EM UMA VERONA MODERNA, REPLETA DE TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS, VIVIAM DOIS JOVENS DE MUNDOS COMPLETAMENTE DIFERENTES: ROMEU MONTECCHIO, UM MILIONÁRIO QUE CRESCEU CERCADO DE LUXO E CONFORTO, E JULIETA CAPULETO, UMA GAROTA SIMPLES QUE SONHAVA COM UMA VIDA MELHOR. SUAS FAMÍLIAS, EMBORA MORASSEM NA MESMA CIDADE, ERAM RIVAIS HÁ MUITOS ANOS, E QUALQUER APROXIMAÇÃO ENTRE ELES ERA PROIBIDA.
ROMEU ERA FAMOSO EM VERONA, NÃO SÓ PELA FORTUNA DA FAMÍLIA MONTECCHIO, MAS TAMBÉM PELO SEU CARISMA E GENTILEZA. ELE TINHA UM NOTEBOOK DE ÚLTIMA GERAÇÃO E PASSAVA HORAS NAVEGANDO NA INTERNET, GERENCIANDO SEUS CONTATOS NO FACEBOOK E CONVERSANDO COM AMIGOS PELO CELULAR. JULIETA, POR SUA VEZ, TRABALHAVA EM UMA PEQUENA PADARIA DO BAIRRO E ESTUDAVA À NOITE, SEMPRE ESFORÇANDO-SE PARA AJUDAR SUA FAMÍLIA A PAGAR AS CONTAS.
TUDO COMEÇOU EM UMA NOITE CHUVOSA, QUANDO ROMEU, ENTEDIADO, DECIDIU ENTRAR EM UM CHAT ONLINE SOB UM PSEUDÔNIMO. JULIETA, BUSCANDO UMA DISTRAÇÃO DEPOIS DE UM LONGO DIA DE TRABALHO, TAMBÉM ENTROU NO MESMO CHAT, USANDO UM NOME FALSO. ELES COMEÇARAM A CONVERSAR, SEM SABER QUEM REALMENTE ERAM. A CONEXÃO FOI INSTANTÂNEA E PROFUNDA, COM AMBOS COMPARTILHANDO SONHOS, MEDOS E ESPERANÇAS.
COM O PASSAR DAS SEMANAS, ROMEU E JULIETA PASSARAM A SE COMUNICAR CONSTANTEMENTE POR MENSAGENS DE TEXTO E VIDEOCHAMADAS. EVENTUALMENTE, ELES DECIDIRAM SE ENCONTRAR PESSOALMENTE. MARCARAM UM ENCONTRO EM UM CAFÉ DISCRETO NO CENTRO DE VERONA.
QUANDO SE ENCONTRARAM, A SURPRESA FOI IMENSA. APESAR DO CHOQUE INICIAL, A ATRAÇÃO E A CONEXÃO QUE SENTIRAM ONLINE ERAM AINDA MAIS FORTES NA VIDA REAL. DECIDIRAM MANTER O RELACIONAMENTO EM SEGREDO, SABENDO QUE AS SUAS FAMÍLIAS JAMAIS ACEITARIAM A UNIÃO.
ENQUANTO OS MONTECCHIO DESPREZAVAM OS CAPULETO POR SUA CONDIÇÃO FINANCEIRA, OS CAPULETO VIAM OS MONTECCHIO COMO ARROGANTES E ESNOBES. COM MEDO DE SEREM DESCOBERTOS, ROMEU E JULIETA PLANEJARAM FUGIR PARA UMA CIDADE VIZINHA, ONDE PODERIAM VIVER SEU AMOR LIVREMENTE. USARAM A INTERNET PARA PESQUISAR DESTINOS, BUSCAR LUGARES PARA SE HOSPEDAREM E ATÉ COMPRAR PASSAGENS DE ÔNIBUS.
CERTA NOITE, ROMEU ESTAVA DISTRAÍDO NO CELULAR, TROCANDO MENSAGENS COM JULIETA, QUANDO SEU PRIMO, TEOBALDO, VIU AS MENSAGENS POR ACASO. TEOBALDO, FURIOSO COM A TRAIÇÃO, CORREU PARA CONTAR À FAMÍLIA. LOGO, A NOTÍCIA SE ESPALHOU, E OS MONTECCHIO E OS CAPULETO ESTAVAM EM PÉ DE GUERRA.
AS FAMÍLIAS SE ENCONTRARAM NA PRAÇA CENTRAL DE VERONA, ONDE UMA DISCUSSÃO ACALORADA COMEÇOU. NO MEIO DO TUMULTO, ROMEU E JULIETA CHEGARAM, DE MÃOS DADAS, DETERMINADOS A DEFENDER SEU AMOR. ELES IMPLORARAM PARA QUE SUAS FAMÍLIAS DEIXASSEM AS RIVALIDADES DE LADO E ACEITASSEM SEU RELACIONAMENTO.
A PRINCÍPIO, AMBOS OS LADOS RESISTIRAM, MAS AO VER A SINCERIDADE E O AMOR NOS OLHOS DE ROMEU E JULIETA, COMEÇARAM A RECONSIDERAR. FOI ENTÃO QUE A MÃE DE ROMEU, SEMPRE A VOZ DA RAZÃO, DEU UM PASSO À FRENTE.
— VEJAM SÓ — DISSE ELA. — SERÁ QUE NÃO PODEMOS APRENDER COM O AMOR DESTES JOVENS? SERÁ QUE NÃO PODEMOS ABANDONAR O PASSADO E BUSCAR UM FUTURO MELHOR PARA TODOS NÓS?
AS PALAVRAS DELA ECOARAM NO CORAÇÃO DE TODOS. AOS POUCOS, OS MONTECCHIO E OS CAPULETO COMEÇARAM A SE RECONCILIAR, PERCEBENDO QUE A FELICIDADE DE ROMEU E JULIETA ERA MAIS IMPORTANTE DO QUE AS ANTIGAS RIXAS.
ROMEU E JULIETA FINALMENTE PUDERAM VIVER SEU AMOR ABERTAMENTE. ELES SE CASARAM EM UMA CERIMÔNIA SIMPLES, MAS CHEIA DE ALEGRIA E ESPERANÇA. AS FAMÍLIAS, AGORA UNIDAS, CELEBRARAM JUNTOS, ABANDONANDO OS TEMPOS DE CONFLITO.
E ASSIM, EM UMA VERONA MODERNA, REPLETA DE TECNOLOGIA E NOVOS COMEÇOS, ROMEU E JULIETA MOSTRARAM QUE O AMOR VERDADEIRO PODE SUPERAR QUALQUER OBSTÁCULO, ATÉ MESMO AS RIVALIDADES MAIS ANTIGAS.