Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 ERA UMA VEZ, NA GRÉCIA ANTIGA, UM SIMPÁTICO SENHOR CHAMADO ZENON. ELE TINHA UMA LONGA BARBA BRANCA E UM SORRISO CALOROSO, E ERA CONHECIDO POR SER O MELHOR CONTADOR DE HISTÓRIAS DO VILAREJO. NO ENTANTO, ZENON GUARDAVA UM SEGREDO CURIOSO: ELE ERA O AVÔ DA MEDUSA.

 

ZENON VIVIA EM UMA PEQUENA CASA NO ALTO DE UMA COLINA, RODEADA POR VINHEDOS E FLORES. AS CRIANÇAS DO VILAREJO ADORAVAM VISITÁ-LO PARA OUVIR SUAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS, MAS, NAQUELA TARDE, ELAS NÃO FAZIAM IDEIA DO QUE ESTAVA POR VIR.

 

— CONTEM-NOS UMA HISTÓRIA ASSUSTADORA, VOVÔ ZENON! — PEDIU O PEQUENO ALEXIOS, COM OS OLHOS BRILHANDO DE EXPECTATIVA.

 

ZENON SORRIU E ACARICIOU SUA BARBA.

 

— MUITO BEM, CRIANÇAS, HOJE VOU CONTAR-LHES UMA HISTÓRIA QUE NUNCA CONTEI A NINGUÉM. A HISTÓRIA DE MINHA NETA, MEDUSA.

 

OS OLHOS DAS CRIANÇAS SE ARREGALARAM. TODOS CONHECIAM A LENDA DA MEDUSA, A GÓRGONA CUJO OLHAR PODIA TRANSFORMAR QUALQUER UM EM PEDRA.

 

— SUA NETA, VOVÔ ZENON? — PERGUNTOU SOFIA, SURPRESA. — MAS COMO ISSO É POSSÍVEL?

 

ZENON PISCOU PARA SOFIA.

 

— BEM, TUDO COMEÇOU HÁ MUITOS ANOS, QUANDO MEDUSA ERA APENAS UMA LINDA JOVEM. ELA TINHA CABELOS DOURADOS E ERA CONHECIDA POR SUA BELEZA. MAS, COMO VOCÊS SABEM, UM DIA A DEUSA ATENA A AMALDIÇOOU, TRANSFORMANDO SEUS CABELOS EM SERPENTES. DESDE ENTÃO, MEDUSA PASSOU A VIVER SOZINHA EM UMA CAVERNA.

 

AS CRIANÇAS ESTAVAM BOQUIABERTAS.

 

— MAS, VOVÔ, COMO ELA SE TORNOU SUA NETA? — INSISTIU ALEXIOS.

 

ZENON RIU BAIXINHO.

 

— AH, ISSO É UMA LONGA HISTÓRIA. NA VERDADE, EU SOU IMORTAL. GANHEI A IMORTALIDADE DE UM VELHO AMIGO, O TITÃ CRONOS. E, AO LONGO DOS SÉCULOS, TIVE MUITOS DESCENDENTES, INCLUINDO A PRÓPRIA MEDUSA.

 

SOFIA, INTRIGADA, PERGUNTOU:

 

— MAS O QUE ACONTECEU COM MEDUSA? COMO ELA LIDOU COM A MALDIÇÃO?

 

ZENON AJUSTOU SEU CHAPÉU DE PALHA E COMEÇOU A DESCREVER.

 

— MEDUSA ERA MUITO ESPERTA. ELA PERCEBEU QUE, APESAR DA MALDIÇÃO, AINDA PODIA VIVER UMA VIDA RELATIVAMENTE NORMAL. CRIOU UMA PEQUENA HORTA EM FRENTE À SUA CAVERNA E PLANTAVA TOMATES, PEPINOS E ABÓBORAS. SÓ TINHA QUE TOMAR CUIDADO PARA NÃO OLHAR DIRETAMENTE PARA SEUS VEGETAIS!

 

— E COMO ELA COLHIA OS VEGETAIS? — PERGUNTOU ALEXIOS, CURIOSO.

 

ZENON RIU NOVAMENTE.

 

— AH, MEDUSA TINHA UM TRUQUE. ELA USAVA UM ESPELHO PARA VER O REFLEXO DOS VEGETAIS E, ASSIM, COLHÊ-LOS SEM TRANSFORMAR NADA EM PEDRA. UM DIA, ELA ATÉ FEZ AMIZADE COM UMA TARTARUGA QUE VIVIA PERTO DA CAVERNA. A TARTARUGA, QUE SE CHAMAVA ESMERALDA, NÃO TINHA MEDO DE MEDUSA E ADORAVA OUVIR SUAS HISTÓRIAS.

 

NESSE MOMENTO, AS CRIANÇAS COMEÇARAM A RIR, IMAGINANDO MEDUSA COLHENDO VEGETAIS COM A AJUDA DE UM ESPELHO E CONVERSANDO COM UMA TARTARUGA.

 

— E ENTÃO, UM DIA, APARECEU UM JOVEM GUERREIRO CHAMADO PERSEU — CONTINUOU ZENON. — ELE TINHA SIDO ENVIADO PARA DERROTAR MEDUSA. MAS, QUANDO CHEGOU À CAVERNA, ENCONTROU-A CONVERSANDO ALEGREMENTE COM ESMERALDA E CUIDANDO DE SUA HORTA.

 

— PERSEU DEVE TER FICADO SURPRESO! — EXCLAMOU SOFIA.

 

— MUITO SURPRESO! — ZENON CONFIRMOU. — ELE ESPERAVA ENCONTRAR UM MONSTRO HORRÍVEL, MAS ENCONTROU UMA SENHORA SIMPÁTICA QUE LHE OFERECEU UM CHÁ DE HORTELÃ.

 

AS CRIANÇAS RIRAM AINDA MAIS ALTO.

 

— PERSEU EXPLICOU SUA MISSÃO E MEDUSA, COMPREENDENDO A SITUAÇÃO, DECIDIU AJUDÁ-LO. ELES ELABORARAM UM PLANO. PERSEU USARIA SEU ESCUDO ESPELHADO PARA REFLETIR O OLHAR DE MEDUSA E, ASSIM, SIMULAR SUA MORTE. DESSA FORMA, ELE PODERIA VOLTAR COMO HERÓI, E MEDUSA PODERIA VIVER EM PAZ COM SUA AMIGA ESMERALDA.

 

— E FUNCIONOU? — PERGUNTOU ALEXIOS, ANSIOSO.

 

— FUNCIONOU PERFEITAMENTE! — DISSE ZENON, COM UM SORRISO SATISFEITO. — PERSEU VOLTOU COMO HERÓI, E MEDUSA CONTINUOU SUA VIDA TRANQUILA NA CAVERNA. E TODA VEZ QUE EU A VISITAVA, LEVAVA BISCOITOS PARA ELA E ESMERALDA. E ESSA É A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MEDUSA, MINHA NETA QUERIDA.

 

AS CRIANÇAS APLAUDIRAM E RIRAM, ENCANTADAS COM A HISTÓRIA INESPERADA.

 

— VOVÔ ZENON, SUAS HISTÓRIAS SÃO AS MELHORES! — DISSE SOFIA, DANDO-LHE UM ABRAÇO.

 

ZENON RETRIBUIU O ABRAÇO E SORRIU PARA TODAS AS CRIANÇAS.

 

— BEM, CRIANÇAS, AGORA SABEM QUE ATÉ MESMO AS HISTÓRIAS MAIS ASSUSTADORAS PODEM TER UM LADO ENGRAÇADO E TERNO. E LEMBREM-SE, SEMPRE HÁ MAIS DE UM LADO PARA CADA HISTÓRIA.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 07/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish