Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA MANHÃ ENSOLARADA NA FEIRA DO PÔR DO SOL. AS BARRACAS ESTAVAM REPLETAS DE FRUTAS, LEGUMES, QUEIJOS E, CLARO, PEIXES FRESQUINHOS. NA BARRACA DO PEIXEIRO, OS PEIXES BRILHAVAM SOB A LUZ DO SOL, ATRAINDO CLIENTES DE TODOS OS LADOS. PORÉM, ENTRE A MULTIDÃO, DOIS AMIGOS INSEPARÁVEIS OBSERVAVAM ATENTAMENTE: UM GATO ESPERTO CHAMADO TIGRE E UM CACHORRO BRINCALHÃO CHAMADO BOLINHA.

 

TIGRE E BOLINHA TINHAM UM PLANO. TIGRE, COM SEUS BIGODES ATENTOS E OLHOS BRILHANTES, FAREJAVA A OPORTUNIDADE PERFEITA. BOLINHA, COM SEU RABO ABANANDO, ESTAVA PRONTO PARA A AÇÃO. ELES ESTAVAM DE OLHO NO MAIOR E MAIS SUCULENTO PEIXE DA BARRACA DO PEIXEIRO, UM ENORME ROBALO PRATEADO.

 

ENQUANTO O PEIXEIRO, SEU ANTÔNIO, DISTRAÍA-SE ATENDENDO UMA SENHORA QUE QUERIA COMPRAR CAMARÕES, TIGRE SUSSURROU PARA BOLINHA:

— É AGORA, BOLINHA! FICA PRONTO!

 

COM UM SALTO ÁGIL, TIGRE AGARROU O ROBALO COM AS PATAS DIANTEIRAS E, ANTES QUE SEU ANTÔNIO PUDESSE PERCEBER, MONTOU NAS COSTAS DE BOLINHA. O CACHORRO, JÁ ACOSTUMADO ÀS AVENTURAS DE SEU AMIGO FELINO, DISPAROU PELO MEIO DA FEIRA, LATINDO E ABANANDO O RABO COM ENTUSIASMO.

 

— VOLTEM AQUI, SEUS DANADOS! — GRITOU SEU ANTÔNIO, PERCEBENDO O ROUBO.

 

A FEIRA VIROU UM PANDEMÔNIO. AS PESSOAS GRITAVAM E RIAM AO VER A CENA INUSITADA: UM GATO SEGURANDO UM PEIXE ENORME ENQUANTO UM CACHORRO CORRIA LOUCAMENTE, ZIGZAGUEANDO ENTRE AS BARRACAS.

 

— OLHA O GATO CAVALGANDO O CACHORRO! — EXCLAMOU UM VENDEDOR DE FRUTAS, GARGALHANDO.

 

— SEGUREM OS DOIS! — BERROU UMA SENHORA, TENTANDO EVITAR QUE SUA CESTA DE TOMATES FOSSE DERRUBADA NA CONFUSÃO.

 

TIGRE SEGURAVA FIRME O PEIXE, SUA EXPRESSÃO UMA MISTURA DE DETERMINAÇÃO E TRAVESSURA. BOLINHA CORRIA COM TODAS AS SUAS FORÇAS, DESVIANDO DE CAIXAS E BARRACAS, ENQUANTO SEUS LATIDOS ECOAVAM PELA FEIRA. ELES PASSARAM PELA BARRACA DE QUEIJOS, ONDE UM QUEIJO REDONDO ROLOU PELO CHÃO, QUASE CAUSANDO UM PEQUENO ACIDENTE COM UMA BICICLETA.

 

FINALMENTE, CHEGARAM À SAÍDA DA FEIRA, OFEGANTES, MAS VITORIOSOS. TIGRE AINDA SEGURAVA O PEIXE, E BOLINHA PARECIA EXAUSTO, MAS FELIZ. ELES ENCONTRARAM UM CANTINHO TRANQUILO NO PARQUE PRÓXIMO E COMEÇARAM A SABOREAR O FRUTO DE SUA AVENTURA.

 

— CONSEGUIMOS, TIGRE! — DISSE BOLINHA, AINDA ARFANDO.

 

— SIM, BOLINHA. E FOI DIVERTIDO! — RESPONDEU TIGRE, DANDO UMA MORDIDA NO ROBALO.

 

DE REPENTE, OUVIRAM UM BARULHO DE MOTOR E VIRAM A CARROCINHA DE CAPTURA DE ANIMAIS DE RUA SE APROXIMANDO RAPIDAMENTE. OS DOIS AMIGOS SE ENTREOLHARAM COM OLHOS ARREGALADOS.

 

— TIGRE, É A CARROCINHA! — EXCLAMOU BOLINHA, COM A VOZ TREMENDO DE MEDO.

 

ANTES QUE PUDESSEM REAGIR, OS FUNCIONÁRIOS DA CARROCINHA JÁ ESTAVAM SOBRE ELES. TIGRE TENTOU ESCAPAR, MAS SEGURAVA O ROBALO TÃO FIRMEMENTE QUE ACABOU SENDO CAPTURADO JUNTO COM BOLINHA.

 

— PEGAMOS OS ENCRENQUEIROS DA FEIRA! — DISSE UM DOS FUNCIONÁRIOS, COLOCANDO TIGRE E BOLINHA NA CARROCINHA.

 

OS DOIS AMIGOS FORAM LEVADOS PARA O ABRIGO DE ANIMAIS, ONDE FICARAM EM UMA GAIOLA GRANDE E CONFORTÁVEL. APESAR DE TUDO, NÃO PERDERAM O ESPÍRITO AVENTUREIRO.

 

— TIGRE, ISSO FOI UMA GRANDE CONFUSÃO, HEIN? — DISSE BOLINHA, TENTANDO ANIMAR O AMIGO.

 

— É, BOLINHA, MAS PELO MENOS TIVEMOS UM GRANDE BANQUETE ANTES DE SERMOS CAPTURADOS — RESPONDEU TIGRE, COM UM SORRISO TRAVESSO.

 

— É, TIGRE, MAS NÓS TERMINAMOS O DIA ENTRANDO PELO CANO E DE AMANHÃ EM DIANTE VAMOS VER O SOL NASCER QUADRADO NESSA PRISÃO, OH VIDA, OH AZAR...

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish