ERA UMA VEZ, NO ANTIGO EGITO, UMA PRINCESA CHAMADA NEFERTARI. ELA ERA CONHECIDA POR SUA CORAGEM E INTELIGÊNCIA, E SEU PAI, O FARAÓ, TINHA MUITO ORGULHO DELA. UM DIA, ENQUANTO PASSEAVA PELAS MARGENS DO RIO NILO, NEFERTARI SE DISTRAIU OBSERVANDO UM PÁSSARO COLORIDO E, SEM PERCEBER, ESCORREGOU E CAIU NAS ÁGUAS TURBULENTAS DO RIO.
AS ÁGUAS DO NILO ERAM PROFUNDAS E REPLETAS DE MISTÉRIOS. ENQUANTO NEFERTARI LUTAVA PARA SE MANTER À TONA, UM CROCODILO GIGANTE SURGIU DAS PROFUNDEZAS, NADANDO RAPIDAMENTE EM SUA DIREÇÃO. MAS, PARA A SURPRESA DA PRINCESA, O CROCODILO NÃO ERA COMUM. SEUS OLHOS BRILHAVAM COM UMA INTELIGÊNCIA INCOMUM E, AO INVÉS DE ATACAR, ELE FALOU:
— PRINCESA NEFERTARI, EU SOU SOBEK, O GUARDIÃO DO NILO. VOCÊ ESTÁ EM PERIGO, MAS EU POSSO AJUDÁ-LA. PARA ISSO, VOCÊ DEVE RESOLVER TRÊS ENIGMAS.
SEM ESCOLHA, NEFERTARI ACEITOU O DESAFIO. SOBEK ENTÃO FEZ A PRIMEIRA PERGUNTA:
— O QUE TEM FOLHAS, MAS NÃO É PLANTA, TEM UMA ESPINHA, MAS NÃO É ANIMAL, E CARREGA HISTÓRIAS DO PASSADO?
NEFERTARI PENSOU POR UM MOMENTO E RESPONDEU COM CONFIANÇA:
— É UM LIVRO!
SOBEK SORRIU E DISSE:
— MUITO BEM, PRINCESA. AGORA, O SEGUNDO ENIGMA. EU POSSO SER QUEBRADO SEM SER TOCADO, E POSSO SER PERDIDO SEM SER ROUBADO. O QUE SOU EU?
A PRINCESA REFLETIU E RESPONDEU:
— UM SEGREDO!
SOBEK ASSENTIU, IMPRESSIONADO COM A SABEDORIA DA PRINCESA. ENTÃO, ELE FEZ A ÚLTIMA PERGUNTA:
— EU SOU ALGO QUE TODOS PODEM OUVIR, MAS NINGUÉM PODE VER. EU APAREÇO UMA VEZ POR ANO, MAS DURMO POR MIL ANOS. O QUE SOU EU?
NEFERTARI FRANZIU A TESTA, PENSATIVA. APÓS ALGUNS MINUTOS, ELA SORRIU E RESPONDEU:
— É O TROVÃO!
COM UM RUGIDO DE APROVAÇÃO, SOBEK DISSE:
— VOCÊ É VERDADEIRAMENTE SÁBIA, NEFERTARI. VOU GUIÁ-LA ATÉ A MARGEM EM SEGURANÇA.
SOBEK NADOU AO LADO DA PRINCESA, PROTEGENDO-A DAS FORTES CORRENTES DO NILO. QUANDO CHEGARAM À MARGEM, ELE ENTREGOU A NEFERTARI UM MAPA ANTIGO.
— ESTE MAPA LEVA A UM TESOURO ESCONDIDO, GUARDADO PELOS DEUSES. USE-O COM SABEDORIA, PRINCESA, E NUNCA SE ESQUEÇA DA CORAGEM E INTELIGÊNCIA QUE DEMONSTROU HOJE.
NEFERTARI AGRADECEU A SOBEK E PROMETEU HONRAR O PRESENTE. DE VOLTA AO PALÁCIO, ELA SEGUIU O MAPA, QUE A LEVOU A UM TEMPLO SECRETO. DENTRO DO TEMPLO, ELA ENCONTROU UM BAÚ DE OURO E JOIAS, MAS O VERDADEIRO TESOURO ERA UM PERGAMINHO QUE CONTINHA CONHECIMENTOS ANTIGOS E VALIOSOS.
A PRINCESA USOU ESSES CONHECIMENTOS PARA AJUDAR SEU POVO, TORNANDO-SE UMA RAINHA JUSTA E SÁBIA. E SEMPRE QUE PASSEAVA PELAS MARGENS DO NILO, ELA SE LEMBRAVA DO CROCODILO GUARDIÃO E DOS ENIGMAS QUE A LEVARAM A DESCOBRIR O MAIOR TESOURO DE TODOS: A SABEDORIA.