ERA UMA VEZ, NUMA TERRA ANTIGA E SAGRADA, UM PEQUENO VILAREJO CHAMADO LUZ DO DESERTO. NESSE VILAREJO, MORAVA UM GAROTO CURIOSO E AVENTUREIRO CHAMADO BENJAMIM. ELE ADORAVA EXPLORAR AS HISTÓRIAS ANTIGAS E OS SEGREDOS QUE SEU AVÔ, O SÁBIO ANCIÃO ELI, CONTAVA AO REDOR DA FOGUEIRA TODAS AS NOITES.
CERTA NOITE, APÓS O JANTAR, BENJAMIM SE ACONCHEGOU AO LADO DE SEU AVÔ, ANSIOSO POR UMA NOVA HISTÓRIA. ELI SORRIU E COMEÇOU A NARRAR UM CONTO ESPECIAL:
"HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, NA TERRA DE ISRAEL, DEUS FALOU A MOISÉS, O GRANDE LÍDER DO POVO HEBREU. DEUS INSTRUIU MOISÉS A CONSTRUIR UM TABERNÁCULO, UM LUGAR SAGRADO ONDE AS PESSOAS PODERIAM SE ENCONTRAR COM ELE. ENTRE OS MUITOS OBJETOS SAGRADOS, HAVIA UM EM PARTICULAR QUE SE DESTACAVA: A PIA DE BRONZE."
OS OLHOS DE BENJAMIM BRILHARAM DE CURIOSIDADE. "O QUE É UMA PIA DE BRONZE, VOVÔ?" PERGUNTOU ELE.
ELI CONTINUOU, "A PIA DE BRONZE ERA UMA GRANDE BACIA FEITA DE BRONZE RELUZENTE. FOI COLOCADA ENTRE A TENDA DO ENCONTRO E O ALTAR. ELA NÃO ERA APENAS UM OBJETO COMUM. DEUS DISSE A MOISÉS QUE ARÃO E SEUS FILHOS, OS SACERDOTES, DEVERIAM LAVAR SUAS MÃOS E PÉS NA PIA DE BRONZE ANTES DE ENTRAREM NA TENDA DO ENCONTRO OU SE APROXIMAREM DO ALTAR PARA OFERECER SACRIFÍCIOS. ISSO ERA PARA QUE ELES FOSSEM PURIFICADOS E NÃO CORRESSEM O RISCO DE MORRER."
BENJAMIM FEZ UMA CARETA. "POR QUE ERA TÃO IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS E OS PÉS, VOVÔ?"
O AVÔ ELI RESPONDEU COM PACIÊNCIA: "LAVAR AS MÃOS E OS PÉS SIMBOLIZAVA A PUREZA E A PREPARAÇÃO PARA SE APROXIMAR DE DEUS. ERA UMA MANEIRA DE MOSTRAR RESPEITO E REVERÊNCIA. DEUS QUERIA QUE SEU POVO COMPREENDESSE A IMPORTÂNCIA DA SANTIDADE E DA PUREZA."
O PEQUENO BENJAMIM IMAGINOU ARÃO E SEUS FILHOS LAVANDO-SE NA PIA DE BRONZE, A ÁGUA REFLETINDO O SOL COMO UM ESPELHO. ELE PODIA QUASE OUVIR O SOM SUAVE DA ÁGUA CORRENDO E SENTIR A SENSAÇÃO REFRESCANTE NAS MÃOS E NOS PÉS.
"E HAVIA ALGO MÁGICO SOBRE A PIA DE BRONZE?" PERGUNTOU BENJAMIM, COM OS OLHOS ARREGALADOS.
O AVÔ ELI RIU. "BEM, NÃO ERA EXATAMENTE MÁGICA, MAS HAVIA ALGO MUITO ESPECIAL SOBRE ELA. A PIA DE BRONZE FOI FEITA A PARTIR DOS ESPELHOS DAS MULHERES QUE SERVIAM À ENTRADA DA TENDA DO ENCONTRO. ASSIM, A PIA NÃO APENAS REFLETIA A LUZ, MAS TAMBÉM SIMBOLIZAVA A CONTRIBUIÇÃO E A DEDICAÇÃO DE TODAS AQUELAS MULHERES AO SERVIÇO DE DEUS."
BENJAMIM FICOU EM SILÊNCIO POR UM MOMENTO, ABSORVENDO TODA A HISTÓRIA. ENTÃO, COM UM SORRISO TRAVESSO, ELE PERGUNTOU: "VOVÔ, SERÁ QUE POSSO TER MINHA PRÓPRIA PIA DE BRONZE UM DIA?"
ELI SORRIU E ACARICIOU A CABEÇA DE BENJAMIM. "MEU QUERIDO, A VERDADEIRA PIA DE BRONZE ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS. SEMPRE QUE FAZEMOS ALGO BOM, QUANDO AJUDAMOS OS OUTROS OU MOSTRAMOS RESPEITO E BONDADE, É COMO SE ESTIVÉSSEMOS LAVANDO NOSSAS MÃOS E PÉS NAQUELA PIA SAGRADA. LEMBRE-SE SEMPRE DE MANTER SEU CORAÇÃO PURO E SUAS AÇÕES JUSTAS, E VOCÊ ESTARÁ SEMPRE PREPARADO PARA SE ENCONTRAR COM DEUS."
COM ESSAS PALAVRAS, BENJAMIM SENTIU UM CALOR NO CORAÇÃO. ELE PERCEBEU QUE AS LIÇÕES DO PASSADO PODIAM ILUMINAR SEU CAMINHO NO PRESENTE. E ASSIM, NAQUELA NOITE ESTRELADA, AO LADO DE SEU AVÔ, BENJAMIM ADORMECEU COM UM SORRISO, SONHANDO COM AVENTURAS E COM A BELA E SAGRADA PIA DE BRONZE.