Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA FLORESTA SOMBRIA E ENCANTADA, UMA BRUXINHA CHAMADA PALDOLFA. PALDOLFA ERA UMA BRUXINHA MUITO DIFERENTE DAS OUTRAS. ENQUANTO SUAS COLEGAS SE PREOCUPAVAM EM MANTER SUAS ROUPAS IMPECÁVEIS E SUAS CASAS LIMPAS, PALDOLFA NÃO LIGAVA PARA ESSAS COISAS. ELA DETESTAVA TOMAR BANHO E NUNCA TROCAVA SUA ROUPA, QUE ESTAVA TODA REMENDADA E CHEIA DE MANCHAS.

 

PALDOLFA TAMBÉM TINHA UM LAÇO AZUL NA CABEÇA, QUE UM DIA FORA BONITO, MAS AGORA ESTAVA ENCARDIDO E DESBOTADO. E ELA NUNCA SE SEPARAVA DE SUA VELHA VASSOURA DE PIAÇAVA, QUE ERA TÃO SUJA QUANTO ELA. ANDAVA SEMPRE COM A VASSOURA NA MÃO, VARRENDO O AR À SUA VOLTA ENQUANTO CAMINHAVA PELA FLORESTA.

 

A CASA DE PALDOLFA ERA UM VERDADEIRO ESCONDERIJO DE RATOS E BARATAS. AS OUTRAS BRUXAS EVITAVAM PASSAR POR LÁ, POIS O LUGAR ERA UM CAOS. AS JANELAS ESTAVAM QUEBRADAS, AS TEIAS DE ARANHA DECORAVAM TODOS OS CANTOS, E O CHÃO ESTAVA COBERTO DE SUJEIRA E POEIRA.

 

UM DIA, UMA JOVEM FADA CHAMADA LILI, QUE ERA CONHECIDA POR SUA BONDADE E LIMPEZA, DECIDIU VISITAR PALDOLFA. LILI QUERIA AJUDAR A BRUXINHA A VIVER EM UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL.

 

— OLÁ, PALDOLFA! — DISSE LILI, VOANDO SUAVEMENTE ATÉ A PORTA DA CASA DA BRUXINHA.

 

PALDOLFA, QUE ESTAVA OCUPADA TENTANDO ESPANTAR UM RATO QUE CORRIA PELA COZINHA, OLHOU PARA LILI COM SURPRESA.

 

— O QUE VOCÊ QUER AQUI, FADA LILI? — PERGUNTOU PALDOLFA, COM UM SORRISO TORTO.

 

— EU VIM TE AJUDAR A LIMPAR A SUA CASA, PALDOLFA. VOCÊ NÃO ACHA QUE SERIA BOM VIVER EM UM LUGAR MAIS LIMPO? — DISSE LILI, TENTANDO NÃO RESPIRAR MUITO FUNDO PARA EVITAR O CHEIRO.

 

PALDOLFA DEU UMA RISADA ALTA E DESENGONÇADA.

 

— EU? LIMPAR A CASA? NEM PENSAR! EU GOSTO DELA ASSIM! — RESPONDEU A BRUXINHA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE DIVERSÃO.

 

LILI NÃO SE DEIXOU ABATER. ELA SABIA QUE A VIDA DE PALDOLFA SERIA MUITO MELHOR SE ELA PUDESSE VER A ALEGRIA DE UM LUGAR LIMPO E ARRUMADO.

 

— E SE EU TE MOSTRASSE COMO PODE SER DIVERTIDO? — SUGERIU LILI, COM UM SORRISO GENTIL.

 

CURIOSA, PALDOLFA CONCORDOU EM DEIXAR LILI TENTAR. A FADA, COM SUA VARINHA MÁGICA, COMEÇOU A MOVER AS COISAS PELA CASA. AS JANELAS SE CONSERTARAM, AS TEIAS DE ARANHA DESAPARECERAM, E A SUJEIRA FOI VARRIDA PARA FORA.

 

PALDOLFA, INICIALMENTE RELUTANTE, COMEÇOU A SE ANIMAR AO VER A TRANSFORMAÇÃO. E QUANDO LILI USOU SUA MAGIA PARA LIMPAR O LAÇO AZUL NA CABEÇA DE PALDOLFA, FAZENDO-O BRILHAR COMO NOVO, A BRUXINHA MALTRAPILHA SENTIU UMA ALEGRIA QUE HÁ MUITO NÃO SENTIA.

 

— UAU! — EXCLAMOU PALDOLFA, ADMIRANDO O LAÇO LIMPO. — TALVEZ EU REALMENTE GOSTE DISSO.

 

COM O TEMPO, PALDOLFA COMEÇOU A GOSTAR DE MANTER SUA CASA LIMPA E DE TOMAR BANHOS. ELA AINDA MANTINHA SUAS ROUPAS REMENDADAS, MAS AGORA ESTAVAM LIMPAS E CHEIRAVAM BEM. E SUA VELHA VASSOURA DE PIAÇAVA, EMBORA AINDA FOSSE VELHA, ESTAVA SEMPRE LIMPA.

 

AS OUTRAS BRUXAS DA FLORESTA FICARAM IMPRESSIONADAS COM A MUDANÇA DE PALDOLFA. ELA SE TORNOU UMA BRUXINHA QUE TODOS ADORAVAM VISITAR. E, O MAIS IMPORTANTE, PALDOLFA DESCOBRIU QUE, COM UM POUCO DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO, A VIDA PODERIA SER MUITO MAIS AGRADÁVEL.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish