NUMA ANTIGA RELOJOARIA DE LONDRES, VIVIA UMA MULHER CHAMADA CHARLÔ. ELA ERA CONHECIDA POR SEUS PODERES MÁGICOS, MAS POUCOS SABIAM QUE CHARLÔ TINHA UM DOM ESPECIAL: ELA ERA A SENHORA DO TEMPO. COM UM SIMPLES MOVIMENTO DAS MÃOS, ELA PODIA CONTROLAR O TEMPO, FAZENDO-O AVANÇAR, RETROCEDER OU ATÉ MESMO PARAR.
UM DIA, CHARLÔ, CANSADA DO RITMO FRENÉTICO DA VIDA, DECIDIU QUE O MUNDO PRECISAVA DE UMA PAUSA. "E SE TODOS OS RELÓGIOS PARASSEM?", PENSOU ELA. "E SE TODOS PUDESSEM DESCANSAR, NEM QUE FOSSE POR UM INSTANTE?" E ASSIM, COM UM TOQUE MÁGICO, CHARLÔ FEZ COM QUE TODOS OS RELÓGIOS DO MUNDO PARASSEM.
NO MESMO INSTANTE, TODOS OS HABITANTES DA TERRA FICARAM IMÓVEIS, COMO ESTÁTUAS. AS CRIANÇAS PARARAM DE CORRER E BRINCAR, OS ADULTOS CONGELARAM EM SUAS TAREFAS DIÁRIAS, E ATÉ OS PÁSSAROS NO CÉU FICARAM SUSPENSOS, COMO SE FOSSEM PINTURAS VIVAS.
NO COMEÇO, CHARLÔ APRECIOU O SILÊNCIO E A TRANQUILIDADE. ELA CAMINHOU PELAS RUAS DA ALDEIA, OBSERVANDO AS PESSOAS EM SUAS POSES CONGELADAS. UM HOMEM ESTAVA NO MEIO DE UMA GARGALHADA, UMA MULHER SEGURAVA UMA CESTA CHEIA DE FRUTAS, E UM CACHORRO PARECIA PRESTES A PEGAR UMA BOLA NO AR.
MAS, CONFORME OS DIAS PASSAVAM, CHARLÔ COMEÇOU A PERCEBER AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA DECISÃO. AS FLORES PARARAM DE DESABROCHAR, OS RIOS CESSARAM SEU FLUXO E O SOL PERMANECEU FIXO NO CÉU, SEM SE PÔR. O MUNDO ESTAVA PARADO, SEM VIDA E SEM MOVIMENTO.
CHARLÔ COMEÇOU A SENTIR UM VAZIO CRESCENTE. ELA PERCEBIA QUE O TEMPO, EMBORA MUITAS VEZES ACELERADO DEMAIS, ERA ESSENCIAL PARA O CICLO DA VIDA. SEM ELE, NÃO HAVIA CRESCIMENTO, MUDANÇA OU PROGRESSO.
DETERMINADA A CORRIGIR SEU ERRO, CHARLÔ REUNIU TODAS AS SUAS FORÇAS E REVERTEU O FEITIÇO. COM UM NOVO MOVIMENTO DE SUAS MÃOS, ELA FEZ COM QUE OS RELÓGIOS VOLTASSEM A FUNCIONAR. O TEMPO RETOMOU SEU CURSO, E OS HABITANTES DA TERRA COMEÇARAM A SE MOVER NOVAMENTE, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO.
AS CRIANÇAS VOLTARAM A CORRER E BRINCAR, OS ADULTOS RETOMARAM SUAS TAREFAS E OS PÁSSAROS RETOMARAM SEU VOO. AS CIDADES, ANTES SILENCIOSAS E PARADAS, VOLTARAM A VIBRAR COM A ENERGIA DA VIDA.
CHARLÔ, AGORA MAIS SÁBIA, ENTENDEU QUE O TEMPO É UM PRESENTE PRECIOSO. ELA APRENDEU A VALORIZAR CADA SEGUNDO E A VIVER CADA MOMENTO COM MAIS INTENSIDADE E GRATIDÃO.
E ASSIM, A SENHORA DO TEMPO CONTINUOU A CUIDAR DO MUNDO, GARANTINDO QUE O TEMPO SEGUISSE SEU CURSO NATURAL. E SEMPRE QUE ALGUÉM NA ALDEIA SE QUEIXAVA DE QUE O TEMPO PASSAVA RÁPIDO DEMAIS, CHARLÔ SORRIA E LHES CONTAVA A HISTÓRIA DO DIA EM QUE ELA PAROU TODOS OS RELÓGIOS DO MUNDO, LEMBRANDO-OS DA IMPORTÂNCIA DE CADA INSTANTE.
E ASSIM, TODOS APRENDERAM A VIVER CADA DIA COMO SE FOSSE UM PRESENTE, VALORIZANDO O TEMPO QUE LHES FOI DADO. E CHARLÔ, A SENHORA DO TEMPO, OBSERVAVA COM UM SORRISO NO ROSTO, SABENDO QUE HAVIA FEITO A COISA CERTA.