Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UM PEQUENO VILAREJO CERCADO POR MONTANHAS E FLORESTAS, UMA MENINA CHAMADA XÊNIA. ELA ERA CONHECIDA POR SEUS LONGOS CABELOS AVERMELHADOS QUE BRILHAVAM AO SOL E POR SEUS OLHOS CURIOSOS QUE SEMPRE OLHAVAM PARA O CÉU. XÊNIA TINHA UM GRANDE SONHO: UM DIA ALCANÇAR A LUA.

 

CERTA NOITE, UMA LUA CHEIA BRILHANTE ROMPEU O CÉU, ILUMINANDO TUDO AO REDOR COM UM MANTO PRATEADO. XÊNIA, ENCANTADA COM A BELEZA DA LUA, DEITOU-SE NA GRAMA DO QUINTAL DE SUA CASA E ADORMECEU PROFUNDAMENTE. EM SEU SONO, ELA COMEÇOU A SONHAR QUE ESTAVA NOS BRAÇOS DA LUA, CERCADA POR ESTRELAS CINTILANTES.

 

NO SONHO, XÊNIA SE SENTIA LEVE COMO UMA PENA, FLUTUANDO NO CÉU ESTRELADO. MAS ENQUANTO ELA DORMIA, SEU AVÔ PEPE, UM VELHO SÁBIO E AMOROSO, PREOCUPAVA-SE COM SUA NETINHA. ELE SABIA DO DESEJO DE XÊNIA DE ALCANÇAR A LUA E TEMIA QUE ELA NUNCA MAIS VOLTASSE.

 

DETERMINANDO A TRAZÊ-LA DE VOLTA, PEPE PEGOU UMA ESCADA FEITA DE CORDAS MÁGICAS QUE ELE MESMO HAVIA CONSTRUÍDO. A ESCADA TINHA O PODER DE ALCANÇAR QUALQUER LUGAR, MESMO A LUA. COM O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA, ELE COMEÇOU A SUBIR.

 

ENQUANTO ISSO, NA LUA, XÊNIA DORMIA TRANQUILAMENTE, SEM SABER QUE ESTAVA SENDO OBSERVADA POR UMA CRIATURA MISTERIOSA. UM LOBISOMEM DE PELO PRATEADO, ENCANTADO PELA BELEZA DA MENINA DE CABELOS AVERMELHADOS, ESPREITAVA DAS SOMBRAS. ELE DECIDIU QUE FARIA DE TUDO PARA IMPEDIR QUE PEPE LEVASSE XÊNIA DE VOLTA PARA CASA.

 

QUANDO PEPE FINALMENTE CHEGOU À LUA, ELE VIU SUA NETINHA DORMINDO PROFUNDAMENTE NOS BRAÇOS DA LUA. COM CUIDADO, ELE COMEÇOU A DESCER A ESCADA PARA PEGÁ-LA. MAS ANTES QUE PUDESSE ALCANÇÁ-LA, O LOBISOMEM SALTOU DAS SOMBRAS E ROSNOU FEROZMENTE.

 

— QUEM OUSA INVADIR O DOMÍNIO DA LUA? — ROSNOU O LOBISOMEM, MOSTRANDO SEUS DENTES AFIADOS.

 

PEPE, EMBORA ASSUSTADO, NÃO RECUOU. ELE OLHOU FIRMEMENTE PARA A FERA E DISSE:

 

— EU SOU PEPE, AVÔ DE XÊNIA. VIM BUSCAR MINHA NETA DE VOLTA PARA CASA. ELA NÃO PERTENCE A ESTE LUGAR.

 

O LOBISOMEM RIU, UM SOM PROFUNDO E AMEAÇADOR.

 

— XÊNIA É AGORA MINHA PROTEGIDA. NINGUÉM A LEVARÁ DAQUI.

 

PEPE SABIA QUE PRECISAVA SER ESPERTO. ELE DECIDIU NEGOCIAR COM A CRIATURA.

 

— LOBISOMEM, EU ENTENDO SEU ENCANTAMENTO POR XÊNIA. MAS ELA TEM UMA FAMÍLIA QUE A AMA E QUE ESTÁ PREOCUPADA. DEIXE-ME LEVÁ-LA DE VOLTA E PROMETO QUE ELA SEMPRE SE LEMBRARÁ DESTA NOITE MÁGICA.

 

O LOBISOMEM HESITOU. ELE NÃO QUERIA DEIXAR XÊNIA PARTIR, MAS TAMBÉM NÃO QUERIA SER INJUSTO.

 

— O QUE VOCÊ PROPÕE, VELHO? — PERGUNTOU ELE, ESTREITANDO OS OLHOS.

 

PEPE PENSOU RÁPIDO E RESPONDEU:

 

— OFEREÇO UMA TROCA. VOU DEIXAR COM VOCÊ UMA LEMBRANÇA DA TERRA, UMA FLOR ESPECIAL QUE FLORESCE APENAS SOB A LUZ DA LUA CHEIA. ESSA FLOR TRARÁ BELEZA E ALEGRIA À LUA, ASSIM COMO XÊNIA.

 

O LOBISOMEM, CURIOSO, ACEITOU A OFERTA. PEPE TIROU DE SEU BOLSO UMA PEQUENA FLOR DE PÉTALAS PRATEADAS E A ENTREGOU AO LOBISOMEM. COM RELUTÂNCIA, A FERA SE AFASTOU, PERMITINDO QUE PEPE PEGASSE XÊNIA NOS BRAÇOS.

 

— OBRIGADO, LOBISOMEM — DISSE PEPE. — CUIDE BEM DA FLOR E PROMETO QUE XÊNIA SEMPRE SE LEMBRARÁ DESTA NOITE.

 

COM XÊNIA EM SEUS BRAÇOS, PEPE DESCEU A ESCADA DE CORDAS MÁGICAS DE VOLTA PARA CASA. QUANDO CHEGARAM, ELE A COLOCOU EM SUA CAMA, ONDE ELA CONTINUOU A DORMIR TRANQUILAMENTE.

 

NA MANHÃ SEGUINTE, XÊNIA ACORDOU COM UM SORRISO NO ROSTO. ELA CONTOU AO AVÔ SOBRE SEU SONHO MARAVILHOSO DE ESTAR NA LUA E SER RESGATADA POR ELE. PEPE APENAS SORRIU E DISSE:

 

— ÀS VEZES, OS SONHOS SÃO MAIS REAIS DO QUE IMAGINAMOS, MINHA QUERIDA.

 

E ASSIM, XÊNIA CRESCEU SABENDO QUE, NÃO IMPORTA ONDE SEUS SONHOS A LEVASSEM, ELA SEMPRE PODERIA CONTAR COM SEU AVÔ PARA TRAZÊ-LA DE VOLTA PARA CASA. E TODAS AS NOITES DE LUA CHEIA, ELA OLHAVA PARA O CÉU E SE LEMBRAVA DO LOBISOMEM E DA FLOR PRATEADA, QUE AGORA BRILHAVA NA LUA, COMO UMA LEMBRANÇA DE UMA NOITE MÁGICA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish