Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

NO REINO DE XADREZLÂNDIA, HAVIA UM REI CHAMADO MANOLO QUE MORAVA SOZINHO NUM CASTELO ENORME. ELE ERA CONHECIDO COMO O REI SOLITÁRIO, POIS PASSAVA SEUS DIAS CHORANDO NO TRONO POR UM AMOR IMPOSSÍVEL. NO TABULEIRO DE XADREZLÂNDIA, ONDE TORRES, BISPOS E PEÕES VIVIAM EM PERFEITA HARMONIA, MANOLO SENTIA-SE ETERNAMENTE SÓ. SEU CORAÇÃO PERTENCIA À RAINHA BRANCA, MAS O DESTINO CRUEL OS SEPARAVA, POIS ELA ERA CASADA COM O REI DO REINO BRANCO.

 

UM DIA, O BISPO, SEMPRE COM CONSELHOS SÁBIOS, APROXIMARAM-SE DO REI MANOLO.

 

— MAJESTADE, POR QUE ESTÁS TÃO TRISTE? — PERGUNTOU O BISPO.

 

— AH, MEU BOM BISPO, É POR CAUSA DA RAINHA BRANCA. MEU AMOR POR ELA É TÃO FORTE QUE MAL CONSIGO GOVERNAR ESTE REINO — RESPONDEU MANOLO, ENXUGANDO AS LÁGRIMAS COM A MANGA DE SUA CAPA.

 

— MAS, MAJESTADE, SABES QUE AMOR IMPOSSÍVEL É COMO TENTAR FAZER XEQUE-MATE COM O REI SOZINHO — DISSE O BISPO, TENTANDO ANIMAR O REI.

 

— SIM, EU SEI, MAS NÃO CONSIGO EVITAR. TODA VEZ QUE VEJO A RAINHA BRANCA MOVENDO-SE GRACIOSAMENTE PELO TABULEIRO, MEU CORAÇÃO SE DESPEDAÇA — LAMENTOU MANOLO.

 

ENQUANTO ISSO, NO OUTRO LADO DO TABULEIRO, A RAINHA BRANCA TAMBÉM TINHA SUAS PREOCUPAÇÕES. ELA GOSTAVA DE MANOLO, MAS SEU DEVER ERA COM SEU REI E SEU REINO. CERTO DIA, DURANTE UMA FESTA DE CHÁ ORGANIZADA PELO PEÃO, A RAINHA TEVE A CHANCE DE CONVERSAR COM MANOLO.

 

— REI MANOLO, POR QUE SEMPRE PARECES TÃO TRISTE? — PERGUNTOU A RAINHA BRANCA.

 

MANOLO OLHOU PARA ELA, SEUS OLHOS CHEIOS DE TRISTEZA E AMOR NÃO CORRESPONDIDO.

 

— MINHA QUERIDA RAINHA, NÃO POSSO EVITAR. MEU CORAÇÃO PERTENCE A TI, MAS SEI QUE NUNCA PODEREMOS FICAR JUNTOS — DISSE ELE, TENTANDO MANTER A COMPOSTURA.

 

— OH, MANOLO, ENTENDO TUA DOR, MAS O DESTINO NOS COLOCOU EM CAMINHOS DIFERENTES. TEMOS RESPONSABILIDADES PARA COM NOSSOS REINOS — RESPONDEU A RAINHA, GENTILMENTE.

 

O REI MANOLO SUSPIROU, SABENDO QUE A RAINHA ESTAVA CERTA. ELE VOLTOU PARA SEU CASTELO, ONDE PASSOU A NOITE INTEIRA PENSANDO EM COMO SEGUIR EM FRENTE.

 

CERTA MANHÃ, O CAVALO, CONHECIDO POR SUAS BRINCADEIRAS E BOM HUMOR, DECIDIU ANIMAR O REI.

 

— MAJESTADE, OUVISTE A ÚLTIMA PIADA DO PEÃO? ELE DISSE QUE ESTAVA TÃO CANSADO DE SER EMPURRADO POR AÍ QUE DECIDIU SE TORNAR UM CAVALO! — DISSE O CAVALO, RINDO ALTO.

 

MANOLO NÃO PÔDE EVITAR UM SORRISO. O CAVALO SEMPRE CONSEGUIA ARRANCAR UMA RISADA DO REI.

 

— OBRIGADO, MEU BOM CAVALO. TU SEMPRE SABES COMO ME ANIMAR — DISSE MANOLO, AINDA SORRINDO.

 

— PARA ISSO ESTOU AQUI, MAJESTADE! AGORA, VAMOS JOGAR UMA PARTIDA DE XADREZ. QUEM SABE UMA BOA ESTRATÉGIA NÃO AJUDE A CLAREAR TUA MENTE? — SUGERIU O CAVALO.

 

E ASSIM FIZERAM. JOGARAM XADREZ POR HORAS, E MANOLO, PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITO TEMPO, SE DIVERTIU. ELE PERCEBEU QUE, EMBORA SEU AMOR PELA RAINHA BRANCA FOSSE IMPOSSÍVEL, ELE AINDA TINHA AMIGOS E UM REINO PARA CUIDAR.

 

— BISPO, CAVALO, TORRE, PEÕES... VOCÊS SÃO MINHA VERDADEIRA FAMÍLIA. COM VOCÊS AO MEU LADO, SEI QUE POSSO SUPERAR QUALQUER COISA — DISSE MANOLO, COM RENOVADA DETERMINAÇÃO.

 

O BISPO SORRIU E COLOCOU UMA MÃO NO OMBRO DO REI.

 

— MAJESTADE, SEMPRE ESTAREMOS AQUI PARA TI. JUNTOS, VAMOS TORNAR ESTE REINO PRÓSPERO E FELIZ — DISSE O BISPO.

 

E ASSIM, O REI SOLITÁRIO COMEÇOU A ENXERGAR A LUZ NO FIM DO TÚNEL. ELE NUNCA ESQUECEU SEU AMOR PELA RAINHA BRANCA, MAS ENCONTROU ALEGRIA E PROPÓSITO EM CUIDAR DE SEU REINO E APRECIAR OS AMIGOS QUE O CERCAVAM. AFINAL, EM XADREZLÂNDIA, TODOS TÊM SEU PAPEL A DESEMPENHAR, E ATÉ MESMO UM REI SOLITÁRIO PODE ENCONTRAR FELICIDADE ONDE MENOS ESPERA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish