NOS TEMPOS SOMBRIOS DA ESCRAVIDÃO NAS TERRAS DE RUANDA, HAVIA UMA MULHER CONHECIDA POR TODOS COMO VÓ ANASTÁCIA. ELA ERA UMA ESCRAVA, MAS SEU ESPÍRITO ERA LIVRE E INABALÁVEL. SUA PELE NEGRA E ENRUGADA REFLETIA A SABEDORIA DE SUAS MUITAS LUTAS E VITÓRIAS. VÓ ANASTÁCIA ERA UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E DOÇURA, SEMPRE PRONTA PARA AJUDAR QUEM PRECISASSE DE SEUS CONSELHOS.
NO QUILOMBO ONDE VIVIA, VÓ ANASTÁCIA ERA RESPEITADA E QUERIDA POR TODOS. ELA CONHECIA AS ERVAS MEDICINAIS, CONTAVA HISTÓRIAS ANTIGAS E SABIA COMO ACALMAR OS CORAÇÕES AFLITOS. SUA CABANA ERA UM REFÚGIO DE PAZ, ONDE CRIANÇAS CORRIAM AO SEU REDOR E ADULTOS VINHAM BUSCAR PALAVRAS DE SABEDORIA.
UMA NOITE, AO REDOR DA FOGUEIRA, VÓ ANASTÁCIA CONTOU UMA HISTÓRIA SOBRE SUA PRÓPRIA JUVENTUDE. "QUANDO EU ERA JOVEM, A ESCRAVIDÃO NOS CERCAVA POR TODOS OS LADOS," ELA COMEÇOU, COM A VOZ SUAVE E FIRME. "MAS APRENDI QUE MESMO NAS SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS, PODEMOS ENCONTRAR FORÇAS DENTRO DE NÓS MESMOS."
CERTO DIA, A TRANQUILIDADE DO QUILOMBO FOI INTERROMPIDA POR UMA NOTÍCIA DEVASTADORA: TRAFICANTES DE ESCRAVOS ESTAVAM CHEGANDO PARA CAPTURAR OS HABITANTES. VÓ ANASTÁCIA, COM SUA SABEDORIA, REUNIU TODOS E PLANEJOU UMA FUGA PARA UM LUGAR SEGURO. "DEVEMOS SER FORTES E RÁPIDOS. NOSSA LIBERDADE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS," ELA DISSE, INSPIRANDO CORAGEM EM CADA CORAÇÃO.
COM A LIDERANÇA DE VÓ ANASTÁCIA, MUITOS CONSEGUIRAM ESCAPAR, MAS ELA FOI CAPTURADA. A VIAGEM PARA O BRASIL FOI LONGA E DOLOROSA, MAS VÓ ANASTÁCIA MANTEVE SUA FÉ E ESPERANÇA. ELA ACREDITAVA QUE UM DIA, A LIBERDADE CHEGARIA NOVAMENTE.
ANOS MAIS TARDE, NAS PLANTAÇÕES DE CAFÉ DO BRASIL, VÓ ANASTÁCIA AINDA ERA UMA LUZ PARA OS OUTROS ESCRAVOS. MESMO EM MEIO À DOR E AO SOFRIMENTO, ELA CONTINUAVA A OFERECER CONSELHOS E CONFORTO. SUAS HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA E BRAVURA ERAM CONTADAS SOB O LUAR, ALIMENTANDO A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR.
UM JOVEM ESCRAVO CHAMADO JOÃO, FREQUENTEMENTE PROCURAVA VÓ ANASTÁCIA EM BUSCA DE ORIENTAÇÃO. "VÓ ANASTÁCIA, COMO POSSO SUPORTAR TANTA DOR?" ELE PERGUNTOU COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.
VÓ ANASTÁCIA, COM UM SORRISO ACOLHEDOR, RESPONDEU: "JOÃO, A DOR É GRANDE, MAS NOSSO ESPÍRITO É MAIOR. DEVEMOS MANTER A FÉ E A ESPERANÇA VIVA EM NOSSOS CORAÇÕES. A LIBERDADE PODE PARECER DISTANTE, MAS CADA PEQUENO ATO DE BONDADE E CORAGEM NOS APROXIMA DELA."
E ASSIM, VÓ ANASTÁCIA CONTINUOU A INSPIRAR E GUIAR TODOS AO SEU REDOR, ATÉ O DIA EM QUE FINALMENTE ENCONTROU A LIBERDADE QUE SEMPRE SONHOU.