA BIGA ROMANA, E O CHEIRO DELICIOSO ESPALHOU-SE POR TODO O PALÁCIO.

 

FINALMENTE, O IMPERADOR DEU A PRIMEIRA MORDIDA. TODOS OS PRESENTES PRENDERAM A RESPIRAÇÃO, ESPERANDO SUA REAÇÃO. NERO MASTIGOU DEVAGAR, SABOREANDO CADA PEDAÇO. ENTÃO, COM UM SORRISO SATISFEITO, DECLAROU:

 

— ESTE É, SEM DÚVIDA, O MELHOR SANDUÍCHE DE TODOS OS TEMPOS! VOCÊS, MEUS LEAIS CENTURIÕES, CUMPRIRAM SUA MISSÃO COM BRAVURA!

 

OS CENTURIÕES SE CURVARAM, TENTANDO NÃO RIR ENQUANTO NERO SANDUÍXUS DEVORAVA O SANDUÍCHE COM ENTUSIASMO. E ASSIM, ENQUANTO O IMPERADOR SE DELEITAVA COM SEU LANCHE ÉPICO, OS ASSUNTOS DO REINO CONTINUAVAM A SER CONDUZIDOS PELOS SÁBIOS CONSELHEIROS, QUE SABIAM MUITO BEM COMO MANTER ROMANÓPOLIS EM ORDEM ENQUANTO NERO ESTAVA OCUPADO COM SEUS SANDUÍCHES.

 

E ASSIM, ROMANÓPOLIS PROSPEROU, NÃO POR CAUSA DAS GRANDES BATALHAS OU CONQUISTAS, MAS POR CAUSA DE UM IMPERADOR QUE ACREDITAVA QUE UM BOM SANDUÍCHE PODIA RESOLVER TUDO.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish