ERA UMA VEZ UMA BONECA DE PANO CHAMADA MARÍLIA, QUE VIVIA NO PARAPEITO DA JANELA DO QUARTO DE SUA DONA, UMA MENINA CHAMADA SOFIA. MARÍLIA ERA UMA BONECA DE PANO COM CABELOS DE LÃ CASTANHOS, OLHOS BORDADOS DE AZUL E UM VESTIDO COR-DE-ROSA COM BABADOS BRANCOS. TODAS AS NOITES, QUANDO A LUA CHEIA BRILHAVA NO CÉU, MARÍLIA SE SENTIA DIFERENTE, COMO SE A LUZ PRATEADA DA LUA A ENVOLVESSE EM UM MANTO DE MAGIA.
CERTA NOITE, ENQUANTO SOFIA DORMIA PROFUNDAMENTE, MARÍLIA SE APROXIMOU DA JANELA E OLHOU PARA A LUA. A LUZ PRATEADA PARECIA MAIS INTENSA DO QUE NUNCA, QUASE HIPNOTIZANTE. MARÍLIA SENTIU UMA ONDA DE CALOR PERCORRER SEU CORPO DE PANO.
DE REPENTE, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU. MARÍLIA COMEÇOU A CRESCER. SEUS BRAÇOS E PERNAS DE PANO SE TRANSFORMARAM EM MEMBROS REAIS, SUA LÃ VIROU CABELOS MACIOS E SEDOSOS, E SEU VESTIDO DE PANO SE TORNOU UM LINDO VESTIDO DE SEDA. ELA AGORA ERA UMA BELÍSSIMA MULHER, COM OLHOS QUE BRILHAVAM COMO ESTRELAS.
"EU... EU ME TRANSFORMEI!" MARÍLIA EXCLAMOU, ADMIRANDO-SE NO REFLEXO DA JANELA. "COMO ISSO É POSSÍVEL?"
UMA VOZ SUAVE RESPONDEU, VINDA DE UM CANTINHO DO PARAPEITO ONDE UM PEQUENO URSINHO DE PELÚCIA ESTAVA SENTADO. "MARÍLIA, VOCÊ FOI TOCADA PELO FEITIÇO DA LUA. A MAGIA DA LUA CHEIA TE DEU VIDA E TE TRANSFORMOU EM UMA MULHER."
MARÍLIA SE VIROU E VIU O URSINHO, AGORA COM UMA EXPRESSÃO VIVA E ANIMADA. "TEDDY! VOCÊ SABIA SOBRE ISSO?"
TEDDY ASSENTIU. "SIM, MARÍLIA. EU SABIA QUE HAVIA ALGO ESPECIAL EM VOCÊ. A LUA CHEIA TEM UM PODER MÁGICO. MAS HÁ UM SEGREDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. A MAGIA DA LUA DURA APENAS ATÉ O AMANHECER. SE QUISER PERMANECER COMO MULHER, DEVE ENCONTRAR O CRISTAL DA LUA ESCONDIDO NO JARDIM ANTES QUE O SOL NASÇA."
MARÍLIA SENTIU UM MISTO DE MEDO E ESPERANÇA. "MAS COMO ENCONTRAREI O CRISTAL DA LUA NO JARDIM, TEDDY? E SE EU FALHAR?"
TEDDY SORRIU. "VOCÊ É CORAJOSA, MARÍLIA. ACREDITE EM SI MESMA. EU ESTAREI AO SEU LADO."
COM O CORAÇÃO ACELERADO, MARÍLIA E TEDDY DESCERAM PELA ESCADA DE CORDA QUE ESTAVA PENDURADA NO PARAPEITO DA JANELA E SEGUIRAM EM DIREÇÃO AO JARDIM. A LUA ILUMINAVA O CAMINHO, MAS SOMBRAS MISTERIOSAS DANÇAVAM AO REDOR, CRIANDO UMA ATMOSFERA DE SUSPENSE.
ENQUANTO PROCURAVAM PELO CRISTAL, MARÍLIA CONFESSOU A TEDDY SEUS MEDOS. "E SE EU NÃO FOR CAPAZ DE ENCONTRAR O CRISTAL? E SE EU NÃO MERECER SER UMA MULHER DE VERDADE?"
TEDDY APERTOU A MÃO DELA. "MARÍLIA, SER MULHER NÃO É APENAS SOBRE A APARÊNCIA. É SOBRE CORAGEM, BONDADE E O CORAÇÃO. VOCÊ JÁ TEM TUDO ISSO DENTRO DE VOCÊ."
APÓS UMA BUSCA INTENSA, MARÍLIA AVISTOU UM BRILHO PRATEADO PERTO DO LAGO DO JARDIM. "ALI! EU ACHO QUE ENCONTREI!"
CORRENDO PARA O BRILHO, MARÍLIA ENCONTROU O CRISTAL DA LUA, UMA PEDRA BRILHANTE E RADIANTE. COM UM SUSPIRO DE ALÍVIO, ELA SEGUROU O CRISTAL NAS MÃOS E SENTIU A MAGIA ENVOLVER SEU CORPO NOVAMENTE.
"VOCÊ CONSEGUIU, MARÍLIA!" TEDDY EXCLAMOU COM ALEGRIA. "AGORA, A MAGIA É SUA PARA SEMPRE."
COM O CRISTAL DA LUA EM SUAS MÃOS, MARÍLIA SENTIU-SE MAIS FORTE E CONFIANTE. A LUZ DO AMANHECER COMEÇAVA A DESPONTAR NO HORIZONTE, MAS MARÍLIA SABIA QUE ESTAVA PRONTA PARA ENFRENTAR QUALQUER DESAFIO.
DE VOLTA AO PARAPEITO DA JANELA, MARÍLIA OLHOU PARA A LUA, QUE LENTAMENTE SE DESPEDIA NO CÉU. "OBRIGADA, LUA. OBRIGADA POR ME MOSTRAR QUE A VERDADEIRA MAGIA ESTÁ DENTRO DE NÓS."
"AGORA, VAMOS PARA CASA. A NOITE AINDA É UMA CRIANÇA, E TEMOS MUITAS OUTRAS HISTÓRIAS PARA ESCREVER JUNTAS."
E ASSIM, MARÍLIA, A BONECA QUE SE TORNOU UMA MULHER, VIVEU MUITAS AVENTURAS E DESCOBERTAS NA SUA VIDA COMO MULHER, SEMPRE LEMBRANDO-SE DE QUE A CORAGEM E A BONDADE SÃO OS VERDADEIROS SEGREDOS DA VIDA.