Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM FANTASMA TRAVESSO CHAMADO FIFO. DURANTE AS NOITES CHUVOSAS, ELE VAGAVA PELAS RUAS SEGURANDO UM GUARDA-CHUVA PRETO E ASSUSTANDO OS CACHORROS FEROZES QUE GUARDAVAM OS VINHEDOS. FIFO ADORAVA ROUBAR AS UVAS DOCES E SUCULENTAS DOS VINHEDOS, APROVEITANDO A CONFUSÃO QUE CAUSAVA ENTRE OS CACHORROS.

 

CERTA NOITE, ENQUANTO FIFO PASSEAVA PELA CIDADE COM SEU GUARDA-CHUVA, ELE ENCONTROU TRÊS GATINHOS NA RUA. ELES ESTAVAM ASSUSTADOS E TREMENDO, FUGINDO DO FANTASMA E DOS CACHORROS FEROZES QUE PROTEGIAM OS VINHEDOS.

 

— POR QUE VOCÊS ESTÃO TÃO ASSUSTADOS? — PERGUNTOU FIFO, INCLINANDO-SE PARA OLHAR OS GATINHOS.

 

— ESTAMOS COM MEDO DE VOCÊ E DOS CACHORROS FEROZES — RESPONDEU UM DOS GATINHOS, COM OS OLHOS ARREGALADOS.

 

FIFO RIU SUAVEMENTE.

 

— NÃO PRECISAM TER MEDO DE MIM. EU SÓ QUERO ME DIVERTIR E COMER ALGUMAS UVAS. VAMOS, VENHAM COMIGO! VOU PROTEGÊ-LOS DOS CACHORROS.

 

OS GATINHOS, AINDA DESCONFIADOS, SEGUIRAM O FANTASMA. FIFO ABRIU SEU GUARDA-CHUVA MÁGICO, QUE BRILHAVA COM UMA LUZ SUAVE, E OS ESCONDEU DEBAIXO DELE. JUNTOS, ELES FORAM ATÉ OS VINHEDOS.

 

QUANDO CHEGARAM AOS VINHEDOS, OS CACHORROS FEROZES COMEÇARAM A LATIR FURIOSAMENTE. MAS FIFO, COM SEU GUARDA-CHUVA BRILHANTE, OS AFASTOU, FAZENDO-OS CORRER PARA LONGE.

 

— AGORA É SEGURO! — DISSE FIFO AOS GATINHOS.

 

OS GATINHOS, ALIVIADOS, SAÍRAM DE DEBAIXO DO GUARDA-CHUVA E COMEÇARAM A EXPLORAR OS VINHEDOS. ELES BRINCARAM ENTRE AS VIDEIRAS E SE DELICIARAM COM AS UVAS DOCES. FIFO, VENDO A ALEGRIA DOS GATINHOS, SENTIU-SE FELIZ POR TER AJUDADO.

 

DE REPENTE, UM DOS CACHORROS FEROZES VOLTOU, ROSNANDO E MOSTRANDO OS DENTES. OS GATINHOS SE ESCONDERAM RAPIDAMENTE, MAS FIFO PERMANECEU CALMO.

 

— EI, GRANDÃO! — CHAMOU FIFO, ABRINDO O GUARDA-CHUVA. — VAMOS FAZER UM TRATO. SE VOCÊ DEIXAR OS GATINHOS EM PAZ, EU PROMETO NÃO ROUBAR MAIS UVAS.

 

O CACHORRO, SURPRESO COM A PROPOSTA, PAROU DE ROSNAR E PENSOU POR UM MOMENTO. ELE SABIA QUE FIFO ERA ASTUTO, MAS TAMBÉM QUERIA QUE AS NOITES FOSSEM TRANQUILAS NOVAMENTE.

 

— ESTÁ BEM — DISSE O CACHORRO, FINALMENTE. — MAS VOCÊ TEM QUE PROMETER DE VERDADE.

 

— EU PROMETO! — RESPONDEU FIFO, SORRINDO.

 

OS GATINHOS SAÍRAM DO ESCONDERIJO E AGRADECERAM A FIFO PELA AJUDA. DESDE AQUELE DIA, FIFO E OS CACHORROS FEROZES SE TORNARAM AMIGOS. FIFO CUMPRIU SUA PROMESSA E PAROU DE ROUBAR UVAS, PREFERINDO AJUDAR A CUIDAR DOS VINHEDOS.

 

OS GATINHOS ENCONTRARAM UM NOVO LAR NO VINHEDO, ONDE PODIAM BRINCAR E SE DELICIAR COM AS UVAS SEM MEDO. E FIFO, COM SEU GUARDA-CHUVA MÁGICO, CONTINUOU A PROTEGER SEUS NOVOS AMIGOS, GARANTINDO QUE TODAS AS NOITES FOSSEM TRANQUILAS E CHEIAS DE DIVERSÃO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish