Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

APOLO E A SERPENTE PÍTON

 NO CORAÇÃO DA GRÉCIA ANTIGA, VIVIA UM JOVEM DEUS CHAMADO APOLO.  ELE ERA CONHECIDO POR SUA BELEZA DESLUMBRANTE, SEU VIGOR FÍSICO INCOMPARÁVEL E, ACIMA DE TUDO, SUA HABILIDADE EXCEPCIONAL COM O ARCO E A FLECHA. APOLO ERA TAMBÉM UMA DIVINDADE DAS ARTES, TRAZENDO HARMONIA AO MUNDO ATRAVÉS DE SUA MÚSICA ENCANTADORA.

 

NO ENTANTO, NEM TUDO ERA PAZ E HARMONIA PARA APOLO. ELE CARREGAVA UMA MISSÃO IMPORTANTE: PROTEGER SUA MÃE, LETO, DA TERRÍVEL SERPENTE GIGANTE PÍTON. ESTA MONSTRUOSA CRIATURA HAVIA SIDO ENVIADA POR HERA, A RAINHA DOS DEUSES, PARA PERSEGUIR LETO SEM TRÉGUA. HERA, MOVIDA PELO CIÚME, QUERIA IMPEDIR QUE LETO ENCONTRASSE PAZ E SEGURANÇA PARA CRIAR SEUS FILHOS, APOLO E SUA IRMÃ GÊMEA ÁRTEMIS.

 

PÍTON ERA UMA CRIATURA TEMÍVEL, COM ESCAMAS DURAS COMO ROCHAS E UM CORPO TÃO LONGO QUE SE ENROSCAVA PELAS MONTANHAS. SEUS OLHOS BRILHAVAM COM MALÍCIA, E SEU HÁLITO VENENOSO TORNAVA O AR AO SEU REDOR INSUPORTÁVEL. AONDE QUER QUE FOSSE, ESPALHAVA MEDO E DESTRUIÇÃO.

 

CERTO DIA, APOLO DECIDIU QUE NÃO PODIA MAIS PERMITIR QUE A SERPENTE ATERRORIZASSE SUA MÃE. COM SEU ARCO EM MÃOS E UMA ALJAVA CHEIA DE FLECHAS, ELE PARTIU EM BUSCA DA TERRÍVEL CRIATURA. APOLO SABIA QUE SERIA UMA BATALHA DIFÍCIL, MAS SEU AMOR POR LETO E SEU DESEJO DE PROTEGER SUA FAMÍLIA DAVAM-LHE CORAGEM.

 

AO SE APROXIMAR DO MONTE PARNASO, APOLO AVISTOU PÍTON, ENROLADA EM TORNO DE UMA GRANDE ROCHA, SEUS OLHOS BRILHANDO DE ÓDIO. A SERPENTE PERCEBEU A PRESENÇA DO DEUS E ERGUEU A CABEÇA, SOLTANDO UM SILVO AMEAÇADOR.

 

"FINALMENTE NOS ENCONTRAMOS, PÍTON," DISSE APOLO, SUA VOZ FIRME E DETERMINADA. "VOCÊ NÃO FARÁ MAIS MAL À MINHA MÃE."

 

A SERPENTE RIU, UM SOM GUTURAL E ASSUSTADOR. "VOCÊ, UM MERO JOVEM, PENSA QUE PODE ME DERROTAR? EU SOU PÍTON, O TERROR DAS MONTANHAS!"

 

APOLO NÃO SE DEIXOU ABALAR PELAS PALAVRAS DA SERPENTE. COM MOVIMENTOS RÁPIDOS E PRECISOS, ELE DISPAROU UMA FLECHA EM DIREÇÃO À CRIATURA. A FLECHA CORTOU O AR E ATINGIU UMA DAS ESCAMAS DE PÍTON, MAS NÃO A PENETROU PROFUNDAMENTE. A SERPENTE URROU DE RAIVA E AVANÇOU SOBRE APOLO, SUA BOCA ABERTA MOSTRANDO PRESAS AFIADAS.

 

O DEUS SALTOU PARA TRÁS, ESQUIVANDO-SE DO ATAQUE MORTAL. ELE SABIA QUE PRECISARIA DE UMA ESTRATÉGIA MELHOR PARA VENCER. APOLO ESCALOU UMA COLINA PRÓXIMA, GANHANDO UMA POSIÇÃO MAIS ALTA, E COMEÇOU A DISPARAR FLECHAS EM RÁPIDA SUCESSÃO. CADA FLECHA MIRAVA UM PONTO FRACO NAS ESCAMAS DA SERPENTE, E, POUCO A POUCO, AS FLECHAS COMEÇARAM A PENETRAR A PELE DA CRIATURA.

 

PÍTON RUGIA DE DOR, MAS NÃO DESISTIA. ELA SE LANÇOU NOVAMENTE CONTRA APOLO, TENTANDO DERRUBÁ-LO COM SEU ENORME CORPO. O DEUS, NO ENTANTO, ERA ÁGIL E RÁPIDO, ESQUIVANDO-SE HABILMENTE DOS ATAQUES. ELE CONTINUAVA A DISPARAR FLECHAS, CADA VEZ MAIS PRECISAS, ATÉ QUE FINALMENTE UMA DE SUAS FLECHAS ATINGIU O OLHO DA SERPENTE.

 

PÍTON GRITOU EM AGONIA, SEU CORPO TREMENDO VIOLENTAMENTE. APOLO APROVEITOU A OPORTUNIDADE E DISPAROU MAIS UMA FLECHA, DESTA VEZ ATINGINDO O CORAÇÃO DA CRIATURA. A SERPENTE SOLTOU UM ÚLTIMO RUGIDO ANTES DE CAIR NO CHÃO, MORTA.

 

APOLO RESPIROU FUNDO, SEU PEITO SUBINDO E DESCENDO RAPIDAMENTE. ELE HAVIA VENCIDO. PÍTON NÃO AMEAÇARIA MAIS SUA MÃE. COM UM SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO, ELE DESCEU A COLINA E APROXIMOU-SE DO CORPO DA SERPENTE. APOLO SABIA QUE ESSA VITÓRIA NÃO APENAS PROTEGERIA LETO, MAS TAMBÉM TRARIA PAZ A MUITAS OUTRAS PESSOAS ATERRORIZADAS PELA CRIATURA.

 

E ASSIM, APOLO, O DEUS DA MÚSICA E DAS ARTES, TAMBÉM SE TORNOU CONHECIDO COMO O HERÓI QUE DERROTOU A TEMÍVEL SERPENTE PÍTON. SEU NOME FOI LEMBRADO E CELEBRADO POR MUITOS, NÃO APENAS POR SUA BELEZA E TALENTO, MAS POR SUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO EM PROTEGER AQUELES QUE AMAVA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish