TODOS OS DIAS, BEM CEDINHO, A FORMIGUINHA IAIÁ CHEGAVA À CASA DOS PATRÕES. ELA ERA CONHECIDA POR SEU SORRISO CONTAGIANTE E SUA DISPOSIÇÃO INCANSÁVEL. IAIÁ PEGAVA FIRME NO TRABALHO DE LIMPEZA DA CASA, VARRENDO, ESFREGANDO E DEIXANDO TUDO BRILHANDO. E FAZIA TUDO ISSO COM ALEGRIA, CANTANDO SUAS CANÇÕES FAVORITAS ENQUANTO TRABALHAVA.
O PATRÃO DA CASA ERA UM MARIMBONDO CHAMADO SR. FERRÃO. ELE OBSERVAVA, INTRIGADO, COMO IAIÁ CONSEGUIA SER TÃO PRODUTIVA SEM NENHUMA SUPERVISÃO. "SE ELA JÁ É TÃO EFICIENTE POR CONTA PRÓPRIA," PENSOU SR. FERRÃO, "IMAGINE O QUANTO PODERIA FAZER SE TIVESSE ALGUÉM PARA GUIÁ-LA."
FOI ENTÃO QUE ELE DECIDIU NOMEAR A BARATA BETINA, A BABÁ DAS CRIANÇAS, COMO SUPERVISORA DA FORMIGUINHA. BETINA ERA CONHECIDA POR SEUS RELATÓRIOS DETALHADOS E POR SUA VASTA EXPERIÊNCIA EM ORGANIZAÇÃO.
NO PRIMEIRO DIA COMO SUPERVISORA, BETINA CHAMOU IAIÁ PARA UMA CONVERSA. "A PARTIR DE HOJE, TEMOS UM HORÁRIO PADRONIZADO DE ENTRADA E SAÍDA," DISSE ELA COM UM SORRISO PROFISSIONAL. IAIÁ, SEM ENTENDER MUITO BEM A NECESSIDADE DE TANTA FORMALIDADE, ACATOU A NOVA REGRA.
COM O TEMPO, BETINA PERCEBEU QUE PRECISAVA DE AJUDA PARA PREPARAR OS RELATÓRIOS SOBRE O TRABALHO DE IAIÁ. ASSIM, CONTRATOU UMA SECRETÁRIA, A ABELHA CLARA, QUE ERA ESPECIALISTA EM GRÁFICOS E INDICADORES.
AS SEMANAS PASSARAM E A MESA DE BETINA SE ENCHIA CADA VEZ MAIS DE PAPÉIS, GRÁFICOS E RELATÓRIOS. O SR. FERRÃO FICAVA ENCANTADO COM AS APRESENTAÇÕES DETALHADAS QUE BETINA FAZIA EM CADA REUNIÃO. ELE ADORAVA OS GRÁFICOS COLORIDOS E AS ANÁLISES DE TENDÊNCIAS SOBRE O DESEMPENHO DE IAIÁ.
PORÉM, IAIÁ COMEÇOU A PERCEBER QUE SEU TRABALHO HAVIA MUDADO. PASSAVA MAIS TEMPO PREENCHENDO FORMULÁRIOS E PARTICIPANDO DE REUNIÕES DO QUE REALMENTE LIMPANDO A CASA. A ALEGRIA QUE SENTIA AO CANTAR E TRABALHAR AOS POUCOS SE TRANSFORMAVA EM CANSAÇO E FRUSTRAÇÃO.
CERTA TARDE, ENQUANTO VARRIA A COZINHA, IAIÁ DESABAFOU COM SUA AMIGA JOANINHA LILI. "TODA ESSA PAPELADA E REUNIÕES ESTÃO ME DEIXANDO EXAUSTA. EU SÓ QUERIA FAZER MEU TRABALHO EM PAZ, COMO ANTES."
LILI, SEMPRE SÁBIA, SUGERIU QUE IAIÁ CONVERSASSE COM SR. FERRÃO. "TALVEZ ELE NÃO SAIBA COMO VOCÊ SE SENTE," DISSE LILI.
NO DIA SEGUINTE, COM O CORAÇÃO ACELERADO, IAIÁ PEDIU UMA REUNIÃO COM SR. FERRÃO. "SR. FERRÃO," COMEÇOU ELA, "EU AGRADEÇO TODAS AS MELHORIAS E SUPERVISÃO, MAS SINTO FALTA DE QUANDO EU PODIA SIMPLESMENTE FAZER MEU TRABALHO E SER FELIZ. AGORA, PASSO MAIS TEMPO COM PAPÉIS DO QUE LIMPANDO A CASA."
O MARIMBONDO OLHOU PARA IAIÁ COM SURPRESA. ELE NÃO HAVIA PERCEBIDO O QUANTO TODA AQUELA ESTRUTURA HAVIA IMPACTADO SUA FORMIGUINHA TRABALHADORA. "IAIÁ, EU SÓ QUERIA MELHORAR AS COISAS PARA VOCÊ," DISSE ELE COM SINCERIDADE.
"EU SEI, SR. FERRÃO," RESPONDEU IAIÁ, "MAS ÀS VEZES, MENOS É MAIS. EU ERA FELIZ FAZENDO MEU TRABALHO SIMPLES E BEM-FEITO."
DEPOIS DESSA CONVERSA, SR. FERRÃO REFLETIU SOBRE A SITUAÇÃO E TOMOU UMA DECISÃO. ELE SIMPLIFICOU OS PROCESSOS, DEIXANDO BETINA E CLARA RESPONSÁVEIS APENAS POR RELATÓRIOS ESSENCIAIS. IAIÁ VOLTOU A FAZER SEU TRABALHO COMO ANTES, COM LIBERDADE PARA CANTAR E SER FELIZ.
E ASSIM, A CASA DOS PATRÕES VOLTOU A BRILHAR COM O ESFORÇO ALEGRE DE IAIÁ, QUE APRENDEU A IMPORTÂNCIA DE ENCONTRAR EQUILÍBRIO ENTRE PRODUTIVIDADE E FELICIDADE. E O SR. FERRÃO, POR SUA VEZ, APRENDEU QUE SUPERVISIONAR NEM SEMPRE SIGNIFICA MELHORAR, E QUE CONFIAR NO TRABALHO BEM-FEITO É A MELHOR SUPERVISÃO QUE ALGUÉM PODE DAR.