ERA UMA VEZ, EM UM VILAREJO ENCANTADO, UM MENININHO MUITO TRAVESSO CHAMADO CHAPÉU DE CHALEIRA. ELE GANHOU ESSE APELIDO PORQUE ANDAVA POR TODOS OS LADOS COM UMA CHALEIRA EM CIMA DA CABEÇA, COMO SE FOSSE UM CHAPÉU. CHAPÉU DE CHALEIRA ADORAVA AVENTURAS E ESTAVA SEMPRE À PROCURA DE ALGO NOVO PARA EXPLORAR.
CERTA NOITE, SOB A LUZ DE UMA LUA CHEIA, CHAPÉU DE CHALEIRA DECIDIU DAR UM PASSEIO PELA FLORESTA. ELE OUVIU HISTÓRIAS SOBRE UMA CRIATURA MÁGICA QUE APARECIA APENAS NESSAS NOITES: O SAPINHO GARIBALDO. DIZIAM QUE GARIBALDO ERA UM MESTRE DE FEITIÇOS E TRAPACEIRO, TEMIDO POR MUITOS NO VILAREJO, QUE ACREDITAVAM QUE ELE TINHA PODERES ESTRANHOS E MALIGNOS.
COM A CURIOSIDADE AGUÇADA, CHAPÉU DE CHALEIRA ENTROU NA FLORESTA ESCURA, SEGUINDO O SOM DAS GOTAS DE CHUVA QUE COMEÇAVAM A CAIR. ELE SABIA QUE GARIBALDO ERA CONSIDERADO UMA CRIATURA DA CHUVA E QUE ESSA ERA A MELHOR CHANCE DE ENCONTRÁ-LO. DEPOIS DE CAMINHAR POR UM TEMPO, ELE CHEGOU A UMA CLAREIRA ILUMINADA PELA LUZ PRATEADA DA LUA.
NO CENTRO DA CLAREIRA, SENTADO EM UMA GRANDE FOLHA DE LÓTUS, ESTAVA O SAPINHO GARIBALDO. SEU ROSTO VERDE BRILHAVA À LUZ DA LUA CHEIA, REVELANDO UMA EXPRESSÃO INTRIGANTE. CHAPÉU DE CHALEIRA, SEM MEDO, SE APROXIMOU E DISSE:
"OLÁ, GARIBALDO! EU SOU CHAPÉU DE CHALEIRA. OUVI MUITAS HISTÓRIAS SOBRE VOCÊ E QUERIA CONHECÊ-LO."
GARIBALDO OLHOU PARA O MENINO COM SEUS OLHOS GRANDES E DOURADOS E RESPONDEU: "VOCÊ É CORAJOSO, CHAPÉU DE CHALEIRA. POUCOS SE ATREVEM A ME PROCURAR. O QUE VOCÊ DESEJA?"
CHAPÉU DE CHALEIRA SORRIU E SENTOU-SE AO LADO DE GARIBALDO. "EU SÓ QUERIA CONHECER VOCÊ E TALVEZ APRENDER ALGUNS DOS SEUS TRUQUES MÁGICOS. ACHO QUE AS PESSOAS NÃO TE ENTENDEM BEM E TE VEEM COMO ALGUÉM MAU, MAS EU ACREDITO QUE VOCÊ É DIFERENTE."
GARIBALDO FICOU SURPRESO COM A RESPOSTA DO MENINO. NINGUÉM JAMAIS HAVIA SE APROXIMADO DELE SEM MEDO OU PRECONCEITO. ELE DECIDIU MOSTRAR A CHAPÉU DE CHALEIRA QUE A MAGIA PODIA SER USADA PARA O BEM. COM UM COAXAR SUAVE, ELE LANÇOU UM FEITIÇO E FEZ FLORES COLORIDAS DESABROCHAREM AO REDOR DELES, MESMO COM A CHUVA CAINDO.
"UAU!" EXCLAMOU CHAPÉU DE CHALEIRA. "ISSO É INCRÍVEL! VOCÊ PODE ENSINAR-ME MAIS?"
E ASSIM, AO LONGO DA NOITE, GARIBALDO ENSINOU A CHAPÉU DE CHALEIRA PEQUENOS ENCANTAMENTOS E TRUQUES, MOSTRANDO QUE A VERDADEIRA MAGIA ESTAVA NA BONDADE E NO DESEJO DE AJUDAR OS OUTROS. COM O PASSAR DO TEMPO, OS DOIS SE TORNARAM GRANDES AMIGOS.
A PARTIR DAQUELE ENCONTRO, A VIDA DE GARIBALDO MUDOU COMPLETAMENTE. COM A AJUDA DE CHAPÉU DE CHALEIRA, ELE COMEÇOU A USAR SUA MAGIA PARA AJUDAR O VILAREJO, FAZENDO A CHUVA CAIR NAS PLANTAÇÕES QUANDO NECESSÁRIO E CURANDO OS DOENTES COM SUAS POÇÕES MÁGICAS. AS PESSOAS DO VILAREJO, QUE ANTES O TEMIAM, PASSARAM A RESPEITÁ-LO E A VÊ-LO COMO UM VERDADEIRO AMIGO.