Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

O MINOTAURO

 

ERA UMA VEZ, NAS MONTANHAS DA CIDADE DE CRETA, NA GRÉCIA UM MONSTRO ATERRORIZANTE CONHECIDO COMO O MINOTAURO. ESSA CRIATURA TEMIDA POSSUÍA O CORPO DE UM SER HUMANO, MAS SUA CABEÇA E CAUDA ERAM DE TOURO. ELE NASCEU DA UNIÃO ENTRE PASÍFAE, ESPOSA DE MINOS, O REI DE CRETA, E UM TOURO ENVIADO POR POSEIDON, O DEUS DOS MARES.

 

MINOTAURO CRESCEU COM UM COMPORTAMENTO FEROZ, ALIMENTANDO-SE DE SERES HUMANOS. PARA PROTEGER SEU REINO E OS HABITANTES, O REI MINOS ORDENOU QUE O MINOTAURO FOSSE APRISIONADO EM UM LABIRINTO INTRINCADO, CONSTRUÍDO PELO GÊNIO ARQUITETO DÉDALO. O LABIRINTO ERA TÃO COMPLEXO QUE NINGUÉM JAMAIS CONSEGUIA ENCONTRAR A SAÍDA, TORNANDO-SE A PRISÃO PERFEITA PARA A TEMÍVEL CRIATURA.

 

COMO PARTE DE UM ACORDO DE PAZ ENTRE ATENAS E CRETA, JOVENS ATENIENSES ERAM ENVIADOS A CADA NOVE ANOS PARA SEREM SACRIFICADOS AO MINOTAURO. ELES ERAM CONDUZIDOS AO LABIRINTO, ONDE SE TORNAVAM PRESAS FÁCEIS PARA O MONSTRO. DURANTE MUITOS ANOS, ESSA TRADIÇÃO CRUEL CONTINUOU, ATÉ QUE UM JOVEM HERÓI ATENIENSE CHAMADO TESEU DECIDIU QUE ERA HORA DE ACABAR COM ESSE CICLO DE TERROR.

 

TESEU ERA FILHO DE EGEU, O REI DE ATENAS, E ERA CONHECIDO POR SUA CORAGEM E DESTREZA EM COMBATE. DETERMINADO A LIBERTAR SEU POVO DO SACRIFÍCIO AO MINOTAURO, TESEU SE OFERECEU VOLUNTARIAMENTE PARA SER UM DOS JOVENS ENVIADOS A CRETA. ANTES DE PARTIR, SEU PAI LHE DEU UMA ESPADA MÁGICA E UM NOVELO DE FIO DOURADO, PRESENTE DA SÁBIA FEITICEIRA E RAINHA, SUA MÃE.

 

AO CHEGAR EM CRETA, TESEU ENCONTROU A BELA ARIADNE, FILHA DO REI MINOS. ARIADNE SE APAIXONOU POR TESEU E, DESEJANDO AJUDÁ-LO, ENTREGOU-LHE UM NOVELO DE FIO ENCANTADO. "AMARRE UMA PONTA DO FIO À ENTRADA DO LABIRINTO E DESENROLE-O ENQUANTO AVANÇA," EXPLICOU ELA. "ASSIM, PODERÁ ENCONTRAR O CAMINHO DE VOLTA."

 

COM O NOVELO DE FIO EM MÃOS E A ESPADA MÁGICA DE SEU PAI, TESEU ENTROU NO LABIRINTO. ELE AVANÇOU COM CAUTELA, DESENROLANDO O FIO DOURADO PARA MARCAR SEU CAMINHO. O LABIRINTO ESTAVA SILENCIOSO, EXCETO PELOS SEUS PRÓPRIOS PASSOS E PELO SOM DISTANTE DE GRUNHIDOS QUE EMANAVAM DO CORAÇÃO DO LABIRINTO.

 

FINALMENTE, TESEU ENCONTROU O MINOTAURO. A CRIATURA ERA AINDA MAIS ASSUSTADORA DO QUE ELE IMAGINARA, COM OLHOS SELVAGENS E CHIFRES AFIADOS. SEM HESITAR, TESEU ATACOU. O COMBATE FOI FEROZ; A FORÇA BRUTAL DO MINOTAURO CONTRA A AGILIDADE E HABILIDADE DE TESEU. O HERÓI USOU SUA ESPADA MÁGICA COM PRECISÃO, DESVIANDO DOS ATAQUES DO MONSTRO E GOLPEANDO SEMPRE QUE TINHA A OPORTUNIDADE.

 

APÓS UMA LUTA EXAUSTIVA, TESEU FINALMENTE CONSEGUIU DESFERIR UM GOLPE FATAL. O MINOTAURO CAIU, DERROTADO. TESEU, RESPIRANDO COM DIFICULDADE, AMARRADO PELO CANSAÇO, SEGUROU O FIO DOURADO E COMEÇOU SUA JORNADA DE VOLTA PELO LABIRINTO.

 

QUANDO FINALMENTE EMERGIU DO LABIRINTO, FOI RECEBIDO COM GRANDE ALEGRIA POR ARIADNE E OS OUTROS JOVENS QUE ESTAVAM DESTINADOS AO SACRIFÍCIO. JUNTOS, ELES RETORNARAM A ATENAS, ONDE FORAM RECEBIDOS COMO HERÓIS. TESEU FOI CELEBRADO POR SUA BRAVURA E POR LIBERTAR SEU POVO DO TERROR DO MINOTAURO.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 15/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish