Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UMA MAMÃE COELHA CHAMADA CECÍLIA, QUE MORAVA EM UMA PEQUENA TOCA NA FLORESTA ENCANTADA. CECÍLIA ERA CONHECIDA POR TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA POR SUA INCRÍVEL MANIA DE LIMPEZA. NÃO HAVIA UM GRÃO DE POEIRA EM SUA CASA, E TUDO BRILHAVA COMO CRISTAIS SOB A LUZ DO SOL.

 

TODOS OS DIAS, BEM CEDINHO, CECÍLIA ACORDAVA ANTES DOS PRIMEIROS RAIOS DE SOL E COMEÇAVA SUA ROTINA DE LIMPEZA. VARRIAM-SE OS CANTOS DA TOCA, ESFREGAVAM-SE AS PAREDES E POLIAM-SE OS MÓVEIS. MAS O QUE MAIS OCUPAVA SEU TEMPO ERA LAVAR A ROUPA. CECÍLIA LAVAVA AS ROUPAS DE TODA A FAMÍLIA TODOS OS DIAS, SEM FALTA. ERA UMA VERDADEIRA MARATONA DE SABÃO, ÁGUA E VARAL.

 

SEUS FILHOS, OS COELHINHOS PIPOCA, ALGODÃO E CENOURA, SEMPRE ACHAVAM ENGRAÇADO A OBSESSÃO DA MÃE. CERTO DIA, ENQUANTO CECÍLIA ESTENDIA MAIS UMA LEVA DE ROUPAS NO VARAL, PIPOCA NÃO SE CONTEVE E PERGUNTOU:

 

— MAMÃE, POR QUE A SENHORA LAVA ROUPA TODO DIA? A GENTE NEM USA TANTA ROUPA ASSIM!

 

CECÍLIA SORRIU E RESPONDEU COM PACIÊNCIA:

 

— AH, MEU QUERIDO PIPOCA, É QUE EU GOSTO DE VER TUDO LIMPINHO E CHEIROSO. E, ROUPAS LIMPAS NOS FAZEM SENTIR BEM, NÃO É MESMO?

 

ALGODÃO, QUE SEMPRE ESTAVA COM A CABEÇA NAS NUVENS, COMENTOU:

 

— MAS, MAMÃE, A GENTE PODERIA USAR A MESMA ROUPA POR MAIS DE UM DIA, NÉ? ASSIM A SENHORA NÃO TERIA TANTO TRABALHO.

 

CECÍLIA PAROU POR UM MOMENTO E PENSOU NA SUGESTÃO DE ALGODÃO. ANTES QUE PUDESSE RESPONDER, CENOURA, QUE ERA O MAIS ESPERTO DOS IRMÃOS, TEVE UMA IDEIA BRILHANTE:

 

— E SE A GENTE AJUDASSE A MAMÃE COM A LIMPEZA? ASSIM ELA NÃO FICARIA TÃO CANSADA!

 

OS TRÊS COELHINHOS CONCORDARAM EM UNÍSSONO, E CECÍLIA FICOU EMOCIONADA COM A ATITUDE DOS FILHOS. NO DIA SEGUINTE, AO INVÉS DE CECÍLIA LEVANTAR-SE SOZINHA, FOI ACORDADA PELOS COELHINHOS QUE ESTAVAM PRONTOS PARA AJUDAR.

 

PIPOCA VARRIA A TOCA COM ENTUSIASMO, ALGODÃO ESFREGAVA AS PAREDES CANTANDO UMA CANÇÃO ALEGRE, E CENOURA POLIA OS MÓVEIS COM DESTREZA. CECÍLIA, POR SUA VEZ, LAVAVA AS ROUPAS, MAS COM A AJUDA DOS FILHOS PARA ESTENDÊ-LAS NO VARAL.

 

AQUELA MANHÃ FOI ESPECIAL. A CASA FICOU TÃO LIMPA QUANTO ANTES, MAS CECÍLIA SENTIU ALGO DIFERENTE: SEU CORAÇÃO ESTAVA MAIS LEVE E CHEIO DE ALEGRIA. A PARTIR DAQUELE DIA, A ROTINA DE LIMPEZA SE TORNOU UM MOMENTO DE UNIÃO FAMILIAR, ONDE TODOS AJUDAVAM E SE DIVERTIAM JUNTOS.

 

E ASSIM, NA FLORESTA ENCANTADA, A FAMA DA TOCA DA MAMÃE CECÍLIA CONTINUOU A SE ESPALHAR, NÃO SÓ POR SER A MAIS LIMPA, MAS TAMBÉM POR SER A MAIS FELIZ. CECÍLIA PERCEBEU QUE, EMBORA FOSSE IMPORTANTE MANTER TUDO LIMPO, O MAIS IMPORTANTE ERA ESTAR JUNTO DE QUEM SE AMA, COMPARTILHANDO MOMENTOS E RISADAS.

 

E OS COELHINHOS APRENDERAM QUE AJUDAR NAS TAREFAS DE CASA NÃO SÓ DEIXAVA TUDO MAIS FÁCIL PARA A MAMÃE, MAS TAMBÉM FAZIA COM QUE SE SENTISSEM MAIS UNIDOS E FELIZES. E SE, POR ACASO, UM DIA ALGUÉM PASSASSE PELA FLORESTA E OUVISSE RISADAS E CANTORIAS, PODERIA TER CERTEZA: ERAM CECÍLIA E SEUS COELHINHOS, VIVENDO FELIZES E LIMPANDO TUDO COM AMOR.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 04/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish