NA PACATA CIDADE DE ARAXÁ, HAVIA UMA FAZENDINHA MUITO ESPECIAL. ERA A FAZENDINHA DA VOVÓ CELESTINA, UMA SENHORINHA SIMPÁTICA E BONACHONA, QUE VIVIA COM UM SORRISO SEMPRE ESTAMPADO NO ROSTO E UM AVENTAL FLORIDO QUE BALANÇAVA CONFORME ELA ANDAVA. A FAZENDA NÃO ERA GRANDE, MAS ERA CHEIA DE VIDA E ENCANTOS.
VOVÓ CELESTINA CUIDAVA DE TUDO COM MUITO CARINHO. TINHA UM CACHORRO CHAMADO MAX, UM VIRA-LATA DE ORELHAS GRANDES E OLHOS ATENTOS QUE ADORAVA CORRER PELOS CAMPOS. HAVIA TAMBÉM A MIMOSA, UMA VACA LEITEIRA QUE FORNECIA O LEITE MAIS GOSTOSO DA REGIÃO, E QUE SEMPRE MUGIA BAIXINHO QUANDO A VOVÓ CHEGAVA PARA ORDENHÁ-LA.
MAS O QUE TORNAVA A FAZENDINHA AINDA MAIS ESPECIAL ERA UM MORADOR MUITO INUSITADO: UM TIGRE! SIM, UM TIGRE CHAMADO TIGRÃO. MAS ELE NÃO ERA UM TIGRE QUALQUER, E A HISTÓRIA DE COMO ELE FOI PARAR ALI É UMA AVENTURA E TANTO!
TUDO COMEÇOU EM UM FIM DE TARDE, QUANDO O CÉU DE ARAXÁ ESTAVA TINGIDO DE LARANJA E ROSA. VOVÓ CELESTINA ESTAVA SENTADA NA VARANDA, SABOREANDO UM CHAZINHO DE ERVA-CIDREIRA, QUANDO OUVIU UM BARULHO ESTRANHO VINDO DO CAMPO. CURIOSA, ELA SE LEVANTOU E SEGUIU O SOM, ACOMPANHADA POR MAX, QUE LATIA DESCONFIADO.
QUANDO CHEGARAM PERTO DO CELEIRO, O QUE VOVÓ CELESTINA ENCONTROU A DEIXOU DE BOCA ABERTA. ALI, EM MEIO AO CAPIM, ESTAVA UM GRANDE TIGRE, DEITADO E GEMENDO DE DOR. ELE PARECIA CANSADO E MACHUCADO, COM UMA DAS PATAS SANGRANDO. VOVÓ CELESTINA, COM SEU CORAÇÃO BONDOSO, NÃO PENSOU DUAS VEZES. CHAMOU MAX PARA FICAR DE GUARDA, ENQUANTO CORRIA PARA PEGAR SUA CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS.
— POBRE BICHINHO, O QUE ACONTECEU COM VOCÊ? — PERGUNTOU A VOVÓ, ENQUANTO SE APROXIMAVA DEVAGAR, TENTANDO NÃO ASSUSTÁ-LO.
O TIGRE A OLHOU COM SEUS GRANDES OLHOS DOURADOS, COMO SE ENTENDESSE QUE AQUELA SENHORA QUERIA AJUDÁ-LO. COM TODO O CUIDADO, VOVÓ CELESTINA EXAMINOU A PATA DO TIGRE E ENCONTROU O PROBLEMA: UM CACO DE VIDRO ESTAVA PRESO EM SUA ALMOFADA. COM MÃOS DELICADAS, ELA RETIROU O VIDRO E LIMPOU A FERIDA, COLOCANDO UMA BANDAGEM MACIA.
— PRONTO, TIGRÃO, AGORA VOCÊ VAI FICAR BEM! — DISSE ELA, BATIZANDO O TIGRE DE TIGRÃO ALI MESMO.
PARA SURPRESA DE TODOS, TIGRÃO SE ADAPTOU MUITO BEM À FAZENDINHA. ELE SE TORNOU UM GRANDE AMIGO DE MAX E ATÉ DA MIMOSA, QUE NO INÍCIO FICOU UM POUCO ASSUSTADA, MAS LOGO SE ACOSTUMOU COM O NOVO COMPANHEIRO. TODOS OS DIAS, TIGRÃO ANDAVA AO LADO DE VOVÓ CELESTINA ENQUANTO ELA CUIDAVA DOS AFAZERES DA FAZENDA. ELE GOSTAVA DE SE DEITAR À SOMBRA DAS ÁRVORES E OUVIR AS HISTÓRIAS QUE A VOVÓ CONTAVA SOBRE SUA JUVENTUDE E AVENTURAS.
COM O PASSAR DO TEMPO, TIGRÃO SE RECUPEROU TOTALMENTE, MAS NUNCA MAIS QUIS VOLTAR PARA A MATA. ELE TINHA ENCONTRADO UM LAR NA FAZENDINHA DA VOVÓ CELESTINA, ONDE ERA TRATADO COM AMOR E RESPEITO. E ASSIM, AQUELA FAZENDINHA SIMPLES DE ARAXÁ FICOU FAMOSA POR SER O LAR DA VOVÓ MAIS QUERIDA E DO TIGRE MAIS FELIZ DE TODOS.
E QUEM PASSAVA POR ALI, SEMPRE PODIA VER VOVÓ CELESTINA CAMINHANDO COM MAX DE UM LADO, MIMOSA DO OUTRO, E TIGRÃO LOGO ATRÁS, TODOS JUNTOS, VIVENDO EM PERFEITA HARMONIA NAQUELA FAZENDINHA MÁGICA.