HÁ MUITO TEMPO, ANTES DE EXISTIREM HOMENS E ANIMAIS, HAVIA DOIS SERES PODEROSOS QUE GOVERNAVAM O UNIVERSO: URANO, O CÉU ESTRELADO, E GAIA, A TERRA FÉRTIL. ESTE CONTO REVELA A HISTÓRIA DE COMO ELES SE UNIRAM E CRIARAM O MUNDO QUE CONHECEMOS.
EM UM TEMPO DISTANTE, QUANDO O CAOS REINAVA E O SILÊNCIO IMPERAVA, GAIA, A MÃE TERRA, ACORDOU DE SEU SONO PROFUNDO. SEU CORAÇÃO ERA VASTO E GENEROSO, COBERTO DE FLORES, MONTANHAS E RIOS. NO ENTANTO, GAIA SENTIA-SE SOLITÁRIA, ANSIANDO POR ALGUÉM COM QUEM COMPARTILHAR SUA BELEZA.
ENQUANTO ISSO, URANO, O CÉU, OLHAVA PARA BAIXO, ENCANTADO COM A BELEZA DE GAIA. ELE COBRIA O UNIVERSO COM SEU MANTO ESTRELADO, MAS TAMBÉM SENTIA UM VAZIO EM SEU CORAÇÃO. UM DIA, INCAPAZ DE RESISTIR À ATRAÇÃO DE GAIA, ELE DESCEU ATÉ ELA.
"GAIA, MINHA QUERIDA TERRA," DISSE URANO, COM VOZ PROFUNDA E CHEIA DE TERNURA. "TU ÉS TÃO BELA. POSSO COBRIR-TE COM MINHAS ESTRELAS E COMPARTILHAR MINHA LUZ CONTIGO?"
GAIA SORRIU E RESPONDEU: "URANO, PODEROSO CÉU, TUA PRESENÇA TRAZ-ME ALEGRIA. SIM, VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS E CRIAR ALGO MARAVILHOSO JUNTOS."
COM ESSA UNIÃO, GAIA E URANO DERAM INÍCIO À CRIAÇÃO. JUNTOS, TROUXERAM AO MUNDO AS PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA. DE GAIA NASCERAM OS OCEANOS, AS FLORESTAS, E AS MONTANHAS. URANO, POR SUA VEZ, ENCHEU O CÉU DE ESTRELAS BRILHANTES, QUE ILUMINAVAM A NOITE E GUIAVAM AS CRIATURAS DA TERRA.
ELES TAMBÉM TIVERAM FILHOS PODEROSOS, CONHECIDOS COMO TITÃS, QUE AJUDARIAM A MOLDAR O MUNDO. MAS NEM TUDO ERA PAZ E HARMONIA. COM O TEMPO, URANO TORNOU-SE ARROGANTE E TEMEROSO DO PODER CRESCENTE DE SEUS FILHOS.
OS TITÃS CRESCERAM FORTES E SÁBIOS, E LOGO PERCEBERAM QUE URANO TEMIA SEU PODER. ENTRE ELES, CRONOS, O MAIS JOVEM E ASTUTO, DECIDIU QUE ALGO PRECISAVA SER FEITO.
"NOSSOS PAIS DERAM-NOS VIDA E PODER," DISSE CRONOS AOS SEUS IRMÃOS. "MAS URANO IMPEDE-NOS DE ALCANÇAR NOSSO VERDADEIRO POTENCIAL. DEVEMOS LIBERTAR-NOS DO SEU DOMÍNIO!"
GAIA, TRISTE AO VER O COMPORTAMENTO DE URANO, APOIOU OS TITÃS. ELA DEU A CRONOS UMA FOICE FEITA DO MAIS DURO DOS METAIS, E JUNTOS, CONSPIRARAM PARA DERRUBAR URANO.
NUMA NOITE ESTRELADA, ENQUANTO URANO DORMIA, CRONOS APROXIMOU-SE SILENCIOSAMENTE. COM UM GOLPE CERTEIRO, USOU A FOICE PARA LIBERTAR SEUS IRMÃOS DO CONTROLE DE URANO. O PODEROSO CÉU GRITOU DE DOR, MAS FOI FORÇADO A RECUAR, PERMITINDO QUE OS TITÃS GOVERNASSEM EM SEU LUGAR.
"AGORA, PODEMOS CRIAR UM MUNDO DE LIBERDADE E PROSPERIDADE," DISSE CRONOS, ERGUENDO A FOICE TRIUNFANTE.
GAIA, EMBORA TRISTE PELA DOR DE URANO, SABIA QUE ESSA ERA UMA NOVA ERA PARA SEUS FILHOS. ELA OLHOU PARA O CÉU E DISSE: "URANO, AINDA PODEMOS SER COMPANHEIROS. EMBORA SEPARADOS, SEMPRE ESTAREMOS LIGADOS PELO AMOR QUE DEU VIDA AO MUNDO."
URANO, DAS ALTURAS, RESPONDEU: "SIM, GAIA. EMBORA DISTANTES, NOSSO AMOR ETERNO CONTINUARÁ A GUIAR E PROTEGER O MUNDO QUE CRIAMOS JUNTOS."
E ASSIM, GAIA E URANO PERMANECERAM COMO SÍMBOLOS DA TERRA E DO CÉU. SEUS FILHOS, OS TITÃS, GOVERNARAM O MUNDO COM SABEDORIA E FORÇA, CRIANDO UMA ORDEM.
ATÉ HOJE, PODEMOS VER O LEGADO DE URANO E GAIA. O CÉU ESTRELADO CONTINUA A BRILHAR SOBRE A TERRA FÉRTIL, LEMBRANDO-NOS DA UNIÃO QUE CRIOU NOSSO MUNDO.
E, QUANDO OLHAMOS PARA AS ESTRELAS À NOITE, LEMBRAMOS DA HISTÓRIA DE AMOR E CRIAÇÃO DE URANO E GAIA, SABENDO QUE, MESMO NAS ALTURAS, O CÉU SEMPRE PROTEGERÁ A TERRA.