EM UM DIA DE SOL ESCALDANTE NO EGITO, CLEÓPATRA, A RAINHA MAIS FAMOSA DO EGITO, ESTAVA EM SEU PALÁCIO, REFLETINDO SOBRE A IMORTALIDADE. DE REPENTE, UMA SERPENTE, CONHECIDA POR SUA SABEDORIA E ASTÚCIA, DESLIZOU ATÉ OS APOSENTOS DA RAINHA.
— CLEÓPATRA, MINHA QUERIDA AMIGA, JÁ PENSOU EM COMO EVITAR A MORTE? PERGUNTOU A SERPENTE COM UM OLHAR INTRIGANTE.
— CLARO QUE SIM! MAS ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI UMA SOLUÇÃO — RESPONDEU CLEÓPATRA, CURIOSA COM A PERGUNTA DA SERPENTE.
A SERPENTE SORRIU E SIBILOU:
— TENHO UMA IDEIA. QUE TAL TROCARMOS DE PELE? QUANDO NOS LIVRARMOS DA VELHA PELE, NASCERÁ UMA NOVA CAMADA, REJUVENESCENDO-NOS. QUE TAL TENTARMOS?
CLEÓPATRA, FASCINADA PELA IDEIA, CONCORDOU IMEDIATAMENTE. AS DUAS COMEÇARAM A PLANEJAR COMO FARIAM ISSO.
A SERPENTE, CONHECEDORA DOS MÉTODOS, ESCOLHEU UM PISO IRREGULAR E ÁSPERO PARA SE CONTORCER E ESFREGAR O CORPO. APESAR DA DOR, A SERPENTE PERSISTIU, ATÉ A PELE SAIR POR INTEIRA.
CLEÓPATRA, POR SUA VEZ, RESOLVEU DEITAR-SE SOBRE A CAMA, TORCENDO-SE SOBRE A ESTEIRA. A DOR ERA INSUPORTÁVEL. APENAS A PELE DE SUA FRONTE HAVIA SAÍDO QUANDO O GENERAL MARCO ANTÔNIO VEIO BATER À PORTA.
— CLEÓPATRA, PRECISO FALAR CONTIGO! — INSISTIU O GENERAL.
IRRITADA E COM DOR, CLEÓPATRA GRITOU:
— DAQUI POR DIANTE, NÃO VENHA MAIS AQUI! ESPERE-ME NA SALA DO TRONO!
MARCO ANTÔNIO, OFENDIDO E CONFUSO, DECIDIU RETORNAR A ROMA, JURANDO NUNCA MAIS VOLTAR.
ENQUANTO ISSO, CLEÓPATRA, EXAUSTA E SOFRENDO, OLHOU PARA A SERPENTE E DISSE:
— COMO É DOLORIDO MUDAR DE PELE! PREFIRO MORRER A PASSAR POR ESSE SOFRIMENTO.
A SERPENTE, COM UM BRILHO TRAIÇOEIRO NOS OLHOS, APROXIMOU-SE DE CLEÓPATRA E DISSE:
— ENTÃO, MINHA QUERIDA RAINHA, TALVEZ A MORTE SEJA MESMO A SUA MELHOR OPÇÃO.
E, NUM MOVIMENTO RÁPIDO, A SERPENTE PICOU CLEÓPATRA. A RAINHA DO EGITO SOLTOU UM ÚLTIMO SUSPIRO E PARTIU PARA AS ESTRELAS.
A SERPENTE, POR OUTRO LADO, CONTINUOU TROCANDO DE PELE A CADA DOIS MESES, REJUVENESCENDO E FICANDO MAIS BELA A CADA DIA QUE PASSAVA. JÁ A TOLA RAINHA QUE NÃO SUPORTAVA DOR SENTIU O GOSTO AMARGO DO VENENO DA SERPENTE E PARTIU DESSE MUNDO SEM CONSEGUIR VENCER A MORTE.