Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

EM UM VALE TRANQUILO, RODEADO DE MONTANHAS E CÉUS AZUIS, VIVIA UM HOMEM CHAMADO ABRAÃO. ELE ERA CONHECIDO POR SUA BONDADE, SABEDORIA E, ACIMA DE TUDO, PELA SUA FÉ INABALÁVEL EM DEUS. ABRAÃO E SUA ESPOSA, SARA, ESPERARAM MUITOS ANOS PARA TEREM UM FILHO, E FINALMENTE, DEUS LHES DEU UM MENINO A QUEM CHAMARAM DE ISAQUE.

 

ISAQUE ERA O TESOURO DE ABRAÃO E SARA. ELE ERA UM MENINO ALEGRE, COM OLHOS BRILHANTES E UM SORRISO QUE ILUMINAVA A CASA. ABRAÃO AMAVA SEU FILHO COM TODO O SEU CORAÇÃO, MAS ELE SABIA QUE SEU AMOR POR DEUS ERA AINDA MAIOR.

 

UM DIA, DEUS FALOU COM ABRAÃO EM UMA VISÃO E DISSE:

 

— ABRAÃO!

 

ABRAÃO RESPONDEU IMEDIATAMENTE:

 

— AQUI ESTOU, SENHOR.

 

DEUS ENTÃO LHE PEDIU ALGO QUE DEIXOU ABRAÃO PERPLEXO:

 

— TOMA TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO, ISAQUE, A QUEM AMAS, E VAI À TERRA DE MORIÁ. OFERECE-O ALI EM HOLOCAUSTO SOBRE UM DOS MONTES QUE TE DIREI.

 

ABRAÃO FICOU MUITO TRISTE, MAS ELE SABIA QUE DEVIA OBEDECER À VONTADE DE DEUS, MESMO QUE NÃO ENTENDESSE. COM O CORAÇÃO APERTADO, ELE CHAMOU ISAQUE E JUNTOS COMEÇARAM A JORNADA PARA O MONTE MORIÁ.

 

ELES CAMINHARAM POR TRÊS DIAS, E DURANTE ESSE TEMPO, ABRAÃO REFLETIU SOBRE A PROMESSA QUE DEUS LHE HAVIA FEITO, DE QUE SUA DESCENDÊNCIA SERIA TÃO NUMEROSA QUANTO AS ESTRELAS. ELE ACREDITAVA QUE, DE ALGUMA FORMA, DEUS CUMPRIRIA ESSA PROMESSA, MESMO QUE ELE NÃO SOUBESSE COMO.

 

QUANDO CHEGARAM AO MONTE, ABRAÃO DISSE AOS SEUS SERVOS:

 

— FIQUEM AQUI COM O JUMENTO; EU E O MENINO IREMOS ATÉ LÁ E, DEPOIS DE ADORARMOS, VOLTAREMOS A VOCÊS.

 

ABRAÃO COLOCOU A LENHA SOBRE OS OMBROS DE ISAQUE, ENQUANTO ELE CARREGAVA O FOGO E A FACA. À MEDIDA QUE SUBIAM O MONTE, ISAQUE, CURIOSO, PERGUNTOU:

 

— PAI, TEMOS O FOGO E A LENHA, MAS ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO?

 

ABRAÃO OLHOU PARA O FILHO COM TERNURA E RESPONDEU:

 

— DEUS PROVERÁ PARA SI O CORDEIRO, MEU FILHO.

 

QUANDO CHEGARAM AO LUGAR INDICADO POR DEUS, ABRAÃO CONSTRUIU UM ALTAR E ARRUMOU A LENHA SOBRE ELE. COM O CORAÇÃO CHEIO DE TRISTEZA, ELE AMARROU ISAQUE E O COLOCOU SOBRE O ALTAR. ENTÃO, ABRAÃO LEVANTOU A FACA PARA SACRIFICAR SEU FILHO.

 

MAS NAQUELE EXATO MOMENTO, O ANJO DO SENHOR GRITOU DO CÉU:

 

— ABRAÃO, ABRAÃO!

 

ABRAÃO PAROU IMEDIATAMENTE E RESPONDEU:

 

— AQUI ESTOU.

 

O ANJO DISSE:

 

— NÃO LEVANTES A MÃO CONTRA O MENINO! NÃO LHE FAÇAS MAL ALGUM. AGORA SEI QUE TEMES A DEUS, POIS NÃO ME NEGASTE TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO.

 

ABRAÃO, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, OLHOU AO REDOR E VIU UM CARNEIRO PRESO PELOS CHIFRES EM UM ARBUSTO. ELE TOMOU O CARNEIRO E O OFERECEU COMO SACRIFÍCIO EM LUGAR DE SEU FILHO. ABRAÃO CHAMOU AQUELE LUGAR DE "O SENHOR PROVERÁ."

 

O ANJO DO SENHOR CHAMOU ABRAÃO DO CÉU UMA SEGUNDA VEZ E DISSE:

 

— JURO POR MIM MESMO, DECLARA O SENHOR, QUE, POR TERES FEITO ISSO E NÃO ME NEGADO TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO, ABENÇOAREI-TE E MULTIPLICAREI A TUA DESCENDÊNCIA COMO AS ESTRELAS E COMO A AREIA QUE ESTÁ NA PRAIA DO MAR. E POR MEIO DE TUA DESCENDÊNCIA, TODAS AS NAÇÕES DA TERRA SERÃO ABENÇOADAS, PORQUE OBEDECESTE À MINHA VOZ.

 

ABRAÃO VOLTOU COM ISAQUE, E ELES DESCERAM JUNTOS DO MONTE, CHEIOS DE GRATIDÃO E FÉ. ELES SABIAM QUE DEUS SEMPRE CUIDARIA DELES, NÃO IMPORTANDO A SITUAÇÃO. E ASSIM, A FÉ DE ABRAÃO SE TORNOU UM EXEMPLO ETERNO DE CONFIANÇA E OBEDIÊNCIA A DEUS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 09/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish