NUM DIA ENSOLARADO NO ORIENTE, AS AREIAS DOURADAS DO DESERTO BRILHAVAM SOB O SOL ARDENTE. AS DUNAS ONDULAVAM COMO UM MAR DE OURO, E O CALOR FAZIA O AR TREMULAR À DISTÂNCIA. ERA UM DIA TÍPICO NAS PROXIMIDADES DA CIDADE DE NAOR, ONDE A JOVEM REBECA VIVIA COM SUA FAMÍLIA.
REBECA ERA CONHECIDA POR SUA BELEZA E BONDADE. TINHA LONGOS CABELOS CASTANHOS QUE CAÍAM EM ONDAS SOBRE SEUS OMBROS, OLHOS BRILHANTES E EXPRESSIVOS, E UM SORRISO QUE AQUECIA OS CORAÇÕES. ELA ERA TRABALHADORA E DILIGENTE, SEMPRE PRONTA PARA AJUDAR OS OUTROS COM UM ESPÍRITO ALEGRE E UM CORAÇÃO GENEROSO.
CERTA MANHÃ, REBECA SE DIRIGIU AO POÇO DA CIDADE PARA BUSCAR ÁGUA, COMO FAZIA TODOS OS DIAS. CARREGAVA UM GRANDE CÂNTARO SOBRE O OMBRO, CAMINHANDO COM GRAÇA E LEVEZA. AO CHEGAR AO POÇO, ELA ENCONTROU UM GRUPO DE CAMELOS SEDENTOS E UM HOMEM IDOSO QUE PARECIA EXAUSTO DA VIAGEM. O HOMEM, QUE SE CHAMAVA ELIÉZER, ERA UM SERVO DE ABRAÃO, E ELE HAVIA PERCORRIDO UMA LONGA JORNADA EM BUSCA DE UMA ESPOSA PARA O FILHO DE SEU SENHOR, ISAQUE.
ELIÉZER OLHOU PARA REBECA COM ESPERANÇA E DISSE: "POR FAVOR, DÊ-ME UM POUCO DE ÁGUA DO SEU CÂNTARO PARA BEBER."
REBECA, SEM HESITAR, BAIXOU O CÂNTARO E RESPONDEU COM UM SORRISO ACOLHEDOR: "BEBA, MEU SENHOR." E ENQUANTO ELE BEBIA, ELA CONTINUOU: "E TIRAREI ÁGUA TAMBÉM PARA OS SEUS CAMELOS, ATÉ QUE TENHAM BEBIDO O SUFICIENTE."
COM UMA AGILIDADE SURPREENDENTE, REBECA CORREU ATÉ O POÇO, ENCHEU SEU CÂNTARO NOVAMENTE E COMEÇOU A DERRAMAR A ÁGUA NO BEBEDOURO PARA OS CAMELOS. UM APÓS O OUTRO, OS ANIMAIS SE APROXIMAVAM, SUAS LÍNGUAS GRANDES E ÁSPERAS LAPEANDO A ÁGUA COM FERVOR. O CALOR DO DIA TORNAVA O TRABALHO AINDA MAIS ÁRDUO, MAS REBECA NÃO SE QUEIXAVA. SUA GENEROSIDADE E DILIGÊNCIA ERAM EVIDENTES EM CADA MOVIMENTO.
OS CAMELOS, CRIATURAS MAJESTOSAS E RESISTENTES, TINHAM ATRAVESSADO UM LONGO CAMINHO PELO DESERTO, E SUA SEDE ERA IMENSA. REBECA CONTINUOU INDO E VOLTANDO, ENCHENDO SEU CÂNTARO REPETIDAMENTE, ATÉ QUE CADA CAMELO ESTIVESSE PLENAMENTE SACIADO. SUA DETERMINAÇÃO E BONDADE NÃO PASSARAM DESPERCEBIDAS POR ELIÉZER, QUE OBSERVAVA TUDO COM ADMIRAÇÃO.
QUANDO OS CAMELOS FINALMENTE SE AFASTARAM DO BEBEDOURO, SATISFEITOS, ELIÉZER SE APROXIMOU DE REBECA. ELE TIROU UM ANEL DE OURO E DUAS PULSEIRAS E DISSE: "POR FAVOR, DIGA-ME, DE QUEM ÉS FILHA? HÁ LUGAR NA CASA DE TEU PAI PARA NÓS PERNOITARMOS?"
REBECA RESPONDEU COM HUMILDADE: "SOU FILHA DE BETUEL, FILHO DE MILCA, A QUEM ELA DEU A NAOR. TEMOS PALHA E FORRAGEM EM ABUNDÂNCIA, E LUGAR PARA PERNOITAR."
ELIÉZER, ENTÃO, AJOELHOU-SE E ADOROU AO SENHOR, DIZENDO: "BENDITO SEJA O SENHOR, DEUS DE MEU SENHOR ABRAÃO.
REBECA LEVOU ELIÉZER ATÉ SUA CASA, ONDE ELE FOI RECEBIDO COM HOSPITALIDADE. A BONDADE E A GENEROSIDADE DE REBECA FORAM UM SINAL CLARO PARA ELE DE QUE ELA ERA A ESCOLHA CERTA PARA SER A ESPOSA DE ISAQUE. QUANDO REBECA E ELIÉZER CHEGARAM À TERRA DE ABRAÃO,
ABRAÃO, SATISFEITO COM A ESCOLHA DE ELIÉZER, ENVIOU MENSAGEIROS PARA INFORMAR ISAQUE SOBRE A CHEGADA DE SUA FUTURA ESPOSA. NO FINAL DA TARDE, ENQUANTO O SOL COMEÇAVA A SE ESCONDER ATRÁS DAS MONTANHAS, LANÇANDO UM BRILHO SUAVE E DOURADO SOBRE A TERRA, ISAQUE SAIU AO CAMPO PARA MEDITAR. AO LEVANTAR OS OLHOS, ELE VIU AO LONGE UMA CARAVANA SE APROXIMANDO.
REBECA TAMBÉM AVISTOU ISAQUE E, TOMADA POR UMA MISTURA DE EMOÇÃO E NERVOSISMO, DESCEU DE SEU CAMELO. QUANDO OS DOIS SE ENCONTRARAM ISAQUE, COM SEU PORTE NOBRE E OLHAR PROFUNDO, APROXIMOU-SE DE REBECA, QUE ESTAVA RADIANTE EM SUA SIMPLICIDADE E GRAÇA.
ISAQUE, COMOVIDO COM ABONDADE E BELEZA DE REBECA, LEVOU-A PARA A TENDA DE SUA MÃE SARA E A TOMOU COMO ESPOSA. ASSIM, COM O DESERTO E O CÉU ESTRELADO COMO TESTEMUNHAS, ISAQUE E REBECA INICIARAM SUA VIDA JUNTOS, UNINDO SUAS HISTÓRIAS E DESTINOS SOB A BÊNÇÃO DO SENHOR. A GENEROSIDADE DE REBECA E A FÉ DE ELIÉZER HAVIAM CULMINADO EM UM ENCONTRO DIVINAMENTE ORQUESTRADO, SELANDO UM FUTURO PROMISSOR E ABENÇOADO PARA A NAÇÃO DE ABRAÃO.