Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

EM UMA VILA DE CAMPONESES NA CIDADE DE INVERIN, NA IRLANDA, HAVIA UM POÇO MISTERIOSO CUJA ÁGUA POSSUÍA PODERES DA SABEDORIA. O POÇO ESTAVA RODEADO POR NOVE GRANDES AVELEIRAS QUE, EM CERTO DIA, DEIXARAM CAIR NOVE AVELÃS NA ÁGUA CRISTALINA. AS AVELÃS, AO ABSORVEREM O PODER DAS ÁGUAS, ADQUIRIRAM A CAPACIDADE DE CONFERIR CONHECIMENTO INFINITO A QUEM AS COMESSE.

NAQUELE MESMO BOSQUE, VIVIA UM JOVEM CHAMADO FINEGAS. ELE ERA UM ESTUDANTE ÁVIDO DE LENDAS E MITOS, E HAVIA OUVIDO FALAR DO SALMÃO DA SABEDORIA, UM PEIXE QUE HABITAVA O POÇO E QUE, AO CONSUMIR AS AVELÃS MÁGICAS, ADQUIRIU TODO O CONHECIMENTO DO MUNDO.

FINEGAS ESTAVA DECIDIDO A ENCONTRAR O SALMÃO DA SABEDORIA E, ASSIM, OBTER TODO O CONHECIMENTO QUE O PEIXE POSSUÍA. NUMA TARDE ENSOLARADA, ENQUANTO SE PREPARAVA PARA MAIS UMA EXPEDIÇÃO AO POÇO, ENCONTROU UMA JOVEM CHAMADA ÉABHA, UMA TALENTOSA HISTORIADORA DA VILA QUE CONHECIA BEM AS LENDAS LOCAIS.

“FINEGAS, OUVI DIZER QUE VOCÊ ESTÁ À PROCURA DO SALMÃO DA SABEDORIA,” DISSE ÉABHA, APROXIMANDO-SE COM UM SORRISO GENTIL.

“SIM, ÉABHA. ACREDITO QUE CONSUMIR ESSE PEIXE ME TRARÁ A SABEDORIA QUE TANTO PROCURO,” RESPONDEU FINEGAS, CHEIO DE DETERMINAÇÃO.

ÉABHA BALANÇOU A CABEÇA, PENSATIVA. “A SABEDORIA NÃO É ALGO QUE SE PODE SIMPLESMENTE CONSUMIR, FINEGAS. É ALGO QUE SE GANHA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA E DO TEMPO. NO ENTANTO, SE É ISSO QUE DESEJA, EU AJUDAREI NA SUA BUSCA.”

OS DOIS PARTIRAM JUNTOS PARA O BOSQUE. ENQUANTO CAMINHAVAM, ÉABHA CONTOU A FINEGAS SOBRE AS NOVE AVELEIRAS E O POÇO MISTERIOSO.

“DIZEM QUE O POÇO É PROTEGIDO POR UMA ANTIGA MAGIA. APENAS AQUELES DE CORAÇÃO PURO PODEM ENCONTRAR O SALMÃO DA SABEDORIA,” EXPLICOU ÉABHA.

FINEGAS OLHOU AO REDOR, ADMIRANDO A BELEZA DAS ÁRVORES E A TRANQUILIDADE DO BOSQUE. “E COMO SABEREMOS SE SOMOS PUROS O SUFICIENTE?”

ÉABHA SORRIU. “ACREDITO QUE A NOSSA INTENÇÃO SERÁ O GUIA. SE O NOSSO DESEJO FOR SINCERO, O POÇO NOS REVELARÁ SEUS SEGREDOS.”

AO CHEGAREM AO POÇO, FINEGAS E ÉABHA FICARAM MARAVILHADOS COM A CLAREZA DA ÁGUA E A MAJESTADE DAS AVELEIRAS AO REDOR. DE REPENTE, UM BRILHO SURGIU NAS ÁGUAS, E O SALMÃO DA SABEDORIA APARECEU, NADANDO GRACIOSAMENTE.

FINEGAS AJOELHOU-SE AO LADO DO POÇO, SENTINDO A PRESENÇA DO CONHECIMENTO AO SEU ALCANCE. ELE OLHOU PARA ÉABHA, QUE ASSENTIU ENCORAJANDO-O.

“GRANDE SALMÃO, CONCEDA-ME A SABEDORIA QUE TANTO DESEJO,” PEDIU FINEGAS.

O PEIXE ERGUEU A CABEÇA ACIMA DA ÁGUA E, PARA SURPRESA DE FINEGAS, FALOU. “A SABEDORIA NÃO É APENAS UM PRESENTE, JOVEM FINEGAS. A SABEDORIA É UMA RESPONSABILIDADE. ESTÁ PREPARADO PARA CARREGAR ESSA OBRIGAÇÃO PARA SEMPRE?”

FINEGAS REFLETIU POR UM MOMENTO, ENTÃO RESPONDEU COM FIRMEZA. “SIM, ESTOU.”

O SALMÃO NADOU EM CÍRCULO, CRIANDO ONDULAÇÕES NAS ÁGUAS DO POÇO. “ENTÃO, FINEGAS, COMA UMA DAS AVELÃS QUE FLUTUAM NO POÇO. MAS LEMBRE-SE, A VERDADEIRA SABEDORIA VEM DE COMPREENDER O MUNDO, NÃO APENAS DE CONHECÊ-LO.”

FINEGAS ESTENDEU A MÃO E PEGOU UMA DAS AVELÃS FLUTUANTES. AO COMÊ-LA, SENTIU UMA ONDA DE CONHECIMENTO PERCORRER SEU CORPO. DE REPENTE, ELE COMPREENDEU AS COMPLEXIDADES DO MUNDO E PERCEBEU A VERDADE NAS PALAVRAS DO SALMÃO.

“ÉABHA, EU... ENTENDO AGORA. A SABEDORIA NÃO ESTÁ APENAS NO CONHECIMENTO, MAS NA MANEIRA COMO APLICAMOS ESSE CONHECIMENTO EM NOSSAS VIDAS,” DISSE FINEGAS, EMOCIONADO.

O SALMÃO DA SABEDORIA ERGUEU A CABEÇA MAIS UMA VEZ E FALOU. “FINEGAS, COM O CONHECIMENTO QUE AGORA POSSUI, LEMBRE-SE DE QUE A VERDADEIRA SABEDORIA RESIDE NAS CONEXÕES QUE FORMAMOS E NA VIDA QUE CONSTRUÍMOS COM AQUELES QUE AMAMOS. ÉABHA É UMA MULHER DE GRANDE SABEDORIA E BONDADE. FORME UMA FAMÍLIA COM ELA, E JUNTOS, VOCÊS TRARÃO LUZ E SABEDORIA A MUITOS.”

FINEGAS OLHOU PARA ÉABHA, SEUS OLHOS BRILHANDO DE EMOÇÃO. “ÉABHA, VOCÊ ACEITARIA SE CASAR COMIGO E COMPARTILHAR ESTA JORNADA DE SABEDORIA E AMOR?”

ÉABHA SORRIU, SEUS OLHOS TAMBÉM CHEIOS DE ALEGRIA. “SIM, FINEGAS. JUNTOS, SEREMOS MAIS FORTES E SÁBIOS.”

E ASSIM, FINEGAS E ÉABHA DEIXARAM O POÇO, NÃO APENAS COM O CONHECIMENTO ADQUIRIDO, MAS COM A PROMESSA DE UMA VIDA COMPARTILHADA. ELES SE CASARAM E FORMARAM UMA FAMÍLIA, ENSINANDO QUE A VERDADEIRA SABEDORIA VEM DO CORAÇÃO E DAS VALIOSAS LIÇÕES QUE APRENDEMOS AO LONGO DA VIDA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish