Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

AS DOZE MENTIRAS DE HÉRCULES

 

ERA UMA VEZ, EM TEMPOS ANTIGOS NA GRÉCIA, UM HOMEM CHAMADO HÉRCULES. AO CONTRÁRIO DO QUE MUITAS LENDAS DIZEM, HÉRCULES NÃO ERA EXATAMENTE UM HERÓI VALENTE E INCANSÁVEL. NA VERDADE, ELE ERA PREGUIÇOSO, DETESTAVA TRABALHAR E SÓ QUERIA SOMBRA E ÁGUA FRESCA. SEU MAIOR DESEJO ERA VIVER ÀS CUSTAS DE SEU PAI, ZEUS, O DEUS DO TROVÃO E DOS CÉUS, O MAIS PODEROSO DO PANTEÃO GREGO E O REI DO OLIMPO. QUANDO NÃO ESTAVA APROVEITANDO A VIDA SEM FAZER NADA, ELE SE ESCONDIA NA BARRA DA SAIA DE SUA MÃE, ALCMENA, QUE SEMPRE O DEFENDIA COM UNHAS E DENTES.

 

ZEUS, JÁ CANSADO DAS DESCULPAS DE SEU FILHO, DECIDIU QUE ERA HORA DE HÉRCULES PROVAR SEU VALOR. MAS HÉRCULES, ESPERTO COMO SÓ ELE, RESOLVEU QUE, AO INVÉS DE REALIZAR OS FAMOSOS DOZE TRABALHOS, CONTARIA DOZE MENTIRAS. VAMOS CONHECER CADA UMA DESSAS MENTIRAS AGORA:

 

 PRIMEIRA MENTIRA: O LEÃO DE NEMÉIA

"PAI, CAPTUREI O TEMIDO LEÃO DE NEMÉIA, CUJO COURO ERA IMPENETRÁVEL!" — DISSE HÉRCULES A ZEUS, COM UMA EXPRESSÃO SÉRIA NO ROSTO. NA VERDADE, ELE TINHA ENCONTRADO UM GRANDE GATO VADIO NA ESTRADA, O PINTOU DE DOURADO E O APRESENTOU COMO O LEÃO. ZEUS, DESCONFIADO, APENAS BALANÇOU A CABEÇA E ACEITOU A MENTIRA, PELO MENOS POR ENQUANTO.

 

 SEGUNDA MENTIRA: A HIDRA DE LERNA

"MATEI A TERRÍVEL HIDRA DE LERNA, COM SUAS MUITAS CABEÇAS VENENOSAS!" — CONTINUOU HÉRCULES. NA VERDADE, ELE SIMPLESMENTE ENCHEU UM SACO COM VÁRIAS COBRAS PEQUENAS QUE ENCONTROU EM UMA CAVERNA. HERA, ESPOSA DE ZEUS, ESTAVA CERTA DE QUE AQUILO NÃO ERA UMA HIDRA, MAS ZEUS, MAIS UMA VEZ, DEIXOU PASSAR.

 

 TERCEIRA MENTIRA: O JAVALI DE ERIMANTO

"CAPTUREI O ENORME JAVALI DE ERIMANTO!" — DISSE ELE, TRAZENDO UM PORCO GRANDE E GORDO QUE ROUBARA DE UM FAZENDEIRO. PARA DAR UM TOQUE ESPECIAL, PRENDEU UM PAR DE CHIFRES FALSOS NA CABEÇA DO PORCO. ZEUS, SUSPIRANDO, DECIDIU NÃO DISCUTIR.

 

 QUARTA MENTIRA: A CORÇA DE CERÍNIA

"PEGUEI A RÁPIDA CORÇA DE CERÍNIA!" — BRADOU HÉRCULES, MOSTRANDO UM CERVO COMUM QUE ELE HAVIA ENCONTRADO JÁ VELHO E LENTO. PENDUROU ALGUMAS FITAS DOURADAS NOS CHIFRES PARA PARECER ESPECIAL. ZEUS OLHOU DE SOSLAIO, MAS CONTINUOU A ESCUTAR.

 

 QUINTA MENTIRA: AS AVES DO LAGO ESTÍNFALO

"PAI, AFUGENTEI AS AVES DO LAGO ESTÍNFALO!" — DECLAROU HÉRCULES, BALANÇANDO UMA GRANDE REDE CHEIA DE PATOS. "ESSAS AVES HORRÍVEIS NÃO INCOMODARÃO MAIS NINGUÉM." ZEUS, TENTANDO ESCONDER UM SORRISO, ACEITOU A REDE.

 

 SEXTA MENTIRA: OS ESTÁBULOS DE ÁUGIAS

"LIMPEI OS IMUNDOS ESTÁBULOS DE ÁUGIAS EM UM SÓ DIA!" — AFIRMOU HÉRCULES. ELE NA VERDADE APENAS DESVIOU UM RIO PARA LAVAR A SUJEIRA PARA UM VILAREJO PRÓXIMO, CAUSANDO UMA ENORME CONFUSÃO. QUANDO OS MORADORES SE QUEIXARAM A ZEUS, HÉRCULES ARGUMENTOU QUE A LIMPEZA TINHA SIDO FEITA.

 

 SÉTIMA MENTIRA: O TOURO DE CRETA

"DOMINEI O FEROZ TOURO DE CRETA!" — ANUNCIOU HÉRCULES, TRAZENDO CONSIGO UMA VACA PINTADA DE BRANCO COM MANCHAS PRETAS. ZEUS, ACHANDO A MENTIRA CADA VEZ MAIS CRIATIVA, APENAS ACENOU COM A CABEÇA.

 

 OITAVA MENTIRA: OS CAVALOS DE DIOMEDES

"PAI, CAPTUREI OS CAVALOS DE DIOMEDES, QUE SE ALIMENTAVAM DE CARNE HUMANA!" — DISSE HÉRCULES, MOSTRANDO UM GRUPO DE CAVALOS COMUNS QUE ELE HAVIA ENCONTRADO EM UM MERCADO. PARA DAR UM TOQUE DRAMÁTICO, JOGOU UNS PEDAÇOS DE CARNE AO LADO DOS CAVALOS. ZEUS, TENTANDO NÃO RIR, ACEITOU.

 

 NONA MENTIRA: O CINTURÃO DE HIPÓLITA

"PEGUEI O CINTURÃO DE HIPÓLITA, RAINHA DAS AMAZONAS!" — ANUNCIOU HÉRCULES. NA VERDADE, ELE ROUBOU O CINTURÃO DE UMA COMERCIANTE NA FEIRA E DISSE QUE ERA O CINTURÃO DA RAINHA GUERREIRA. ZEUS, NOTANDO QUE O CINTURÃO ERA UM POUCO MODERNO DEMAIS PARA UMA AMAZONA, NÃO CONTESTOU.

 

 DÉCIMA MENTIRA: OS BOIS DE GERIÃO

"CAPTUREI OS BOIS DE GERIÃO!" — EXCLAMOU HÉRCULES, TRAZENDO UMA MANADA DE BOIS COMUNS QUE HAVIA ENCONTRADO EM UM CAMPO. PARA DAR UM AR MISTERIOSO, PINTOU OS BOIS COM MANCHAS COLORIDAS. ZEUS, JÁ ACOSTUMADO COM AS INVENÇÕES DE HÉRCULES, ACEITOU MAIS ESSA.

 

DÉCIMA PRIMEIRA MENTIRA: AS MAÇÃS DAS HESPÉRIDES

"PAI, TROUXE AS MAÇÃS DAS HESPÉRIDES, DOURADAS E MÁGICAS!" — DISSE HÉRCULES, APRESENTANDO ALGUMAS MAÇÃS DOURADAS QUE ELE TINHA PINTADO COM TINTA. ZEUS, VENDO AS MÃOS MANCHADAS DE TINTA DE HÉRCULES, BALANÇOU A CABEÇA, MAS DEIXOU PASSAR.

 

 DÉCIMA SEGUNDA MENTIRA: CÉRBERO, O CÃO DE TRÊS CABEÇAS

"CAPTUREI CÉRBERO, O CÃO DE TRÊS CABEÇAS QUE GUARDA O SUBMUNDO!" — AFIRMOU HÉRCULES. ELE AMARROU TRÊS CÃES JUNTOS COM UM CORDÃO E DISSE QUE ERA CÉRBERO. ZEUS, JÁ SEM PACIÊNCIA, DECIDIU QUE AQUILO TINHA QUE ACABAR.

 

ZEUS, CANSADO DAS MENTIRAS, DECIDIU CONFRONTAR HÉRCULES. "MEU FILHO, SEI QUE NÃO REALIZASTE NENHUM DOS TRABALHOS DE VERDADE. MAS, PARA MINHA SURPRESA, TUA ASTÚCIA E CRIATIVIDADE FORAM NOTÁVEIS."

 

HÉRCULES, COM MEDO DE SER CASTIGADO, RESPONDEU: "PAI, EU APENAS QUERIA MOSTRAR QUE MESMO SEM FORÇA OU CORAGEM, É POSSÍVEL ALCANÇAR OS OBJETIVOS COM INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE."

 

ZEUS, RINDO ALTO, ABRAÇOU HÉRCULES. "TALVEZ TENHAS RAZÃO, FILHO. MAS, DA PRÓXIMA VEZ, MENOS MENTIRAS E MAIS AÇÃO. AFINAL, ÉS FILHO DE ZEUS!"

 

E ASSIM, HÉRCULES APRENDEU UMA LIÇÃO VALIOSA. NÃO SE SABE SE ELE ABANDONOU A PREGUIÇA COMPLETAMENTE, MAS PELO MENOS, SUAS MENTIRAS VIRARAM LENDAS. E A VERDADE, BEM, A VERDADE FICOU PERDIDA NAS DOZE MENTIRAS DE HÉRCULES.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish