ERA UMA VEZ, EM ASGARD, NO PALÁCIO DE VALASKJÁLF, UM REI CHAMADO ODIN. ELE ERA O MAIS SÁBIO E PODEROSO DE TODOS OS DEUSES, E TODOS O CONHECIAM COMO O REI DA BARBA LONGA. A BARBA DE ODIN ERA TÃO LONGA QUE ELE PODIA USÁ-LA COMO UM COBERTOR NAS NOITES FRIAS, E TÃO ESPESSA QUE SE DIZIA QUE HAVIA PASSARINHOS E ESQUILOS VIVENDO NELA!
ODIN MORAVA EM UM CASTELO MAGNÍFICO CHAMADO VALHALLA. ELE GOVERNAVA COM JUSTIÇA E BONDADE, MAS TINHA UM SEGREDO: ELE ADORAVA PIADAS! SEMPRE QUE ALGUÉM CONTAVA UMA BOA PIADA, ODIN RIA TANTO QUE SUA BARBA TREMIA COMO AS FOLHAS DAS ÁRVORES EM UM DIA DE VENTO FORTE.
UM DIA, UM PEQUENO MENINO CHAMADO ERIK DECIDIU QUE QUERIA FAZER O REI ODIN RIR. ERIK ERA CONHECIDO EM SUA VILA COMO O CONTADOR DE HISTÓRIAS MAIS ENGRAÇADO. ELE TINHA OUVIDO HISTÓRIAS SOBRE O REI E SUA BARBA INCRÍVEL E QUERIA VÊ-LA DE PERTO. ENTÃO, COM CORAGEM, ELE PARTIU EM UMA JORNADA PARA VALHALLA.
DEPOIS DE MUITOS DIAS DE CAMINHADA, ERIK FINALMENTE CHEGOU AO CASTELO DO REI ODIN. ELE FOI LEVADO AO GRANDE SALÃO ONDE ODIN ESTAVA SENTADO EM SEU TRONO, SUA BARBA MAJESTOSA CAINDO EM CASCATA PELO CHÃO.
“SAUDAÇÕES, JOVEM ERIK!” DISSE ODIN COM UMA VOZ PROFUNDA. “OUVI DIZER QUE VOCÊ É UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS. GOSTARIA DE OUVIR UMA DAS SUAS MELHORES PIADAS.”
ERIK, SEM HESITAR, COMEÇOU: “O QUE ACONTECE QUANDO UM DRAGÃO ESPIRRA?”
ODIN LEVANTOU UMA SOBRANCELHA CURIOSA. “O QUE ACONTECE, JOVEM?”
“SOLTA FUMAÇA PELO NARIZ!”
O SALÃO FICOU EM SILÊNCIO POR UM MOMENTO, E ENTÃO ODIN SOLTOU UMA GARGALHADA TÃO PODEROSA QUE AS PAREDES DE VALHALLA TREMERAM. SUA BARBA BALANÇAVA PARA LÁ E PARA CÁ, E PEQUENOS PASSARINHOS SAÍRAM VOANDO DELA, PIANDO ALEGREMENTE.
“VOCÊ É REALMENTE ENGRAÇADO, ERIK!” DISSE ODIN, ENXUGANDO LÁGRIMAS DE RISO DOS OLHOS. “POR SUA CORAGEM E TALENTO, EU LHE CONCEDO UM DESEJO. O QUE VOCÊ GOSTARIA?”
ERIK PENSOU POR UM MOMENTO E RESPONDEU: “GOSTARIA QUE MINHA ALDEIA NUNCA MAIS PASSASSE FOME.”
ODIN SORRIU. “UM DESEJO NOBRE. ASSIM SERÁ!” E COM UM GESTO DE SUA MÃO, ODIN FEZ COM QUE A ALDEIA DE ERIK SEMPRE TIVESSE COLHEITAS ABUNDANTES E COMIDA EM ABUNDÂNCIA.
ERIK VOLTOU PARA CASA COMO UM HERÓI, E SUA HISTÓRIA SE ESPALHOU POR TODO O REINO. TODOS SABIAM QUE O REI DA BARBA LONGA NÃO SÓ TINHA UM GRANDE SENSO DE HUMOR, MAS TAMBÉM UM CORAÇÃO GENEROSO.
E ASSIM, NAS TERRAS DO NORTE, ONDE AS NOITES SÃO LONGAS E FRIAS, AS RISADAS DE ODIN ECOAVAM, LEMBRANDO A TODOS QUE A BONDADE E A ALEGRIA SÃO OS MAIORES TESOUROS DE TODOS. E QUEM SABE? TALVEZ UM DIA VOCÊ TAMBÉM ENCONTRE UMA PIADA TÃO BOA QUE FAÇA A BARBA DE ODIN TREMER DE TANTO RIR!