EM UM TEMPO DISTANTE, APÓS A ÉPOCA DO CAOS, O MUNDO ERA GOVERNADO POR CÉU, O FILHO DA TERRA. CÉU ERA PODEROSO E MAJESTOSO, DOMINANDO OS CÉUS E PROTEGENDO SUA MÃE, A TERRA. EM UM DIA DE UNIÃO, CÉU E TERRA GERARAM UMA RAÇA DE SERES PRODIGIOSOS CONHECIDOS COMO TITÃS.
NO ENTANTO, À MEDIDA QUE ESSES PODEROSOS FILHOS NASCIAM, CÉU COMEÇOU A SE SENTIR AMEAÇADO PELAS AFRONTAS QUE IMAGINAVA RECEBER DE SEUS PRÓPRIOS DESCENDENTES. ELE TEMIA QUE OS TITÃS PUDESSEM DESAFIAR SUA AUTORIDADE E, POR ISSO, DECIDIU ENCARCERÁ-LOS NAS PROFUNDEZAS DO VENTRE DE SUA MÃE, NO SUBSOLO. À MEDIDA QUE CADA TITÃ NASCIA, ELE OS TRANCAVA NAS PROFUNDEZAS E DIZIA: "VOU VOS TRANCAR AÍ, E NUNCA MAIS OUSEM DESAFIAR MINHA AUTORIDADE."
ENTRE OS TITÃS, HAVIA UM QUE SE DESTACAVA POR SUA CORAGEM E COMPAIXÃO. SEU NOME ERA SATURNO, TAMBÉM CONHECIDO COMO CRONO. SATURNO SENTIA-SE PROFUNDAMENTE COMOVIDO PELA DOR QUE SUA MÃE, A TERRA, SENTIA AO VER SEUS FILHOS PRESOS E SOFRENDO.
UM DIA, SATURNO SE APROXIMOU DE SUA MÃE E PERGUNTOU: "MÃE, O QUE DEVO FAZER PARA TE LIVRAR DESSA DOR?"
A TERRA, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, RESPONDEU: "SATURNO, MEU FILHO, SOMENTE VOCÊ PODE ME LIBERTAR DA TIRANIA DE SEU PAI E ASSUMIR SEU LUGAR COMO SOBERANO DO UNIVERSO. PEGUE ESTA FOICE DE DIAMANTE E USE-A PARA PÔR FIM AO REINADO DE CÉU."
DETERMINADO E SEM HESITAÇÃO, SATURNO TOMOU A FOICE DE DIAMANTE E DIRIGIU-SE AO LUGAR ONDE SEU PAI DESCANSAVA. QUANDO CHEGOU, ENCONTROU CÉU DORMINDO PROFUNDAMENTE. SATURNO APROXIMOU-SE SILENCIOSAMENTE E SUSSURROU: "DORME, TIRANO."
EMPUNHANDO A FOICE COM FIRMEZA, SATURNO RASGOU A CINTURA DE CÉU COM UM GOLPE PRECISO. UM GRITO HORRÍVEL ECOOU POR TODO O UNIVERSO, UM SOM QUE JAMAIS HAVIA SIDO OUVIDO ANTES, DESPERTANDO TODA A CRIAÇÃO.
COM A QUEDA DE CÉU, SATURNO LIBERTOU SEUS IRMÃOS TITÃS E ASSUMIU O TRONO COMO SOBERANO DO UNIVERSO. SOB SEU REINADO, OS TITÃS PROSPERARAM, E A TERRA FOI ALIVIADA DE SUA DOR. SATURNO FOI CELEBRADO COMO UM HERÓI, E SEU NOME FOI LEMBRADO POR GERAÇÕES COMO AQUELE QUE TROUXE A GLÓRIA E A LIBERDADE PARA TODOS OS SERES PRODIGIOSOS DA TERRA.
E ASSIM, A HISTÓRIA DE SATURNO SE TORNOU UMA LENDA, UM CONTO DE CORAGEM, SACRIFÍCIO E A LUTA PELA LIBERDADE. A GLÓRIA DE SATURNO NUNCA SERIA ESQUECIDA, E SEU NOME SERIA SEMPRE REVERENCIADO COMO O TITÃ QUE DESAFIOU A TIRANIA E TROUXE A ESPERANÇA PARA O UNIVERSO.