NA FLORESTA DOS VENTOS UIVANTES, ONDE OS PINHEIROS SUSSURRAVAM SEGREDOS E OS LOBOS CANTAVAM PARA A LUA, VIVIA UMA BRUXA CHAMADA GRETA. ELA MORAVA NO TOPO DE UMA MONTANHA, EM UMA PEQUENA CABANA FEITA DE MADEIRA ANTIGA E COBERTA POR MUSGO. GRETA TINHA UMA FASCINAÇÃO ESPECIAL PELA NEVE. PARA ELA, NÃO HAVIA NADA MAIS BONITO DO QUE O MUNDO COBERTO POR UM MANTO BRANCO, SILENCIOSO E BRILHANTE.
GRETA NÃO SAÍA DE SUA CABANA DURANTE A PRIMAVERA, O VERÃO OU O OUTONO. ELA FICAVA LÁ, PREPARANDO POÇÕES E ENCANTAMENTOS, ESPERANDO ANSIOSAMENTE PELO INVERNO. QUANDO FINALMENTE OS PRIMEIROS FLOCOS DE NEVE COMEÇAVAM A CAIR, GRETA ABRIA A PORTA DE SUA CABANA E SAIA PARA DANÇAR SOB A NEVE. ERA O ÚNICO MOMENTO EM QUE OS HABITANTES DA FLORESTA PODIAM VER A BRUXA.
GRETA TINHA UM DESEJO SECRETO: ELA QUERIA QUE A NEVE CAÍSSE TODOS OS DIAS DO ANO. QUERIA QUE A PRIMAVERA, O VERÃO E O OUTONO DESAPARECESSEM PARA SEMPRE, DEIXANDO O MUNDO ETERNAMENTE COBERTO POR NEVE. ELA ACREDITAVA QUE ASSIM, O MUNDO SERIA UM LUGAR MAIS BONITO E TRANQUILO.
DURANTE MUITOS ANOS, GRETA TRABALHOU EM UM FEITIÇO PODEROSO. ELA MISTUROU INGREDIENTES RAROS E RECITOU PALAVRAS ANTIGAS, ATÉ QUE UM DIA, ELA FINALMENTE ESTAVA PRONTA PARA LANÇAR SEU FEITIÇO. COM UM SORRISO DE SATISFAÇÃO, GRETA SUBIU ATÉ O PICO MAIS ALTO DA MONTANHA E, COM AS MÃOS ERGUIDAS PARA O CÉU, COMEÇOU A ENTOAR SEU ENCANTAMENTO.
FLOCOS DE NEVE COMEÇARAM A CAIR MAIS PESADAMENTE, COBRINDO RAPIDAMENTE A FLORESTA E SEUS ARREDORES. AS FLORES MURCHARAM, OS RIOS CONGELARAM E OS ANIMAIS COMEÇARAM A SE PREPARAR PARA UM INVERNO QUE NUNCA ACABARIA.
NO ENTANTO, ENQUANTO GRETA ENTOAVA SEU FEITIÇO, ALGO INESPERADO ACONTECEU. OS ESPÍRITOS DA FLORESTA, GUARDIÕES DAS ESTAÇÕES, ACORDARAM DE SEU SONO PROFUNDO. ELES NÃO PODIAM PERMITIR QUE UMA ÚNICA ESTAÇÃO DOMINASSE O MUNDO. ENTÃO, JUNTARAM SUAS FORÇAS E ENFRENTARAM GRETA.
"POR QUE QUERES ACABAR COM A BELEZA DAS OUTRAS ESTAÇÕES?" PERGUNTOU O ESPÍRITO DA PRIMAVERA.
"CADA ESTAÇÃO TEM SUA PRÓPRIA MAGIA," DISSE O ESPÍRITO DO VERÃO.
"O CICLO DAS ESTAÇÕES É ESSENCIAL PARA A VIDA," COMPLETOU O ESPÍRITO DO OUTONO.
GRETA, OUVINDO ESSAS PALAVRAS, COMEÇOU A PERCEBER O EGOÍSMO DE SEU DESEJO. ELA VIU A TRISTEZA NOS OLHOS DOS ESPÍRITOS E ENTENDEU QUE CADA ESTAÇÃO TINHA SEU PAPEL IMPORTANTE NA HARMONIA DO MUNDO. RELUTANTE, MAS COM UM CORAÇÃO MAIS LEVE, GRETA PAROU SEU ENCANTAMENTO E DEIXOU QUE OS ESPÍRITOS DESFIZESSEM A MAGIA.
A NEVE PAROU DE CAIR TÃO PESADAMENTE E O CICLO DAS ESTAÇÕES VOLTOU AO NORMAL. GRETA RETORNOU À SUA CABANA, MAS AGORA, ELA APRECIAVA TODAS AS ESTAÇÕES. ELA AINDA AMAVA A NEVE, MAS ENTENDIA A IMPORTÂNCIA DA PRIMAVERA, DO VERÃO E DO OUTONO.
E ASSIM, A FLORESTA DOS VENTOS UIVANTES VOLTOU A SER UM LUGAR DE BELEZA E HARMONIA, ONDE A NEVE CAÍA APENAS NO SEU DEVIDO TEMPO, E GRETA, A BRUXA DA MONTANHA, SAÍA DE SUA CABANA PARA APRECIAR NÃO APENAS A NEVE, MAS TODAS AS MARAVILHAS QUE CADA ESTAÇÃO TINHA PARA OFERECER.